Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela azul Ryzen 5 2400G


mathath

Posts recomendados

Galera, tudo bem?

 

Tenho esse problema de tela azul a meses desde que montei meu pc, mas antes não me atrapalhava pois eu precisava do pc para trabalho, e a tela azul só ocorria após ter os drivers de video AMD instalados, então com o video básico do Windows estava tudo ok e rodando. Mas nos últimos dias com a nova atualização do Windows, meu pc vem enfrentando tela azul novamente, só que agora apenas com o driver básico de vídeo.

 

Eu já fui atrás desse problema e todos os fabricantes (e até mesmo o suporte do Windows) deram a entender que o possível problema seja minha memória (realmente ela está em desacordo com o recomendado pelo fabricante da placa-mãe), sendo assim, alguém ai poderia me recomendar uma memória ou alguma alteração de outro hardware (ou qualquer coisa que possa resolver o problema)?

 

Meu sistema:

placa-mãe Biostar A320MH PRO

Processador Ryzen 5 2400G

Memória Corsair 8GB 2400MHZ

Windows 10

Fonte Corsair 600W

HD 1TB Seagate

 

Quem puder ajudar com alguma recomendação de componente ou qualquer outra coisa, agradeço!

 

PS: O problema descrito nas tela azuis que aparecem é VIDEO_TDR_FAILURE (atikmpag.sys)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, grievous disse:

Olhando pelo fórum da AMD parece que esse problema pode ter muitas causas. Eu começaria atualizando a BIOS para a última versão fornecida pelo fabricante, porque você disse que a RAM está em desacordo?

 

Já rodei bastante aquele fórum, tenho até uma conversa aberta lá, no único lugar que consegui resposta por lá foi sobre a memória também.

Tenho a última att da BIOS também.

A minha memória não consta na lista de memórias recomendadas pelo fabricante da placa-mãe, e pelo que entendi parece que quando se utiliza 2400mhz é necessário os dois slots. E como não consigo achar no mercado nenhuma das memórias 2400mhz recomendadas na lista do fabricante, resolvi vir aqui ver se alguém consegue me recomendar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mathath É que a memória que o fabricante lista é só aquelas que ele testou, não quer dizer que não funcione com outras memórias. Eu tenho uma Corsair Vengeance 3000mhz que não consta na lista da minha B350GT3 porém funciona normalmente.

 

Você chegou a fuçar no registro do Windows, instalar drivers fornecidos pela AMD, setar manualmente as tensões na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@mathath É que a memória que o fabricante lista é só aquelas que ele testou, não quer dizer que não funcione com outras memórias. Eu tenho uma Corsair Vengeance 3000mhz que não consta na lista da minha B350GT3 porém funciona normalmente.

 

Você chegou a fuçar no registro do Windows, instalar drivers fornecidos pela AMD, setar manualmente as tensões na BIOS?

 

Então, eu não entendo muito, mas quando estava em contato com o suporte do Windows eles pediram meu registro e outras coisas e identificaram que o problema não era o Windows, e sim com os drivers de vídeo mesmo na época, com essa att do Windows que me da tela azul mesmo sem os drivers pode ser que tenha mudado algo, não saberia dizer. 

No caso dos drivers eu só instalo os que são fornecidos pelo próprio site oficial da AMD de acordo com meu processador.

E como e por quê eu mudaria manualmente as tensões na BIOS? ai já não faço ideia do que você esteja falando hahaha mas se isso pode ajudar, por favor tem como me explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, mathath disse:

VIDEO_TDR_FAILURE (atikmpag.sys)

Troca a memória ram que resolve, eu tive o mesmo problema.

 

O problema não é driver e nem nada, mas sim uma incompatibilidade com a ram, ainda mais para você que não usa placa de vídeo offboard.

 

Dê preferência a pegar uma ram que esteja na lista de suporte da placa-mãe.

 

Da corsair, a unica presente lá é a CM4X8GE2400C16K4, se a sua não é a mesma, então ai está o problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Troca a memória ram que resolve, eu tive o mesmo problema.

 

O problema não é driver e nem nada, mas sim uma incompatibilidade com a ram, ainda mais para você que não usa placa de vídeo offboard.

 

Dê preferência a pegar uma ram que esteja na lista de suporte da placa-mãe.

 

Da corsair, a unica presente lá é a CM4X8GE2400C16K4, se a sua não é a mesma, então ai está o problema.

 

Entendi, valeu a dica

 

Qual memória você pegou? Você sabe dizer se a 2400mhz tem q ter memória pros dois slots ou só uma já funciona? porque parece que pelo site precisa dos dois slots:

 

image.thumb.png.d5da4de8cfb12340725a2304ad43e65a.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathath Tenho a HX424C15FB2/8 da kingston em apenas 1 slot da Prime A320M-K/BR e no site da asus não especifica se precisa ser 2 slots, então a minha é unica e funciona normalmente.

 

Pelo que li no site da sua mobo essa tabela especifica como seria o suporte, mas não necessária mente que precisa usar os 2 de uma unica vez.

 

Citação

Suporte Dual Channel DDR4 2667/2400/2133/1866 MHz 
Suporte Não-ECC e ECC Módulos de memória DIMM sem buffer 
2 x DDR4 DIMM Slot de memória 
Capacidade máx. Suporta até 32GB de memória 
* DDR4 2667 para CPU AMD Ryzen 
Ryzen - Tabela de suporte de máxima frequência DDR (Para melhor compatibilidade com DDR4, recomenda-se seguir a tabela abaixo para instalar módulos DDR4. Consulte a lista de suporte de memória para mais detalhes.)

Máximo       DIMMA1 DIMMB1

DDR4-2667   SR          -

DDR4-2667   DR          -

DDR4-2667   SR        SR

DDR4-2400   DR        DR

SR: DIMM de classificação única, 1R x4 ou 1R x8 
DR: DIMMs de classificação dupla, 2R x4 ou 2R x8

 

Isso seria uma base de classificação, que você poderia colocar a de 2400Mhz em ambos os slots ao que parece e funcionaria, já a de 2667 só no A1 iria funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@mathath Tenho a HX424C15FB2/8 da kingston em apenas 1 slot da Prime A320M-K/BR e no site da asus não especifica se precisa ser 2 slots, então a minha é unica e funciona normalmente.

 

Pelo que li no site da sua mobo essa tabela especifica como seria o suporte, mas não necessária mente que precisa usar os 2 de uma unica vez.

 

 

Isso seria uma base de classificação, que você poderia colocar a de 2400Mhz em ambos os slots ao que parece e funcionaria, já a de 2667 só no A1 iria funcionar.

 

Hmmmm entendi, não tinha pensado por esse ponto de vista, mas pode ser que seja isso então!

 

Pena que não to conseguindo achar esse modelo da sua disponível no mercado tb hahahaha mas valeu mesmo assim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Aproveitando esse tópico poderia me tirar umas dúvidas? Nunca fiquei tão confuso quase 2019 e eu crente que qualquer memória contando que seja compatível com o slot sendo ddr3 ou ddr4 funcionaria perfeitamente, agora pelo que entendi tem marcas que não podem ser compatível? Essa semana já tinha visto um cara com memória da corsair com problemas de compatibilidade com a asus rog strix x470-f gaming, queria comprar essa Asus Prime A320 mas tenho medo dela não reconhecer uma memória DRAM por exemplo, memórias DRAM são reconhecidas em placas com slot DIMM? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

@Elder Nauvirth Aproveitando esse tópico poderia me tirar umas dúvidas? Nunca fiquei tão confuso quase 2019 e eu crente que qualquer memória contando que seja compatível com o slot sendo ddr3 ou ddr4 funcionaria perfeitamente, agora pelo que entendi tem marcas que não podem ser compatível? Essa semana já tinha visto um cara com memória da corsair com problemas de compatibilidade com a asus rog strix x470-f gaming, queria comprar essa Asus Prime A320 mas tenho medo dela não reconhecer uma memória DRAM por exemplo, memórias DRAM são reconhecidas em placas com slot DIMM? 

Tive uma LPX da corsair e funcionou perfeitamente em minha A320M da asus, porém com uma ressalva, o Vídeo TDR Failure, que no fim das contas é referente a ram não estar na lista de compatibilidade da mobo.

 

No fim das contas, dependendo do uso pode não dar nada, mas você pode sim colocar uma ram de fora da lista.

 

Tive uma pergunta parecida com essa em um vídeo meu no youtube, onde também foi questionado sobre DRAM e DIMM, se funcionaria no mesmo slot, porém até onde sei isso não mudaria muito na compatibilidade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Tive uma LPX da corsair e funcionou perfeitamente em minha A320M da asus, porém com uma ressalva, o Vídeo TDR Failure, que no fim das contas é referente a ram não estar na lista de compatibilidade da mobo.

 

No fim das contas, dependendo do uso pode não dar nada, mas você pode sim colocar uma ram de fora da lista.

 

Tive uma pergunta parecida com essa em um vídeo meu no youtube, onde também foi questionado sobre DRAM e DIMM, se funcionaria no mesmo slot, porém até onde sei isso não mudaria muito na compatibilidade.

Nunca tive tanta "dor de cabeça" como tive recentemente por causa de memória e placa-mãe, minha tia foi comprar 2x4gb no Canadá dei 2 opções Corsair ou HyperX vi ali em um vídeo que o cara teve tela azul também usando corsair na Asus prime, osso na minha posição vindo as memórias tenho que correr o risco de comprar a placa-mãe certa já que eu não posso trocar as memórias já que são do Canadá, mas não deixa de ser decepcionante essas placa-mãe não reconhecer marcas famosas como corsair.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Quando for olhar placa-mãe para comprar, pegue a lista de ram suportada e procure pelo código de modelo da ram, assim não corre o risco.

 

E o mesmo vale para quando vai comprar memória.

Seria esse modelo certo?https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-A320M-K-BR/HelpDesk_QVL/

Qual dos 2 eu clico pra baixar e ver quais os modelos certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@C.R.E.A.M. Memory QVL, essa é a mobo que eu tenho.

 

Dentro do memory QVL vai ter várias rams, é só pesquisar uma que você pense em comprar, pegar o código de modelo e jogar no QVL, se usa o chrome, dá um ctrl + f e vai abrir a pesquisa, ajuda muito a achar a ram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Memory QVL, essa é a mobo que eu tenho.

 

Dentro do memory QVL vai ter várias rams, é só pesquisar uma que você pense em comprar, pegar o código de modelo e jogar no QVL, se usa o chrome, dá um ctrl + f e vai abrir a pesquisa, ajuda muito a achar a ram.

vai ter o nome(marcas) delas e frequencia? ou tipo só o código?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@C.R.E.A.M. Não, porém na duvida você pode ver se acha a mesma ram por aqui só para tirar a duvida.

 

Eu tinha a CMK8GX4M1A2400C16, na kabum diz que a tecnologia dela é DIMM, porém essa mesma no amazon diz DRAM.

 

E detalhe, ela funcionou em minha mobo por um tempo até que eu troquei, a tela azul tava atrapalhando.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Eu fui nesse Memory QVL e dei um ctrl f pra achar CMK8GX4M2A2666C16 não tem, mas se eu alterar o 8 pra 16 em 8G tem, tu pode da um procurada pra mim nesse QVL? é q fiquei meio confuso pra variar, com essa de não ter pra 8 e sim 16GB teoricamente e a outro modelo é a mesma coisa da Hyperx se tu poder ver pra mim ai também. HX426C15FBK2/8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ou seja sem chances de pegar né?  Loucura isso se 16gb é compatível porque raios a de 4 ou 8 não seria, osso comprando uma ou outra vou ter que ralar atrás de uma placa sendo que não tenho chances de devolução.

Edit: Estou com vergonha de ficar postando meus problemas nos tópicos dos outros mas como envolve o mesmo assunto vai que ajuda alguém, desculpa ai qualquer mod ou administrador.

Na lista da suporte da Gibabyte eu baixei a atualização mais recente da lista de atualização da data 2018/06/11 de 0.21MB dei ctrl f e coloquei CMK8GX4M2A2666C16 apareceu na lista, só não entendi porque depois desse codigo tem CMK8GX4M2A2666C16.ver3.22 o que seria essa ver3.22.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Ou seja sem chances de pegar né?  Loucura isso se 16gb é compatível porque raios a de 4 ou 8 não seria, osso comprando uma ou outra vou ter que ralar atrás de uma placa sendo que não tenho chances de devolução.

Até que pega, só tem o risco de dar tela azul dependendo da aplicação que será feita.

 

Pra mim deu tela azul com mais frequência no lol, mas eu podia renderizar vídeo ou jogar outra coisa que não dava nada.

 

9 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Na lista da suporte da Gibabyte eu baixei a atualização mais recente da lista de atualização da data 2018/06/11 de 0.21MB dei ctrl f e coloquei CMK8GX4M2A2666C16 apareceu na lista, só não entendi porque depois desse codigo tem CMK8GX4M2A2666C16.ver3.22 o que seria essa ver3.22.

Isso pode ser algo de versão da ram, tipo revisão igual temos nas mobos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 22/12/2018 às 12:50, Elder Nauvirth disse:

Troca a memória ram que resolve, eu tive o mesmo problema.

 

O problema não é driver e nem nada, mas sim uma incompatibilidade com a ram, ainda mais para você que não usa placa de vídeo offboard.

 

Dê preferência a pegar uma ram que esteja na lista de suporte da placa-mãe.

 

Da corsair, a unica presente lá é a CM4X8GE2400C16K4, se a sua não é a mesma, então ai está o problema.

Tenho o mesmo problema com a placa-mãe ga A320-S2H porém a minha memoria ram esta na lista de memorias recomendadas, alguma ideia do motivo ?

minha memoria ram :

Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!