Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar dimmer com triac MW137 600B em um motor AC


Vagner RM

Posts recomendados

Olá, preciso ligar um dimmer em um motor de taquinho para regular sua velocidade! Eu consegui uma placa, porém preciso saber como ligar corretamente para fazer os testes. Não achei nada no google, nem mesmo o datashet do triac da placa (MW 137 600G). A placa aparentemente tinha 5 fios (na 1° imagem, vemos que um fio se rompeu entre os fios preto e vermelho), 2 deles brancos e mais grossos, acredito que sejam ligados na rede AC. Sobra os fios mais finos vermelho, preto e outro talvez fosse branco, pois tem escrito P perto do fio preto, V no fio Vermelho e B onde o outro foi arrancado. Vejam as fotos!

Preciso saber onde vai cada fio. Obrigado!

 

Aqui na minha cidade não tem loja de eletrônica onde eu possa achar os componentes ou mesmo comprar a placa completa (as lojas de construção tb não tem)

Imagem 2.jpg

Imagem 1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Obrigado por responderem. Estou enviando as fotos

Para facilitar, vasculhado na net, identifiquei os componentes na parte de baixo da placa. Só o marcado em verde (que é semelhante a um diodo zener, mas sem a lista preta) não consegui identificar.

Imagem_4.jpg

adicionado 6 minutos depois

781149846_Imagem5.thumb.jpg.44cf91b18f200520fb09953e09e98cd1.jpg

Imagem 6.jpg

Imagem 3.jpg

adicionado 9 minutos depois

 

15 horas atrás, Mestre88 disse:

O motor vai ligado em série com os fios brancos mesmo. 

Os outros três fios provavelmente iam há algum led ou chavinha de liga/desliga. 

Tira uma foto bem nítida da parte de baixo da placa pra gente ver. 

Por acaso esse dimmer era de ventilador? 

eu não sei dizer. consegui essa placa assim, fora da carcaça

adicionado 16 minutos depois
21 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Onde iam os fios vermelho e preto e o faltante? No motor? Publique fotos de baixo...

Ah e você conseguiu o mais difícil que é não encontrar o datasheet do MW 137

... é a lesma lerda de bt137

Eu não sei, essa é minha dúvida. Soldei o fio que faltava nestas novas fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se chama Diac. 

Obrigado!

Então, você acha que basta eu ligar os fios brancos mais grossos em serie com o motor AC que vai funcionar?

Tanto faz ligar no fio fase ou no retorno da rede?

Eu ainda não testei porque como isso envolve energia direto da tomada, tenho medo de ligar errado e acontecer um curto circuito ou levar um choque kkkkk. Lembrando que a minha energia é de 220v.

Eu não sei se esse dimmer tem algum fio certo para ligar em 110v ou 220v. Fiz um curso básico, meus conhecimentos em eletrônica ainda são poucos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Vagner RM disse:

Então, você acha que basta eu ligar os fios brancos mais grossos em serie com o motor AC que vai funcionar?

Não. Precisa emendar o preto no branco (falo dos fios finos), ali com certeza tinha uma chave liga desliga. 

O fio vermelho eu não entendi pra que serve, deixa ele sobrando. 

8 horas atrás, Vagner RM disse:

Tanto faz ligar no fio fase ou no retorno da rede?

Sim, tanto faz. 

8 horas atrás, Vagner RM disse:

Eu não sei se esse dimmer tem algum fio certo para ligar em 110v ou 220v

Seu triac suporta 600V, atenção ao capacitor, para 220V ele deve ser de 400V. Diz aí os números que tem nele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá! fiz o testes em uma lâmpada de led dessas usadas direto na energia de 220v. O resultado foi o seguinte:

No 1° teste, os fios brancos mais grossos ligados em série com a lampada deixou ela piscando. Rotacionar o potenciômetro não alterava nada.

No 2° teste (com a mesma ligação em série) liguei os fios mais finos branco e preto, deixando o vermelho isolado. Rotacionar o potenciômetro em sentido horário deixava a lâmpada ligada constantemente, no sentido anti-horário fazia a lâmpada piscar. Mais ou menos metade do giro do potenciômetro fazia piscar e a outra metade deixava ligada constantemente!

Eu esperava que o brilho da lâmpada simplesmente aumentasse ou diminuísse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vagner RM disse:

Eu esperava que o brilho da lâmpada simplesmente aumentasse ou diminuísse.

Com lâmpadas de led e fluorescentes não dá certo. 

Mas já deu pra perceber que funciona. 

O fio preto é ligado no diac então é obrigatório ficar ligado com o branco que vem do potenciômetro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Essas lâmpadas de led não funcionam adequadamente em dimmers.

Teste no lugar da lâmpada um ventilador.

Sim é vdd, testei e deu certo no ventilador

 
9 horas atrás, Mestre88 disse:

Com lâmpadas de led e fluorescentes não dá certo. 

Mas já deu pra perceber que funciona. 

O fio preto é ligado no diac então é obrigatório ficar ligado com o branco que vem do potenciômetro. 

Mestre88, você acertou na mosca nas ligações, valeu

Só uma obs. A rede ta mandando 225v, quando liguei no dimmer caiu para 193v e quando girei no sentido anti-horário realmente diminuiu a velocidade do motor, só que caiu a tensão para 163v, então diminuiu a força do motor tb. Eu pensei que diminuiria só a passagem da corrente e manteria a tensão, logo o motor ficou sem torque. Acho que esse dimmer não é programado para isso correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Vagner RM disse:

Acho que esse dimmer não é programado para isso correto?

Todos os dimmers desse tipo diminui a tensão (diminuir a corrente é consequência). 

 

Diminuir somente a corrente e manter a tensão é algo complicado de fazer (ainda mais em AC). E ainda não vai ser útil no seu motor de tanquinho. 

 

Para variar a velocidade de um motor de indução sem perder a força é somente com um inversor de frequencia (um aparelho bem caro). 

 

Mas se contente com o dimmer, apesar de diminuir a força ainda vai funcionar. Ainda mais que esse dimmer tem vários ajustes, só ajustar em posições que quando você girar o potenciômetro principal fique somente as velocidades que são úteis. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Todos os dimmers desse tipo diminui a tensão (diminuir a corrente é consequência). 

 

Diminuir somente a corrente e manter a tensão é algo complicado de fazer (ainda mais em AC). E ainda não vai ser útil no seu motor de tanquinho. 

 

Para variar a velocidade de um motor de indução sem perder a força é somente com um inversor de frequencia (um aparelho bem caro). 

 

Mas se contente com o dimmer, apesar de diminuir a força ainda vai funcionar. Ainda mais que esse dimmer tem vários ajustes, só ajustar em posições que quando você girar o potenciômetro principal fique somente as velocidades que são úteis. 

É que pretendo usar o tanquinho para fabricar sabão, ele tem que rodar em velocidade baixar para isso, daí a minha preocupação com o torque. Mas como vai trabalhar com líquidos acho que não vai exigir torque.

Bem, a dúvida do post foi resolvida. No mais, agradeço a você e a todos os que responderam este post, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o motor for pra imitar o movimento do braço - bem lento - você não vai conseguir escapar de

54 minutos atrás, Mestre88 disse:

algum tipo de redução

A relação correia do motor com o batedor reduz a velocidade e sim aumenta o torque mas só se for a tensão total. De fato o dimer faz perder muito a força. Uma ideia (que já fiz e foi pra bater sabão mesmo.. sério) é com motor destes de p.ex. limpador de parabrisa. 12V vai ter que ter uma fonte duns 10A.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se o motor for pra imitar o movimento do braço - bem lento - você não vai conseguir escapar de

A relação correia do motor com o batedor reduz a velocidade e sim aumenta o torque mas só se for a tensão total. De fato o dimer faz perder muito a força. Uma ideia (que já fiz e foi pra bater sabão mesmo.. sério) é com motor destes de p.ex. limpador de parabrisa. 12V vai ter que ter uma fonte duns 10A.

Finalmente fiz o teste direto no motor do tanquinho. Não vai dar para fazer sabão nele, pois o ajuste do dimmer não é fino. O motor diminui muIto a velocidade, mas não chega a rodar lentamente, ele pára antes de atingir a velocidade desejada. Antes mesmo de terminar de girar o potenciômetro, o motor pára completamente e fica só fazendo barulho, devido a queda de tensão.

Com um motor dc realmente deve-se conseguir mais precisão na velocidade do giro.

Nesse vídeo o cara consegue fazer o dimmer para rede AC, difícil é achar esse triac usado por ele

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Vagner RM disse:

Nesse vídeo o cara consegue fazer o dimmer para rede AC, difícil é achar esse triac usado por ele 

Não importa o triac, o resultado do dimmer é sempre o mesmo. 

Acontece que esse tipo de motor não serve pra ligar em dimmer, tem o mesmo problema da lâmpada de led. 

Um motor do tipo universal, igual o do liquidificador por exemplo funciona um pouco melhor. 

adicionado 0 minutos depois

Mas de qualquer forma tem que ter a redução. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma ideia puxa a outra... Use uma furadeira. Ela já tem uma boa redução. E se tiver aquele controle de velocidade (tipo parafusadeira), melhor ainda. Dá bom torque em baixa rotação.

 

Me lembro de ter visto há muitos e muitos anos um controle de velocidade de furadeira com scr. Ele tentava manter o torque. Algo como o motor era ligado no catodo. Isto não te ajudou mas tenta pesquisar. Talvez eu pesquise... ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!