Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, Bom dia.

Eu estou montando um equipamento, um detector de metal, e estou precisando de uma bateria de 12 v. Eu pesquisei e vi que é possível construir a bateria com célula de bateria de Li, de noteb. Antes, devo dizer que eu sei que das com o pino exposto não se recomenda o uso, por segurança. Embora, seja possível usar essas baterias ruins, com um processo de intrusão do pino, não vou fazer isso. Apenas as baterias boas serão usadas.

A primeira parte é: eu procurei e não encontrei onde arrumar essas céluas ou bateria de noteb- a bateria com as células- ruim. Alguém sabe, no Rio de Janeiro, onde pode-se encontrar lugar para comprar ou conseguir essas baterias? E aproveitando, onde consigo lixo eletrônico? É no ferro velho? É no mesmo lugar da bateria?

A segunda parte: A célula se for de 3,7 v, deve estar em série, para ficar com 3 células em serie, então, ter uma ddp de 11,1 v. Devem ser ao menos duas semi baterias, de três células cada, para ter a corrente adequada. Mas nesse caso, a tensão fica 11,1 e não 12. Mesmo sabendo que pode usar com essa menor, eu queria saber se em uma das semi bat. eu botar mais uma célula, e com isso ficar com 14,8 v a tensão da bateria ou seja, as duas semi bat. vai ser a média ou se fica uma das duas voltagens, 11,1 ou a outra.

E aproveito para tirar umas dúvidas, por terem como tema ainda tensão e corrente:

Eu vi no youtube, um pessoal falando sobre, e fazendo e mostrando uma máquina de solda caseira. Eu achei legal, embora perigoso, e então, com o máximo de cuidado possível, eu tentei fazer também, mas deu errado. Considerando que uma máquina de solda, de prof, tem como tensão 20 v e corrente de 50 a mais de cem amperes, não sei direito- na verdade para alguém responder essa pergunta, deve conhecer um pouco. A montada por mim, tem uma tensão de 120 v e eu não fiz a análise, mas esse pessoal, falou que a corrente é aprox. 70 amperes, mas pode ser menor, dependendo da distancia entre a fase, na máquina e o neutro, o cabo ligado ao eletrodo e ao neutro. A maquina que eu fiz não funcionava, porque ao encontrar o eletrodo   com a peça a ser soldada, as vezes ( e também porque as vezes, se a resistência era quase nula e a tensão e corrente considerável)

a energia passava, mas ao distanciar de novo, mesmo com pouca distancia, a passagem da energia parava, e o arco elétrico, ou seja, a passagem da corrente mesmo que o eletrodo estivesse não ligado à peça, não continuava, como deve continuar. O que deve estar acontecendo? Eu vi um pessoal falando que é por causa da tensão alta, mas com a tensão alta, o arco não tem mais possibilidade de ser mantido? Entao, porque não formava o arco, e porque às vezes, a corrente passava e as vezes tinha que ficar encostando varias vezes para ao menos uma vez a corrente passar?

Outra dúvida:

Eu tentei medir a corrente de uma bateria de nove v mas esqueci que não se mede, porque a corrente que a bateria emite depende do resistor ou carga a ela conectado ne? A corrente e a tensão mudam antes de encontrarem o resistor e depois de saírem do resistor ne? Nesse caso, a tensão volta a ser igual a da bateria, após o polo positivo do resistor? A corrente passa a ser igual também?

• Curtir 1
Postado

Sucata e localização desconheco...

Sobre a tensão... a abateria varia sua tensão, tanto no carregamento ou como no descarregamento... em ambos o pc ou seja lá qual for seu equipamento usa... A bateria pode e deve ficar dentro dos limites que você quer (de 11 ~12 ou maior). Se você quer 12V você tem que regular a saída dela você tem que usar uma bateria com tensão maior que 12V e com mínimo também maior que 12V quando ela estiver descarregada.  

Portanto, sim, você vai passar de 12V quanto tiver 100% carregada na bateria. Se você der curto na bateria (ligar o multímetro para ver corrente) depende da tua fonte... se for uma pilhar dessa piratonas já dá uns 1A ~2A imagine uma bateria maior ela vai queimar teu multímetro... ou se você der curto elas vão ser destruída depois de uma tempo. 

Sobre a máquina caseira de soldagem sei pouco ^^ deixo para o povo que entende ai em baixo ^^ cuidado. 

adicionado 14 minutos depois

Não sei se ficou claro, você vai ter que usar um regulador ou algum circuito que o faça e sua bateria tem que estar acima de 12V.... no caso 14V para poder fornecer tensão e corrente suficiente para ficar o regulador regular a saída para 12V.

Se você não necessita regular a saída para 12V constantes os 11,5 já daria para ligar algo, mas vai variar de acordo com a carga da bateira. 

Enfim... fuizzzz boa noite.

Postado

Sobre sucatas, dependendo do ferro velho que você for tem bastante coisa. 

Alguns recebem material elétrico e eletrônico, já comprei muita coisa por lá bem baratinho e algumas tiveram até conserto. Uso muita coisa vinda desses lugares, o que não tem conserto serve pra construir outras coisas. 

Sempre vejo rádio, TV, computadores, vários tipos de eletrodomésticos e até mesmo sucatas de máquinas usadas na indústria ou sucatas de automóveis. 

• Curtir 1
Postado

@thiagovasco MUITO cuidado com essas "soldadoras" aí, se eu fosse tu, comprava uma nova ao invés de se arriscar nisso aí, em alguns casos, sai bem mais barato, já vi gente até morrer com isso aí. Mas já que você quer fazer uma máquina de solda em casa, recomendaria fazer com um transformador de micro-ondas, bem fácil de encontrar em ferro-velho, se você não encontrar o transformador em si, certamente vai encontrar o micro-ondas inteiro, aí é só comprá-lo (acredito que saia bem barato), retirar o transformador de dentro, pode aproveitar e retirar a ventoinha do micro-ondas, ela será útil no projeto, já que a máquina de solda vai esquentar bastante. Pode aproveitar outras peças, como o motor do prato, a lâmpada, a placa, e até mesmo o magnetron para retirar seus dois ímãs (se quiser aproveitar esses dois ímãs, tem vários vídeos no YouTube ensinando a fazer, tome bastante cuidado, essa é uma das peças mais perigosas do micro-ondas, senão a mais perigosa). A máquina de solda tem vários vídeos no YouTube, passo a passo, desde como modificar o enrolamento do transformador até as ligações gerais, é uma sugestão, eu acho esses negócios aí muito arriscados.

adicionado 3 minutos depois

Sobre as baterias, já vi pilhas enormes daquelas baterias de alarme, no-break, etc. Provavelmente nenhuma segura carga, tem jeitos de recondicionar. Afinal se foi jogada no ferro-velho tem motivo.

Postado
15 minutos atrás, Gu1426 disse:

Sobre as baterias, já vi pilhas enormes daquelas baterias de alarme, no-break, etc. Provavelmente nenhuma segura carga, tem jeitos de recondicionar. Afinal se foi jogada no ferro-velho tem motivo.

Quando jogam fora é porque o ácido secou, aí as placas ficam em curto. São levadas de volta a fábrica para serem derretidas e fazerem baterias novas. 

Postado

@Bommu Perneta Obrigado por explicar.  Na verdade, o que eu queria saber, era se ligando a célula em s, no caso, três células de 3,7 v com 11,1 v no total, e em paral outras 4 celuas com 3,7, com total de 14,8 v, a tensão total das duas seria a média entre 11,1 e a outra. Mas acho que não ne? Como na resistência equivalente, com o resistor em paralelo, o calculo é com  um sobre, um sobre r de resistor  ou Volt de 11,1 somado a um sobre volt de 14,8. É isso mesmo? Mas nesse caso, considere uma bateria ideal, com a tensão constante. Eu sei que isso n ocorre Sobre o circuito controlador, não é para computador. Mesmo não sendo, deve ser usado? Porque pelo que eu sei, o circuito é conectado a uma placa central, que se comunica com ele. No caso do equipamento, ele n tem essa placa. Então o circuito é inútil ou esse circuito não tem comunicação com a placa e apenas controla a bateria?

Postado

Se você liga em paralelo e uma bateria tem tensão menor você vai estar descarregando a bateria de maior tensão alimentando a de menor tensão fora o circuito... fora riscos da tensão da bateria de menor valor ser abastecida no seu carregamento junto com a maior e você causa danos maiores e diminuir o tempo de vida dela. (o fabricante determina a tensão de carregamento ideal... no caso a tensão será dividida em cada célula e tal).

Tem que contar também o fato já que vão ficar ligadas também não se terá o controle de quanto tempo a bateria maior vai ficar carregando a menor... pode danificar, mas as duas vão ficar com a mesma tensão no final... a bateria de menor tensão totalmente carregada (tem que ver a tensão quando totalmente carregada) e a maior pode ficar até descarregada totalmente ou com pouca carga (afinal a variação de quando a bateria está carregada e descarregada não é tão grande).

A maior bateria vai descer a tensão para alimentar a menor* bateria... dizer que vai ficar com a média aritmética da tensão é meio complicado dizer pois o descarregamento devido ao circuito (corrente) e mais a bateria faz a tensão descer rápido... se caso a bateria de maior tensão chegar a tensão da menor as duas vão fornecer tensão ao circuito deixando da menor se um "parasita" no circuito... ai a tensão da menor também vai diminuir devido a curva da tensão devido a corrente sendo utilizada pelo circuito e a relação do total de energia que tem a mesma (o fabricante tem datasheet com esses dados-sendo no caso como a bateria é usado os dados podem ser diferentes).

Ou seja, não use baterias com tensões diferentes... De preferência use iguais com mesma capacidade, tensão e corrente/hora e tal. 

adicionado 5 minutos depois

Se você fizer um resistor em paralelo você vai piorar ainda mais a coisa pois vai colocar mais um circuito para ficar dissipando calor sem uso algum... 

Se o circuito anterior não tinha nenhum controle na bateria (tem que ter cuidado porque alguns circuito tem controlador dentro da bateria e não fora)... em teoria poderia ser ligado uma bateria tranquilo, mais provável que o controle já esteja na placa de circuito principal... 

Tem circuito como de motores que não precisam de um controle de tensão assim... mas circuitos integrados precisam. Se colocar tensão a mais queima nesses. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...