Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 1500X preciso trocar cooler?


Posts recomendados

Bom dia pessoal. Estou atualmente com essa build ali do lado.

Consigo estabilizar a CPU a 3.9 GHz subindo a tensão pra 1.3v (cooler box, aquele wraith spire)

 

Porém no AC Odyssey a CPU tá passando de 75 graus. Vi no site do fabricante que a temperatura limite de operação é 95º mas achei (por falta de experiência ou porque pela primeira vez vi ficar mais quente que a VGA) que 75 já é bastante alto.

 

Ressalto que não deixo acumular poeira, desmonto, limpo, passo pasta térmica, etc todo mês.

 

O que vocês acham? Devo comprar um cooler melhor? Se sim, qual? Tenho medo dos air coolers por causa do tamanho do dissipador, minha placa-mãe é pequena e só tem dois slots de memória, não posso arriscar inutilizar um deles.

Dei uma olhada nesses modelos
Cooler Master - Master Air
Cooler Master - Master Air

 

Mas acho que até o menor deles poderia atrapalhar os slots de memória

Pensei nesse tb:

DeepCool Maelstrom 240mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Hanner disse:

Bom dia pessoal. Estou atualmente com essa build ali do lado.

Consigo estabilizar a CPU a 3.9 GHz subindo a tensão pra 1.3v (cooler box, aquele wraith spire)

 

Porém no AC Odyssey a CPU tá passando de 75 graus. Vi no site do fabricante que a temperatura limite de operação é 95º mas achei (por falta de experiência ou porque pela primeira vez vi ficar mais quente que a VGA) que 75 já é bastante alto.

 

Ressalto que não deixo acumular poeira, desmonto, limpo, passo pasta térmica, etc todo mês.

 

O que vocês acham? Devo comprar um cooler melhor? Se sim, qual? Tenho medo dos air coolers por causa do tamanho do dissipador, minha placa-mãe é pequena e só tem dois slots de memória, não posso arriscar inutilizar um deles.

Dei uma olhada nesses modelos
Cooler Master - Master Air
Cooler Master - Master Air

 

Mas acho que até o menor deles poderia atrapalhar os slots de memória

Pensei nesse tb:

DeepCool Maelstrom 240mm

Se o seu gabinete tiver espaço para o radiador de 240mm seria uma bola escolha o Maelstrom que atualmente vem sendo o melhor custo x beneficio dos wc. E ficaria tranquilo em relação as temps do cpu com esse wc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0  Tem espaço sim. O projeto dele tem dois fans frontais de 120mm e dois laterais 120mm

Provavelmente a mangueira não chegaria até a frente do gabinete, então eu teria que montar na lateral.

 

Eu sei que ele teria a melhor performance entre esses que linkei, mas minha dúvida gira em torno da necessidade. Preciso mesmo trocar de cooler ou acredito no fabricante e sigo com essas temperaturas na casa dos 70 graus?

 

Ah, só mais uma informação: Não estou monitorando as temperaturas dos VRMs, mas percebi que mesmo acima de 70 graus em momento algum eles baixaram o clock de 3.9 ainda que não tenham dissipador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Hanner disse:

@y4g0  Tem espaço sim. O projeto dele tem dois fans frontais de 120mm e dois laterais 120mm

Provavelmente a mangueira não chegaria até a frente do gabinete, então eu teria que montar na lateral.

 

Eu sei que ele teria a melhor performance entre esses que linkei, mas minha dúvida gira em torno da necessidade. Preciso mesmo trocar de cooler ou acredito no fabricante e sigo com essas temperaturas na casa dos 70 graus?

 

Ah, só mais uma informação: Não estou monitorando as temperaturas dos VRMs, mas percebi que mesmo acima de 70 graus em momento algum eles baixaram o clock de 3.9 ainda que não tenham dissipador

70° é uma temperatura aceitável, porém se quiser uma folga boa nas temps pode trocar o cooler. Tem excelentes air coolers no mercado. Uma pessoa que a uns anos atrás tive problema com coolers e que tirou todas as dúvidas aqui foi o @Contiusa. Se puder dar uma ajuda, to por fora desses ryzen no momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Comprei o DeepCool Maelstrom porém modelo de 120mm e não 240mm porque radiador+ventoinhas na lateral do gabinete não caberia junto com a VGA. Então vou instalar na parte traseira.

 

Mas fiquei com uma dúvida. Eu preciso ligar a bomba e o fan, porém não tenho certeza qual devo ligar onde. Já vi recomendações pra ligar a bomba no conector de CPU_FAN e a ventoinha no conector SYS_FAN.

É isso mesmo ou tem outra configuração melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott @y4g0

Bom dia pessoal. Só pra dar um retorno pra vocês, e falar um pouco da experiência que tive. Instalei sábado passado o Maelstrom 120mm e o resultado foi muito bom!

 

Montei o radiador com as mangueiras posicionadas para baixo, conforme manda o manual, e o fan para fora (parte traseira do gabinete). A instalação foi incrivelmente fácil na plataforma AM4, mas se faz necessária uma chave phillips (fenda deve servir). São apenas 3 kits de 4 parafusos (um prendendo o backplate da placa-mãe, um prendendo semi-círculos metálicos à bomba e o último kit é apertado com os dedos mesmo, fixando a bomba no primeiro kit da backplate). O conjunto é bastante compacto e a mangueira é flexível, então ficou adequado ao meu gabinete mid e placa-mãe micro-ATX.

 

Com relação aos conectores (minha principal dúvida) o manual traz uma lista de "prioridades". Seguindo-a, conectei a bomba no CPU_FAN e a ventoinha no SYS_FAN. Feito isso, procedi um ajuste básico na BIOS, deixando o CPU_FAN com o máximo de sensibilidade térmica e agressividade no funcionamento. Já no SYS_FAN, acatei a sugestão de um perfil moderado/agressivo feita pelo calibrador de fan da BIOS mesmo.

 

Finalmente, aos resultados: com o cooler box do 1500X (Wraith Spire No Led) rodando o teste In-place large FFTs do Prime95 as temperaturas estavam chegando facilmente aos 91 graus em cerca de 10 minutos (eu encerrava o teste por precaução já que a temperatura máxima de operação  é 95 graus). Já com o Maelstrom deixei o teste rodando por quase uma hora e a temperatura ficou estável entre 70 e 72 graus, num pico de 74 graus nos primeiros 4 min. Lembrando que o processador estava trabalhando em overclock a 3900MHz e 1.4v! Já nos jogos (AC Odyssey por exemplo) mesmo no calor danado que fez esse fim de semana aqui no Rio, a temperatura máxima que registrei foi 52 graus.

 

Resumindo, super recomendo!

Um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!