Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que a pergunta parece estranha, mas é que preciso de algum componente que alterne entre duas entradas, assim como um relé, mas que se beneficie da rapidez de um transistor.

Eu usaria um relé de dois estados comum, mas o tempo que ele leva para alternar entre os dois estados (mesmo que na casa do microssegundos) é muito lento para a aplicação que eu gostaria.

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

De fato é meio sinistro... só vi isso representado em interior de ci's...

Por que cargas dágua esta preferência inusitada? Tem alguma base teoricotécnica? Algo impede de usar 2 transistores? Pra corrente baixa existem os ci's chave analógica como p.ex. cd4066

Se achar que deve/pode,uma alternativa é publicar seu esquema mesmo que conceitual

• Curtir 2
Postado

Dependendo da aplicação da pra usar dois transistores sendo um NPN e outro PNP, ou então dois NPN mesmo com um inversor na base de um deles. 

Eu já vi em alguns catálogos transistores com dois emissores, sei lá se ainda existe em algum canto. 

Com dois coletores só mesmo em representações de datasheets. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um transistor NPN com dois diodos ligados em seu único coletor faz isso que pediste (um transistor NPN com dois coletores) mas ainda não vi como ele pode ajudar a resolver seu problema de escolha de um sinal..

Acho que dois transistores NPN fariam isso de modo muito mais racional e menos complicado..

• Curtir 1
Postado

Ola.

Eu estava lendo  o post e me ocorreu de citar uma situação comparativa .  

Um aprendiz de motorista pergunta ao instrutor :  

O que acontece se eu pisar fundo no freio agora ?

Bem, a resposta correta não é 'o carro vai parar' , certo ?

primeira situação  *  o carro já está parado e com freio de mão puxado e com a chave desligada.  então nada acontece.

segunda situação * o carro está parado com freio de mão e com a chave ligada , então vai acender as luzes de freio.

terceira situação * o carro está em movimento, então aqui cabe a resposta 'o carro vai parar'.

......

A pergunta do tópico é interessante e o pessoal aqui do forum adora ajudar  no que for possível, mas como já foi dito antes , voce tem como fazer um rascunho do que  esteja planejando e dar mais detalhes da sua implementação ?

Não se preocupe, o pessoal não vai tentar roubar sua ideia e também não vai  dizer " isso tem aos montes no google " .

Se a gente souber qual o cenário onde será inserido o componente solicitado poderemos deixar de lado a bola de cristal e iremos direto ao ponto com alguma sugestão exequível.

voce deseja isolar as malhas do  circuito de acionamento com a malha das cargas ?  deseja um tempo maior que um rele eletromagnético ?

Praticamente todo transistor ( seja NPN ou PNP ) pode ser usado como switch , e para alternar entre duas entradas precisaria apenas  outra coisa  fazendo a comutação na corrente de base.

Enfim...  vamos aguardar mais detalhes do projeto.

'_'

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!