Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fotodiodo como sensor de radiação solar


Posts recomendados

Prezados, estou tentando desenvolver um sensor de radiação solar para aplicação na área da agricultura. O objetivo primeiro é que ele possa estimar o índice de área foliar das plantas. Adquiri o fotodiodo BPW21 para tal finalidade. Contudo, não tenho experiência com fotodiodos, a não ser saber que eles se prestam como sensores de luz. Este fotodiodo que escolhi tem sensibilidade espectral para a luz visível.

A questão é que não entendo das consequências caso eu ligue até 20 fotodiodos desses em série ou em paralelo. Me parece que tenho que ter alguns cuidados para que não queimem com algum tipo de sobrecarga.

Assim, gostaria de saber se alguém tem experiência com isso e que poderia me ajudar. Sou professor do Instituto Federal de Mato Grosso, agrônomo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este não parece ser um fotodiodo comum...

s-l300.jpg

Além de ser bem caro

Nunca trabalhei com este sensor. Mas suspeitei que você deve trabalhar ou condicionar o sinal dele pra fazer algo 'usável'. Seria este um dos seus

2 horas atrás, Alessandro Ferronato disse:

cuidados

 

Alguns cliques no google e ele me confirmou... p.ex.

Amplifier-and-photodiode-circuit-diagram

https://www.researchgate.net/figure/Amplifier-and-photodiode-circuit-diagram_fig10_271580402

 

1303_transimp.gif?resize=361,299

https://www.richardmudhar.com/blog/2013/03/constructing-a-pyranometer-monitoring-daylight-levels-using-a-photodiode-and-pic/

 

2 horas atrás, Alessandro Ferronato disse:

até 20 fotodiodos desses em série ou em paralelo

Pra esta aplicação penso que basta um no ponto onde quer medir

 

Off... achei a ideia bacana pois recentemente pensei em fazer um sensor de cor. Sei  lá se ele atende. pesquisemos...

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites