Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero fazer um overclock no meu core 2 quad q9400 2.66Ghz para 3.2Ghz e quero saber se minha config aguenta ou tem algum risco de queimar alguma coisa

Core 2 Quad Q9400
Fonte 500w AeroCool

placa-mãe G41D3C Biostar

Placa de vídeo GTX 650 TI

Dois pentes de memória RAM um de 4gb e outro de 2gb 1333

Um cooler box da intel básico

Postado

Qual a frequência original dele? Querer chegar é uma coisa, chegar com estabilidade é outra...

A princípio se sua ventilação estiver boa não há risco eminente aí, mas sua placa-mãe pode sofrer para tocar um Quad com overclock se for de um modelo muito básico.

Postado

@xidori

O multiplicador do q9400 é travado em 8x.

Overclock só pelo aumento do FSB. 

Para 3,2Ghz vais ter que conseguir por seu FSB em 400 na BIOS. Isto é 31% de overclock. 

Está placa-mãe e nem estes pentes de. memória devem suportar O.C. alto nas DDR3 1333. Então, ANTES de aumentar o FSB, configure a velocidade das memórias manualmente para 1066Mhz e as temporizações manualmente também para algo como 9-9-9-XX (não recordo todas as temporizações pra DDR3 1333Mhz. Use o CPUZ na aba SPD que lá fala quais latências são. corretas pra 1333Mhz). 

TEM que setar as latências pras. mesmas de uma 1333 (ou até maiores). Se. conseguir estabilidade no. processador e temperaturas, suas memórias que foram manualmente configuradas pra 1067 estarão com. overclock rodando a quase 1400Mhz.

Provavelmente terá de subir o PCI-E. E isto também tem limite. Mas dá pra fazer. 

E provavelmente vai ter que aumentar um pouco o vcore do Q9400 após os 3Ghz. Mas tente sem isto primeiro, pois isto aumenta muito a 🌡 e se tu errar no valor queima o processador. 

• Curtir 1
  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!