Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar RAM de 8 para 16 GiB melhorará o desempenho em jogos no meu i5 7400?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Se alguém tiver experiencia, irei sentir diferença na jogabilidade de PUBG comprando + 8GB de memória RAM para as configurações abaixo?

 

- Processador Intel Core I5- 7400, 3.0Ghz, 6Mb cache, 4 Núcleos, 4 Threads - Cooler BOX Original

- placa-mãe H110M DDR4

- Memória RAM 8Gb 2133Mhz DDR4 (aqui compraria outro igual para totalizar os 16GB)

- Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 6GB OC

- HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM

- 500w com Certificado 80 Plus e PFC Ativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde.

Se o uso de memória atual estiver passando de 6,5GB ou 7GB, deve sentir uma melhora sim. Mas você também tem limitação do processador, visto que esse jogo é CPU bound.

adicionado 0 minutos depois

Você esqueceu de informar o modelo da fonte. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Math.Pi disse:

Boa tarde.

Se o uso de memória atual estiver passando de 6,5GB ou 7GB, deve sentir uma melhora sim. Mas você também tem limitação do processador, visto que esse jogo é CPU bound.

adicionado 0 minutos depois

Você esqueceu de informar o modelo da fonte. 

 

Fazendo o monitoramento com o afterburner percebi que fica mais de 6,5 e até passa de 7GB em alguns momentos.

 

Sobre a fonte vou ver a marca e passo depois! Para meu setup, então, o I5 7400, terei alguma dificuldade com o pente extra de memoria ? No monitoramento não vejo o percentual de consumo tão alto, percebo algo maior na placa de vídeo e memoria mesmo. O que acha?

 

A memoria RAM não me dará maior FPS, sei disso, mas tenho muito stuttering sem perceber nada de estranho no consumo de processador e placa de vídeo, deve ser a memória baixa o problema? Isso acontece principalmente no mapa novo que lançaram (vikendi), que está sendo o mais pesado pra mim, os demais mapas até que não tenho tanto stuttering.

 

Devo colocar prints do monitoramento no game aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A placa de vídeo deve ficar entre 98% e 100% Se ficar muito abaixo, é porque você está com V-sync ligado ou algo está limitando o desempenho (isso para jogos pesados).

A memória extra pode ajudar nos stutterings, visto que dará mais folga à memória, dimiuindo o gargalo de HD e da memória RAM. 

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Ig Fernandes disse:

 

Devo colocar prints do monitoramento no game aqui?

Deve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Math.Pi disse:

A placa de vídeo deve ficar entre 98% e 100% Se ficar muito abaixo, é porque você está com V-sync ligado ou algo está limitando o desempenho (isso para jogos pesados).

A memória extra pode ajudar nos stutterings, visto que dará mais folga à memória, dimiuindo o gargalo de HD e da memória RAM. 

adicionado 0 minutos depois

Deve.

 

Ok. Mais tarde quando estiver no meu PC, coloco.

 

Por enquanto, agradeço a atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ig Fernandes Eu sinceramente procuraria outro jogo ao invés de PUBG, jogo totalmente bugado.

Meu PC é parecido com o seu, i5 7400 + 8gb hyperx 2400 + RX 580 4gb + SSD 240gb.

Tenho que jogar com tudo em Very Low, consigo mais de 100 fps em sanhok, mas quando cai do avião e toco o chão o fps cai de 40, até estabilizar os frames são alguns segundos, no mais, consigo jogar 100% liso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, RedWooD disse:

@Ig Fernandes Eu sinceramente procuraria outro jogo ao invés de PUBG, jogo totalmente bugado.

Meu PC é parecido com o seu, i5 7400 + 8gb hyperx 2400 + RX 580 4gb + SSD 240gb.

Tenho que jogar com tudo em Very Low, consigo mais de 100 fps em sanhok, mas quando cai do avião e toco o chão o fps cai de 40, até estabilizar os frames são alguns segundos, no mais, consigo jogar 100% liso.

 

Amigo, ele tem uma 1060 6gb, você uma 580 4gb, é grande a diferença.

 

 

3 horas atrás, Ig Fernandes disse:

A memoria RAM não me dará maior FPS, sei disso, mas tenho muito stuttering sem perceber nada de estranho no consumo de processador e placa de vídeo, deve ser a memória baixa o problema? Isso acontece principalmente no mapa novo que lançaram (vikendi), que está sendo o mais pesado pra mim, os demais mapas até que não tenho tanto stuttering.

 

O mapa vikendi está dando bastante queda da FPS e stuttering dependo posição do mapa e afins. Eu com uma 1070ti ja deu queda para 30-40fps, coisa que durou uns 2 minutor para estabilizar (os outros 2 do meu squad estavam a mesma coisa, eles possuem uma 1070 8gb e outro 1060 6gb), então é difícil usar o mapa novo como parâmetro...

 

Acredito que antes da memoria ram, você deveria adquirir um SSD. É mais em conta e acredito que terá um "efeito" parecido (se seu uso se restringe a jogar e não manter multi tarefas). Não sei quais jogos você joga, mas se restringir a PUBG e mais algo, um de 120gb da conta para o Windows + jogos, e está em torno de R$ 130,00.

 

Eu mesmo comprei meu CPU a 3 meses com 8gb de ram, até agora nao senti a necessidade de gastar R$ 400,00 para o upgrade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ffujihara disse:

 

Amigo, ele tem uma 1060 6gb, você uma 580 4gb, é grande a diferença.

 

 

 

 

Amigo, caso você não saiba, RX 580 4gb e 1060 6gb em FULL HD o desempenho se equivale, não tem grande diferença nenhuma aí, rs. Caso ache que estou falando asneira, basta comparar.

Pra você ter uma ideia, alguns jogos a Rx ganha, outros a 1060, porém, todos com margem minúscula.

No geral, sempre a rx é melhor opção comparada a 1060 devido seu preço, paguei 999 na cissa, enquanto as gtx esbarram 1300~1400 reais.

Melhor pesquisar antes de postar desinformação. Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RedWooD disse:

@Ig Fernandes Eu sinceramente procuraria outro jogo ao invés de PUBG, jogo totalmente bugado.

Meu PC é parecido com o seu, i5 7400 + 8gb hyperx 2400 + RX 580 4gb + SSD 240gb.

Tenho que jogar com tudo em Very Low, consigo mais de 100 fps em sanhok, mas quando cai do avião e toco o chão o fps cai de 40, até estabilizar os frames são alguns segundos, no mais, consigo jogar 100% liso.

 

Não tenho problemas com FPS, inclusive, ele fica acima de 100 durante quase todo o jogo. O estranho é justamente ter quedas em frações de segundo, que gera o stuttering. Isso sim é muito irritante.

 

Não tenho esse problema em Erengel e em Sanhok

Tenho em alguns locais de Miramar (grandes cidades)

Tenho excessivamente em Vikendi

 

Monitoramento:

GPU com consumo alto

Processador com consumo médio em geral

Memoria a mais de 6.5GB

 

"Trocar o jogo" acho que não tem nada a ver, se for preciso compro um PC novo.

 

Mas estou questionando porque sei que não pode ser pela placa de vídeo e desconfio que não seja o processador, porque já vi muitos relatos parecidos com o meu de alguem que tem I7 - 7700+.

 

Estou tentando a melhor alternativa antes de fazer upgrade no PC.

 

@ffujihara eu estou bastante desconfiado com a memoria RAM de 8gb, mas será que compensa mais um SSD mesmo? Estava pesquisando aqui e vi um video teste de PUBG com o carregamento em 10GB+, ou seja, no meu ja daria stuttering nesse momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Podem serem equivalentes pra certos uso, na prática se torna bem diferente. Ainda mais em jogos específicos e mal otimizados.

Eu ja joguei em ambos os computadores, e sim, notei uma diferença bem perceptível. 

 

 

E amigo @RedWooD, postar desinformação? Não sei se você viu o gráfico de análise no pubg neste mesmo video que você colocou.  Você realmente acha que 10 fps em um video teste a High Quality nao mudam? Ainda mais 10 fps na casa dos 30 á 60 fps? 

 

Bem, o próprio quem criou o tópico citou que joga a 100 fps, você a 40, acredito que há uma pequena diferença ai rsrs. 

 

 

 

4 minutos atrás, Ig Fernandes disse:

 

@ffujihara eu estou bastante desconfiado com a memoria RAM de 8gb, mas será que compensa mais um SSD mesmo? Estava pesquisando aqui e vi um video teste de PUBG com o carregamento em 10GB+, ou seja, no meu ja daria stuttering nesse momento.

 

Cara, é difícil dizer o que realmente vai dar melhor resultado, só testando na prática mesmo... Eu estou na mesma situação com você referente a HD e Memoria, ainda uso HD e tenho 8gb de Ram, na minha opinião vou primeiro comprar o SSD, acredito que a diferença vai ser "mais visível aos olhos", não somente ao jogar mas ao usar o PC como um todo. Mas acredite, todo dia eu dou uma olhada nos preços das memórias ram para ver se alguma não está em uma promoção louca para comprar kkkk. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ffujihara disse:

E amigo @RedWooD, postar desinformação? Não sei se você viu o gráfico de análise no pubg neste mesmo video que você colocou.  Você realmente acha que 10 fps em um video teste a High Quality nao mudam? Ainda mais 10 fps na casa dos 30 á 60 fps? 

 

Bem, o próprio quem criou o tópico citou que joga a 100 fps, você a 40, acredito que há uma pequena diferença ai rsrs. 

 

 

 

 

 

 

 

Se você tivesse lido o que eu escrevi, que ao cair do avião o fps fica na casa dos 40 até estabilizar por alguns segundos, jogo a mais de 100 fps.

O jogo tem o gráfico horroroso e ainda consegue ser mal otimizado.

RX 580 e 1060 tem o desempenho equivalente, rx tendo vantagem de ser mais barata. Independente da VRAM, é a mesma GPU, vai influenciar pelo clock da vga, não pela vram.

adicionado 6 minutos depois
14 horas atrás, Ig Fernandes disse:

 

Não tenho problemas com FPS, inclusive, ele fica acima de 100 durante quase todo o jogo. O estranho é justamente ter quedas em frações de segundo, que gera o stuttering. Isso sim é muito irritante.

 

Não tenho esse problema em Erengel e em Sanhok

Tenho em alguns locais de Miramar (grandes cidades)

Tenho excessivamente em Vikendi

 

Monitoramento:

GPU com consumo alto

Processador com consumo médio em geral

Memoria a mais de 6.5GB

 

"Trocar o jogo" acho que não tem nada a ver, se for preciso compro um PC novo.

 

Mas estou questionando porque sei que não pode ser pela placa de vídeo e desconfio que não seja o processador, porque já vi muitos relatos parecidos com o meu de alguem que tem I7 - 7700+.

 

Estou tentando a melhor alternativa antes de fazer upgrade no PC.

 

 

PUBG infelizmente é um jogo bugado, amigo.

Comprei esse i5 7400 de um amigo, que fez upgrade pra i7 8700.

Ele disse que ao mudar a CPU, agora sim consegue jogar sem travar.

Precisar de um six core + pra rodar um jogo com gráfico podre desse é sacanagem.

OBS ele tem uma 1060 6gb, 16gb ddr4, i7 8700 e ssd 120.

Não tem nada de errado com seu pc, o jogo é mal otimizado e vikendi recém lançada cheia de bugs e problemas de desempenho, jogo pubg desde antes de lançar e cada atualização é uma sofrência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe apenas esclarecendo alguns pontos:

Sim, em PUBG todo mapa novo vem meio mal otimizado mesmo, mas com os próximos patches regulariza. Foi dessa forma em Miramar e tb em Sanhok, primeiras semanas eu tinha um stutter grande tb, depois dos patches ficou bem melhor. Hoje rodo a 90 FPS média em Sanhok com RX 580 8gb e R5 1600 custom settings, pra mim tá ótimo. Já em Vikendi eu fico na média 60~80 FPS com tudo no low, e ainda tem quedas. Infelizmente é sempre assim qd lança mapa novo.

Vale lembrar tb que apesar de PUBG ser bem mal otimizado, os devs lidam com condições beeeem diferentes de outros jogos de tiro. O maior mapa de Battlefield pelo q me lembre ainda é um mapa deserto de BF3 q tinha 5km² de área. O menor mapa de PUBG é Sanhok e ele tem 16km² de área, ou seja, o menor mapa de PUBG é o triplo do maior mapa de Battlefield.

O maior server multiplayer de battlefield são de 64 players, já PUBG cada partida tem 100 players ou próximo disso, ou seja, quase 50% mais players em mapas pelo menos 3x maiores ou como no caso de vikendi (36km²), pelo menos 7x maior. Junte isso a uma engine antiga como a usada no jogo e a PUBG ser basicamente um estúdio indie sem experiência desse porte, e você vai ter esses problemas todos, não é algo fácil, se fosse eles já teriam feito tudo com o tanto de $$ q conseguiram hehe.

Tendo tudo isso em vista, ou seja, muitos players, mapas muito maiores, etc, eu creio que o SSD vai fazer mais diferença do que os 8gb RAM extras. Evidente q se tiver orçamento pra fazer ambos, melhor ainda. Se só tiver grana para uma coisa, eu pegaria um SSD 240gb por 200 pila, o Crucial BX500 ou Kingston A400. Além de melhorar as quedas de FPS, o SSD você vai sentir diferença absurda no Windows e outros apps. Outro detalhe tb é q quando um jogo usa + de 8gb de RAM, se você só tiver 8gb, o Windows vai buscar o resto q falta no HDD, e como o HDD é lento, isso causa stutters. Como o SSD é bem mais rápido, qd a RAM acabar, você vai sentir bem menos queda de FPS com o SSD do q com o HDD. (ou seja, evidentemente, pro SSD fazer diferença você tem q instalar o Windows 10 e o PUBG nele).

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

 

Decidi por comprar mais um pente de memória de 8GB. Agora estou com 16GB Dual Channel.

 

Posso assegurar aqui que resolvi meus problemas no PUBG:

 

- Não tem nenhum tipo de travamento no inicio da partida (ao cair do paraquedas) - independente do local e do mapa;

- Acabou praticamente 90% dos stutterings que eu tinha (havia travamentos mesmo com 100 de fps).

 

Ao monitorar com afterburner após o upgrade na memória, pude perceber que o PUBG consome, no mínimo 7GB de RAM nos locais mais leves e até 10GB em locais pesados, ou seja, com uma memória RAM de 8GB o PUBG não é jogável em alto nível, visto que o próprio sistema Windows e a memoria em cache toma, no minimo, 1,5GB - restando 6,5GB para o PUBG - inviável.

 

Foi o que pude perceber com o upgrade e monitoramento via afterburner. Agradeço a vocês pelo retorno, abraço!

 

Pode encerrar o tópico.

adicionado 4 minutos depois
Em 08/01/2019 às 14:35, RedWooD disse:

@Ig Fernandes Eu sinceramente procuraria outro jogo ao invés de PUBG, jogo totalmente bugado.

Meu PC é parecido com o seu, i5 7400 + 8gb hyperx 2400 + RX 580 4gb + SSD 240gb.

Tenho que jogar com tudo em Very Low, consigo mais de 100 fps em sanhok, mas quando cai do avião e toco o chão o fps cai de 40, até estabilizar os frames são alguns segundos, no mais, consigo jogar 100% liso.

 

Amigo, não conheço sua placa de vídeo da AMD, mas se ela for semelhante a minha, você também vai resolver seu problema com mais um pente de 8GB.

adicionado 6 minutos depois
Em 08/01/2019 às 16:13, ffujihara disse:

 

Cara, é difícil dizer o que realmente vai dar melhor resultado, só testando na prática mesmo... Eu estou na mesma situação com você referente a HD e Memoria, ainda uso HD e tenho 8gb de Ram, na minha opinião vou primeiro comprar o SSD, acredito que a diferença vai ser "mais visível aos olhos", não somente ao jogar mas ao usar o PC como um todo. Mas acredite, todo dia eu dou uma olhada nos preços das memórias ram para ver se alguma não está em uma promoção louca para comprar kkkk. 

 

 

Compre a memória amigo!

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ig Fernandes Fico feliz brother! Que bom que seu problema foi resolvido.

 

Pois então, devo comprar a memória inicio de fevereiro, ou até achar uma por uns 300 pila. (DDR4 2400HZ) 

 

Acabei comprando o SSD na semana passada mas nem instalei ainda, sou leigo pra formatação e instalação de Windows xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ffujihara disse:

@Ig Fernandes Fico feliz brother! Que bom que seu problema foi resolvido.

 

Pois então, devo comprar a memória inicio de fevereiro, ou até achar uma por uns 300 pila. (DDR4 2400HZ) 

 

Acabei comprando o SSD na semana passada mas nem instalei ainda, sou leigo pra formatação e instalação de Windows xD

 

Creio que o SSD vai resultar em carregamentos rápidos pra você, mas não interfere na memória RAM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!