Ir ao conteúdo

É prejudicial um i7 8700 em uma H310?

Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Postado

Galera, montei uma config, que é um i3 8100 em uma h310M H da Gigabyte. Não me lembro de onde que vi isso, mas foi no youtube da vida, mas tinha um pessoal discutindo, falando que não pode colocar um i7 8700 em uma h310 pois o processador é muito forte pra placa-mãe, que a placa-mãe n tem vrm pra suportar o processador e isso poderia fazer com que ele queimasse a placa-mãe. Fiquei bastante curioso e com uma pitada de dúvida quando o pessoal estava dizendo isso, e resolvi ir no site da intel olhar o TDP dos processadores. 

Se os processadores consomem o mesmo nível de energia, então a placa-mãe suporta todos eles sem problemas algum, correto ?

E se eu quiser, futuramente posso mudar de processador( contando que nao seja um desbloqueado pra overclock) sem ter que trocar de placa-mãe né?

Postado

@Ruindows10 Sim, de fato, não me refiro ao OC do processador, mas recursos em geral dessa placa-mãe. Ela servirá pra suportar o processador e só. Por ser o chipset mais básico dessa geração coffe lake ele não fornece muitos recursos como os outros chipsets, por exemplo, suporta apenas um pente de memória por canal (com no máximo dois pentes), possui apenas 4 SATAS, etc.

Como eu disse, não é pecado colocar o 8700 nela, só não espere muitos recursos dessa placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@Vítor Malmegrim Sim, e considerando que eu saí de uma P5KPLC/1600 ( eu acho que é esse o nome kk) ddr2 já sinto o impacto mesmo sendo com um i3. Agora finalmente minha 950 consegue ser usada direito, porque o Core 2 Quad mesmo overclockado n conseguia kkk

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Ruindows10 Um i7 8700 não consome o mesmo que um i3 8100, a Intel não coloca valores realistas de TDP e ela vem fazendo artimanhas para mascarar o real consumo do processador.

Esse TDP que a Intel informa é com o processador em clock base, se você olhar o clock base de um i7 8700 é de 3.2ghz porém o turbo boost eleva ele até 4.6ghz. Com o passar dos anos a Intel vem diminuindo cada vez mais o clock base de seus processadores para "fraudar" o TDP, passando a impressão que são processadores econômicos e tal.

Caso tenha interesse, segue um artigo da ExtremeTech

Ao espetar um i7 8700 em uma placa-mãe de entrada H310 o que irá acontecer é que ela não vai conseguir manter o processador com o turbo boost no máximo por muito tempo, diminuindo a performance.

• Curtir 4
  • Triste 1
Postado

@grievous Agora fiquei triste kkk N tinha contado com a astúcia do turbo boost do i7 kkkk, me esqueci desse detalhe. 

adicionado 3 minutos depois

@lnpott Montar o Pc num aquário de óleo mineral kkkkk Aí elas n esquentam tanto 😂

• Haha 1
Postado

@lnpott N daria porque a placa-mãe n dá opção pra overclockar processador, e o processador n é desbloqueado pra overclock kkk. A não ser que eu monte um kit com um athlon 200ge em uma msi b350, e coloque a bios que desbloquearam o overclock nele kkkkk

• Membro VIP
Postado

@lnpott Deve ajudar, tem gente que coloca até dissipadores nos mosfets porém o que também pesa são as fases de alimentação.

Uma placa-mãe de entrada conta com poucas fases no VRM, essa Gigabyte H310H parece ter 4+1 fases enquanto uma B360 ou Z370 tem o dobro ou mais. Cada fase de alimentação ajuda na regulagem da tensão passada ao processador, uma placa-mãe com 4 fases regula 4 vezes a tensão enquanto uma com 8 regularia 8 vezes, permitindo ajustes mais finos entre cada estado do processador.

Não irá ficar horrível colocar um i7 8700 em uma H310, apenas fique ciente que você não estará tirando 100% do desempenho que o processador pode entregar.

• Curtir 2
Postado

@grievous  Entendi amigo, mas eu comprei esse kit por agora, e na minha mão vai durar um tempinho ainda sem upgrade kk, eu queria já tirar essa dúvida pra fins de conhecimento e também pra não ter risco de fazer caquinha em um futuro upgrade. Agora já estou ciente de tudo. Obrigado pela resposta . 👍🏾

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, grievous disse:

Um i7 8700 não consome o mesmo que um i3 8100, a Intel não coloca valores realistas de TDP e ela vem fazendo artimanhas para mascarar o real consumo do processador.

Esse TDP que a Intel informa é com o processador em clock base, se você olhar o clock base de um i7 8700 é de 3.2ghz porém o turbo boost eleva ele até 4.6ghz. Com o passar dos anos a Intel vem diminuindo cada vez mais o clock base de seus processadores para "fraudar" o TDP, passando a impressão que são processadores econômicos e tal.

Caso tenha interesse, segue um artigo da ExtremeTech

Ao espetar um i7 8700 em uma placa-mãe de entrada H310 o que irá acontecer é que ela não vai conseguir manter o processador com o turbo boost no máximo por muito tempo, diminuindo a performance.

Interessante... Essa informação sobre a mobo não ter capacidade suficiente pra mater um turbo boost de 4.6 da CPU esta na descrição no site da gigabyte? Esse trem de fases ai... Nao e algo que eu entendo. Gostaria de saber mais pois irei comprar uma CPU e mobo la pra fevereiro dai essa informação pode ser util pra ver se o que escolhi terá capacidade...

Postado

@RS Faria Esse cooler box da intel é uma vergonha e desrespeito com o consumidor, *****. Outra escrotice são as mobos H310 suportarem os cpus mas não conseguir extrair o máximo de desempenho em stock (turbo boost pra mim é stock).

• Membro VIP
Postado

@OGSnow Essas informações os fabricantes não disponibilizam, são complicadas de testar e já é difícil encontrar sobre as fases de alimentação. Normalmente elas são representadas por bobinas (chokes) que ficam ao redor do soquete. Nós temos um artigo do CdH que fala a respeito sobre VRM que você pode conferir aqui: 

• Obrigado 2
Postado
20 minutos atrás, OGSnow disse:

@grievous  TLDR... Desculpa... Saberia dizer quantos chokes essa placa-mãe tem no caso e se ela aguentaria um i7 6950X OC pra 4.2Hz? 

https://www.asus.com/Motherboards/X99-DELUXE-II/gallery/

Brother acho que o problema ai não seria nem o fato da placa-mãe aguentar(e ela suporta bem tem ótima construção).

O que tem que ser levado em conta e custo beneficio se você está querendo investir em plataforma x99 brother sendo sincero com você não vale a pena. Primeiro que um plataforma antiga e muito cara, Segundo que processador com 10c/20t e um exagero hoje em dia. Então assim pelo valor dessa plataforma você pega algum Core i7 de 9 geração ou um Ryzen 7.

Postado
11 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Brother acho que o problema ai não seria nem o fato da placa-mãe aguentar(e ela suporta bem tem ótima construção).

O que tem que ser levado em conta e custo beneficio se você está querendo investir em plataforma x99 brother sendo sincero com você não vale a pena. Primeiro que um plataforma antiga e muito cara, Segundo que processador com 10c/20t e um exagero hoje em dia. Então assim pelo valor dessa plataforma você pega algum Core i7 de 9 geração ou um Ryzen 7.

Nao pretendo ir pra windows 10 por um longo tempo. E essa CPU e a melhor do mercado que não precisa de windows 10. Então ficarei no meu windows 7 ate o extended support terminar em 2020 dai partirei pro windows 8.1 que terá extended support ate 2023, depois disso, nem rola pensar pois falta muito tempo a frente. So queria saber mesmo se a mobo tem capacidade suficiente pra carregar essa CPU overclockada...

Postado
2 minutos atrás, OGSnow disse:

Nao pretendo ir pra windows 10 por um longo tempo. E essa CPU e a melhor do mercado que não precisa de windows 10. Então ficarei no meu windows 7 ate o extended support terminar em 2020 dai partirei pro windows 8.1 que terá extended support ate 2023, depois disso, nem rola pensar pois falta muito tempo a frente. So queria saber mesmo se a mobo tem capacidade suficiente pra carregar essa CPU overclockada...

Como eu falei acho loucura. Você mora no Brasil ? Por que um i7 6950X mas barato ta R$3700 reais fora uma mobo x99 que vai custar mais R$3000 reais. Assim se dinheiro não for seu problema ai e com você. Mas cara MOBO x99 e MOBO top de linha então aguenta sim.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
24 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Como eu falei acho loucura. Você mora no Brasil ? Por que um i7 6950X mas barato ta R$3700 reais fora uma mobo x99 que vai custar mais R$3000 reais. Assim se dinheiro não for seu problema ai e com você. Mas cara MOBO x99 e MOBO top de linha então aguenta sim.

Sim moro no Brasil... vou fazer o upgrade la pra fevereiro ou março desse ano que vem agora. Tomara que os estoque da CPU não acabe pois c não vou ter q repensar meu upgrade qse inteiro pois maioria das pecas que escolhi são voltadas ao melhoramento do desempenho dessa CPU em especifico como 32GB de ram que e o recomendado pra essa CPU, putz... Sim eu vi o preço das x99 no Mercado Livre quando eu tava escolhendo as pecas ainda... Mas ai c sabe dizer o porque da x99 ter esse preço? E qualidade pura ou algo haver com branding?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...