Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Dicas de programas/cursos/artigos para programador iniciante


Posts recomendados

Fala galera beleza?

 Mês que vem começo a faculdade de ADS, e queria algumas dicas de programas, cursos( de preferência gratuitos) e artigos para um programador que vai iniciar agora. Adianto de antemão que sou bem leigo na área, conheço algumas linguagens, mas queria começar do básico. Esse semestre já peguei uma cadeira de Algorítimos e programação, com isso queria saber se por não conhecer muito dessa área irei ter algumas dificuldade ou não.

Qualquer tipo de ajuda será de extrema importância.

Valeuuu  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Rebelatto Eu também vou começar agora a faculdade de CDC eu aprendi tudo o que eu sei(mesmo que básico) aqui no fórum, adotei o fórum como uma escola, de uma pesquisada no python ou visualbasic(eu preferi o python) pra começar olhei primeira mente uns videos no python e depois eu comecei a procurar na web e achei o fórum e uns sites bem uteis com alguns tópicos como DevMedia por exemplo tem uns tópicos de programação bem uteis é só pesquisar no Google que você acha muita coisa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Rebelatto Para min foi um bom começo pois é uma linguagem muito fácil para aprender é so meio confuso no começo mais isso todas as linguagens são mais depois que você aprende uma par aprender as outras é muito fácil 

adicionado 2 minutos depois

@Thiago Rebelatto se tiver alguma duvida de uma olhada no fórum se não achar poste que tem muita gente disposta a te ajudar aqui 👍

adicionado 23 minutos depois

Cara se você quiser eu te ajudo com o python, eu uso uma IDLE(app com ferramentas para ajudar na programação de X linguagem) online pois programo no pc do meu trabalho e aqui não da pra baixar nada pois é um lixo de pc, mais se quiser baixar eu recomendo para python o pycharm, você baixa ele aqui:https://www.jetbrains.com/pycharm/download/#section=windows, tem a versão paga e a da comunidade você quem escolhe, a minha idle online já esta inclusa com varias bibliotecas não nativas do python, isso é bom porque no pc você terá que instalar todas elas, se for usá-las.

 

Se optar pelo pc você deve baixar o python no seu pc (LINUX e MAC já vem instalado) link download: https://www.python.org/downloads/, já as bibliotecas ai você procura no github que la tem varias.

 

a idle online que eu uso é esta: https://repl.it

você cria uma conta ou faz login com a conta do Google, Facebook,etc

apos o login, mai abaixo da tela encontra esse botão:

Screenshot_1.png.11e0791064a1fa9705d558a97a934594.png

clique nele e escolha o python pronto é só programar

 

OBS se você deseja criar programas mais complexos com diretórios o site também tem:

Screenshot_2.png.af5f1fb9b9d3fb54b270e62db39fe149.png

tem pastas e arquivo, só vai ter um problema você não vai conseguir rodar 2 scripts do python juntos por exemplo: você criou um script que da print de "Hello World" e depois abre um outro script python, no pc você conseguiria na idle online não, ai fica a critério eu uso as duas no meu trabalho a online e quando chego em casa rodo no pc pra ver se não algum erro

 

 

adicionado 32 minutos depois

Se quiser ajuda na programação pede ai que eu crio uma pequena aula 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Rebelatto para cursos tem várias plataformas: Alura, Udacity, Udemy, Caelum, edX, Coursera, etc. Várias delas publicam artigos também, então você pode ficar atualizado sobre as tecnologias.

 

O que me ajudou foi a prática, então eu recomendo projetos como Project Euler, que tem vários problemas para resolver.

 

Se for começar por Python, recomendo também dar uma olhada no Thonny que é feito para iniciantes. Mas recomendo não focar tanto nas ferramentas e mais nos conceitos, encontrando uma que funciona já é o suficiente pra começar.

 

Uma dica não tão relacionada com programação diretamente é aprender inglês, pois ajuda a ter acesso a mais materiais, documentações e projetos.

 

O Repl.it pode ser usado sem conta também, mas a opção fica um pouco escondida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sinceramente?   Acho que tem que começar direito pela linguagem que vai estudar na faculdade.

Não adianta estudar python e depois na faculdade ver só php e java. Já que as funções são completamente diferentes,  o modo de programar em python também é diferente, onde ele dá muita ênfase a edentar códigos, ou seja, o alinhamento deve ser cuidado,diferente das outras que não precisa ter este cuidado... enfim, 

 

Eu sou formado em ADS e digo por experiência própria, que perdi 6 meses da minha vida vendo pseudocódigos em portugol sem sentido, pois a lógica de programação dá para aprender com qualquer linguagem. Então porque não já ir direto para as linguagens que seu curso abrange?

 

Python é uma boa linguagem e fácil aprendizado, mas você tem que por na balança, você vai usar ela? se sim, aprenda, senão vá direto para as linguagens que sua grade curricular oferece.

 

@Thiago Rebelatto

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF e ai brother, então, fui olhar a grade curricular do curso no site da faculdade e não tinha especificado a linguagem que seria usada, vou tentar entrar em contado com o condenador do curso para ver se descubro algo. Valeu pelas dicas, vou tentar ler alguns artigos sobre a logica da programação primeiro e quando descobrir a linguagem vou me aprofundar mais nesse assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!