Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros,

Hoje recebi as peças de um novo computador que comprei na KABUM, mas ele simplesmente não liga. Abaixo descrevo os passos que segui e minha conclusão sobre o problema num email que enviarei à KABUM amanhã, mas gostaria de discutir minha situação aqui no fórum. 

O computador possui:

Processador core i5 9400f 

2x8 Corsair Vengeance LPX 2400MHz

placa-mãe Asus b250m plus/br prime

GTX 1060 6GB EVGA

Fonte Corsair CX550 80plus bronze

Ssd 240gb Kingston

Hd 1TB 

Gabinete aerocool 500

Segue o e-mail 

Olá, Meu problema é com ralação ao pedido xxxxxxxxx. Comprei todas as peças para montar um novo computador e depois de montado ele simplesmente não liga. Possuo certa experiência técnica em montagem de computadores e realizei alguns testes para tentar definir a raíz do problema. Apenas alguns Leds na placa-mãe acendem quando conectado à energia Mas ao apertar o botão Power do gabinete nada acontece. Assim, verifiquei primeiramente se a pinagem do painel frontal do gabinete estava devidamente conectada à placa-mãe conforme dita o datasheet fornecido pelo fabricante. Tudo estava nos conformes. Depois disso, retirei componente por componente até deixar somente o básico para ligar o computador, e à cada componente retirado (Placa de vídeo, ssd, HD) fui realizando novos testes, todos foram falhos. No final, deixei apenas um pente de memória e o processador conectados. Assim, para garantir que o gabinete não estivesse defeituoso e influenciasse o teste, também tentei ligar diretamente da placa-mãe e nada de funcionar. Retirei também o pino 12v de alimentação do processador e nada de funcionar, nem as fans ligavam (seja do processador, fonte ou do gabinete conectada à placa-mãe). Realizei diversas pesquisas e percebi que há relatos de que esse modelo de placa-mãe possui a entrada para o pino 12v invertida com relação à fonte, assim eu não conseguiria ligar o PC nunca em condições normais. Outra é que os pinos de Power switch e reset switch são invertidos, mas também tentei ligar diretamente e não funcionou. Dessa forma penso que a raíz do problema são 3:

1- A fonte está defeituosa.

2- O pino 12v de alimentação do processador na placa-mãe está invertido.

3- A bios da placa-mãe não está atualizada e ela não reconhece o processador (este comprado no pedido).

Assim, gostaria de saber como proceder para solucionarmos este problema e se a troca/devolução de algum componente defeituoso é possível. Gostaria também de parabenizar a velocidade de entrega do pedido e ficaria muito satisfeito em ficar contente também com a solução desta situação. Grato,

Gabriel.

Postado
31 minutos atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

Possuo certa experiência técnica em montagem de computadores

O que seria "certa experiência"?
Acredito que essa placa-mãe não suporta seu processador, não? Veja a lista de CPUs suportadas no site do fabricante
Você tem 1 semana para devolver a placa-mãe por 'arrependimento', devolva e pegue uma compatível.
Fez esse teste? Assim descarta problema com a fonte (que sinceramente acho bem improvável, considerando a marca e ter sido recém comprada)

• Curtir 1
Postado

Tive um problema recente com incompatibilidade de bios também.

Mas era uma H61 com uma RX580 8gb.

Quando a rx580 estava conectada na placa-mãe, tudo ligava, mas não dava vídeo. Quando você diz que alguns leds ligam, o problema é igual?

Precisei atualizar a bios.

Possivelmente seu problema seja bios também, visto que esses processadores lançaram agora.

Postado
6 horas atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

placa-mãe Asus b250m plus/br prime

Aí está o problema.

Esta placa não é compatível com seu processador.

Entre em contato com a Kabum e tente troca-la por alguma com chipset da série 300.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 "Certa experiência" seria há uns 5 ou 6 anos atrás costumava fazer uns trampos consertando PC dando assistência técnica um tanto quanto básica. (Limpeza de peças, limpando contatos, montando) Estudei um tanto de eletrônica geral e sei bem a função de certos componentes. Não tive condições de fazer o teste do clip pois tive que viajar e só retornarei domingo. Atualizarei o tópico ao receber resposta da KABUM e o concluierei quando fazer o PC funcionar.

Aos demais, agadeço fortemente pela resposta ao tópico. No mais, é comum o problema de incompatibilidade da placa-mãe com o processador não deixar ligar nada no PC? Pensei que se o problema fosse de fato essa incompatibilidade o PC ligaria ao menos as FANS ou entrasse na BIOS da MOBO. O que vocês acham?

Postado
1 hora atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

"Certa experiência" seria há uns 5 ou 6 anos atrás costumava fazer uns trampos consertando PC dando assistência técnica um tanto quanto básica. (Limpeza de peças, limpando contatos, montando) Estudei um tanto de eletrônica geral e sei bem a função de certos componentes. Não tive condições de fazer o teste do clip pois tive que viajar e só retornarei domingo. Atualizarei o tópico ao receber resposta da KABUM e o concluierei quando fazer o PC funcionar.

Pode crer, as vezes é a experiência e autoconfiança que nos passa a perna mesmo. Cuida pra não passar o prazo de 1 semana porque se bobear podem querem encrencar.

1 hora atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

Aos demais, agadeço fortemente pela resposta ao tópico. No mais, é comum o problema de incompatibilidade da placa-mãe com o processador não deixar ligar nada no PC? Pensei que se o problema fosse de fato essa incompatibilidade o PC ligaria ao menos as FANS ou entrasse na BIOS da MOBO. O que vocês acham? 

O sintoma varia bastante dependendo da plataforma e mesmo modelo. As vezes ameaça ligar, dá 2 segundos de girada nos fans e desliga, as vezes fica ligado e não dá nenhum outro sinal, as vezes avisa com beeps problema com o processador e por aí vai. Constatado que é incompatível ficar querendo achar outro problema antes de sanar esse é procurar cabelo em ovo. Boa sorte e um abraço!

Postado

@Shaman93 Entendo. Pois é, no meu tempo de montador somente ter o Socket compatível e se a fonte segurasse a potência necessária do PC já tava de boas. De toda forma estou falando com o suporte da KaBuM neste momento e estou a decidir se troco o Processador ou a placa-mãe. Achei os preços da placa-mãe um tanto quanto mais caros, mas agora tenho medo desta minha placa-mãe (b250M) também ter esses problemas de pinagem que outras pessoas relataram. Talvez a jogada mais segura seja trocar a placa-mãe, mesmo tendo o preço um pouco mais salgado. Vocês conhecem ou recomendariam alguma placa-mãe que fosse compatível com este processador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!