Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um i5 6600, uma 1050 4gb e 16gb DDR4, em alguns jogos pesados na cpu, o i5 chega quase 100% e em outros chega aos 100%, adquiri uma 1060 6gb, porém ela ainda não chegou, com ela poderei subir os gráficos que não atingia com a 1050 e apareceu um Ryzen 5 1600 em promoção, e eu boletei junto com uma mobo, antes de pagar queria saber se vale este upgrade de cpu (i5 6600 para Ryzen 5 1600), ou meu i5 6600 vai levar a 1060 ?

Postado

Vai notar diferença só se o seu processador estiver com 100% de uso em jogos e estiver tendo drops muito grandes nos fps. Se forem jogos cpu bound e que usem mais de 4 núcleos, você poderá não notar ganho nos fps maximos, mas notará aumento nos fps minimos. Mas isso depende muito jogo em questão.

Eu acabei de sair de i5 3570k e fui pra um R5 1600 tb, e testei 2 jogos até então. BF1 multiplayer e destiny 2. No Destiny 2 não tive ganho de desempenho, continuo tendo drops na casa dos 60~65 fps. em certas areas passa de 120 se deixar desbloqueado. (ja era assim antes)

Já no BF1, eu tinha queda pra casa dos 30~40 fps com bastante frequencia. Agora não cai pra menos de 65fps, ficando uma média de 70~90 fps com as configurações que eu havia feito. Ou seja, tive um ganho muito bom nesse jogo saindo do i5 4/4 e indo para o R5 6/12.

Eu fiz um overclock leve nesse R5, colocando ele em 3.8GHz. Nessa sua placa-mãe você vai rodar ele em stock de 3.6GHz mesmo pois a placa A320 não suporta overclock.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, Angern disse:

@denis.alves.f a marca é sim, mas muito provavelmente pelo preço dela daria pra você pegar uma b350gt3 que é muito mais placa que ela, lá na terabyte

A terabyte tem bom estoque, porém não entregam na minha região, acho que vou pegar uma placa b350gt3 que você indicou, assim tenho possibilidade de overclock.

7 horas atrás, =insane= disse:

Vai notar diferença só se o seu processador estiver com 100% de uso em jogos e estiver tendo drops muito grandes nos fps. Se forem jogos cpu bound e que usem mais de 4 núcleos, você poderá não notar ganho nos fps maximos, mas notará aumento nos fps minimos. Mas isso depende muito jogo em questão.

Eu acabei de sair de i5 3570k e fui pra um R5 1600 tb, e testei 2 jogos até então. BF1 multiplayer e destiny 2. No Destiny 2 não tive ganho de desempenho, continuo tendo drops na casa dos 60~65 fps. em certas areas passa de 120 se deixar desbloqueado. (ja era assim antes)

Já no BF1, eu tinha queda pra casa dos 30~40 fps com bastante frequencia. Agora não cai pra menos de 65fps, ficando uma média de 70~90 fps com as configurações que eu havia feito. Ou seja, tive um ganho muito bom nesse jogo saindo do i5 4/4 e indo para o R5 6/12.

Eu fiz um overclock leve nesse R5, colocando ele em 3.8GHz. Nessa sua placa-mãe você vai rodar ele em stock de 3.6GHz mesmo pois a placa A320 não suporta overclock.

É isso que enfrento em alguns jogos que pesam na CPU, muitas vezes o processador fica sem folga a 100% apresentando travadas. Os Ryzen pelo que pesquisei por terem mais cores e threads conseguem trabalhar com bastante folga, mesmo que perdendo em FPS para o I5 8400, mas são mais consistentes os frame times.

Postado

eu trocaria por um i7 1151 e não faria essa burrada de ir pros AMD

• Coordenador
Postado
5 minutos atrás, =BLW=Pablo disse:

eu trocaria por um i7 1151 e não faria essa burrada de ir pros AMD

Poderia explicar por que comprar processador AMD seria "burrada"?

Postado
2 minutos atrás, KairanD disse:

Poderia explicar por que comprar processador AMD seria "burrada"?

Com certeza posso explicar

Como o pessoal da chipart diz "O pior fanboy do mundo é o fanboy da AMD"

O processador tem 40 núcleos, 120 threads e perde pra intel de mesmo preço fácil

• Coordenador
Postado

@=BLW=Pablo Imaginei que você citaria a ChipArt. Por mais que eu respeite o trabalho dos caras de muitas formas, eles disseram coisas bem controversas aí e em outros vídeos. Os Core i5 de 7ª Geração eram péssimas opções de compra e os de 8ª Geração ainda são questionáveis. Aqui está a explicação:

Em 20/08/2018 às 10:32, KairanD disse:

Sinceramente, acho absurdo o Core i5 8400 ter valor superior ao do Ryzen 5 2600.

Levando em consideração que a maioria dos monitores são de 60 Hz ou 75 Hz, a vantagem na taxa média de FPS que o Core i5 teria em jogos - com placas de vídeo topo de linha, já que com as intermediárias a diferença é bem pequena ou inexistente - não conduz a qualquer benefício prático, já que o Ryzen vai ser capaz de entregar taxas que já superam o limite de frequência do monitor. E isso considerando Full HD, já que o aumento da resolução para 1440p ou 4K joga muito mais peso na placa de vídeo e o processador torna-se menos relevante, sendo a diferença praticamente nenhuma.

Ainda temos, a favor do Ryzen:

• Flexibilidade muito maior para trabalhos diversos, sendo um processador do tipo "pau para toda obra". Enquanto o Core i5 8400 não se dá muito bem em tarefas como streaming, o Ryzen 5 2600 serve para tudo e é claramente superior em renderização e coisas do tipo. Isso também o torna mais "future proof";
  • Cooler decente, superior ao fornecido pela Intel no Core i5 8400 box;
  • Possibilidade de fazer overclock, de forma fácil e até com cooler stock, mesmo com placas-mãe simples (B350). Aquela diferença na taxa de FPS pode ser significativamente reduzida, além de ter aprimoramento do desempenho geral. O Core i5 8400 tem o multiplicador travado;
  • Suporte para a plataforma AM4 até 2020.

Na minha opinião, geralmente não há razão para recomendar esses Core i5 de 8ª Geração. Você paga o mesmo valor que pagaria em um kit com Ryzen 5 2600 (ou até mais) e leva para casa um processador que não vai trazer benefícios práticos (na maioria dos casos) quando comparado ao AMD.

Os novos Core i5 são ótimos processadores e podem ser utilizados para construir máquinas de desempenho muito consistente, mas acabam ofuscados por todos os benefícios que o Ryzen 5 2600 oferece. Pelo menos são recomendáveis, já que os Core i5 de 7ª Geração eu vejo como verdadeiras bombas em termos de custo x benefício, considerando tanto concorrentes da AMD quanto da própria Intel.

Tenho um Core i5 4670K - que, ironicamente, em stock, consegue superar um Core i5 7400 - e adoro ele. Pretendo manter por mais tempo. Mas não recomendaria processador Intel atualmente, exceto em casos muito específicos (no segmento ultra low end, os Pentium ainda aparecem como opções viáveis, enquanto no segmento high end os Core i7 são imbatíveis para altas taxas de FPS em monitores 144 Hz).

Sou fanboy do meu bolso e compro e recomendo sempre pensando em custo x benefício. Na época dos processadores FX, eu praticamente só recomendava Intel. Agora a coisa inverteu. Nas configurações que tenho montado, são raras as ocasiões em que recomendo Intel, já que dificilmente há razão para tal.

• Curtir 2
Postado

um I7 7700 resolveria o teu problema, e ainda economizaria uma placa-mãe, na pior das hipóteses tu teria que no máximo atualizar a bios

Postado

Esquece esses caras da chipart, pelo amor... eles são haters descarados da amd e fanboys da intel, não é novidade pra quase ninguém isso.

No ramo deles, (tanto como loja, como "youtubers") imparcialidade é fundamental, e isso eles não tem.

A única coisa que eu concordo (em partes) com eles é que fanboy da AMD é o pior que existe, mas eles sendo haters da própria, não são diferentes. É aquela velha..."o sujo falando do mau lavado".

Eu não discordo quem em jogos um bom i5 de oitava ou nona geração seja muito bom em desempenho, problema é o custo beneficio péssimo. o preço de um 9600k é quase o preço de um Ryzen 7 2700X (só pra citar 1 exemplo...)

Ouvi alguém comentar em outro fórum que a Kabum parece ter importado placas MSI AM4 e que em alguns dias podem aparecer por lá. Quem ainda não comprou, seria legal esperar alguns dias só de curiosidade...

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, =insane= disse:

No ramo deles, (tanto como loja, como "youtubers") imparcialidade é fundamental, e isso eles não tem.

Compraram uma tonelada da porcaria do G4560 e aí pra não ficarem no preju tem que meter o caô nos clientes. Só ver a (baixíssima) diversidade de produtos que tem disponíveis, quase tudo '0 produtos' ou 'indisponível' que fica claro que o objetivo é lucrar o máximo possível e não oferecer possibilidades pros compradores. Realmente vergonhoso. Apesar disso há que se admitir que no marketing os caras mandam bem, quase 1,5 milhão de inscritos no Youtube. Tenso que acaba sendo plataforma pra espalhar a parcialidade deles, mas melhor pra nós que escolhemos por análises técnicas e não por popularidade 😉

18 minutos atrás, =insane= disse:

Ouvi alguém comentar em outro fórum que a Kabum parece ter importado placas MSI AM4 e que em alguns dias podem aparecer por lá. Quem ainda não comprou, seria legal esperar alguns dias só de curiosidade...

Valeu pela dica, bro! Vou ficar no aguardo...

Postado
1 hora atrás, Bruno Sotero disse:

@denis.alves.f

Então, eu esperaria chegar a sua placa de vídeo.

Pois tendo uma melhor placa de vídeo, você consegue subir os gráficos, e tirar um pouco o peso do processador.

O seu i5 é muito bom, talvez de uma boa melhora de desempenho.

Ela chegou, nos jogos pesados em cpu o i5 gargala, como The Witcher 3 e GTA 5. Fiz até um vídeo testando.

Postado
34 minutos atrás, denis.alves.f disse:

Ela chegou, nos jogos pesados em cpu o i5 gargala, como The Witcher 3 e GTA 5. Fiz até um vídeo testando.

Muuuuuito de leve, mal dá pra chamar isso de gargalo...
O gargalo não é só o processador chegando a 100%. Você também deve observar uma queda nos FPS, travada e/ou diminuição expressiva do uso da GPU. Isso praticamente não ocorre. Talvez ganhe alguns frames em alguns momentos com o R5 1600, mas a diferença vai ser muito sutil.

Postado
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Muuuuuito de leve, mal dá pra chamar isso de gargalo...
O gargalo não é só o processador chegando a 100%. Você também deve observar uma queda nos FPS, travada e/ou diminuição expressiva do uso da GPU. Isso praticamente não ocorre. Talvez ganhe alguns frames em alguns momentos com o R5 1600, mas a diferença vai ser muito sutil.

Acho que vou segurar mais meu i5 6600, deixar para trocar na próxima geração de jogos, que deve sair em 2020.

• Curtir 1
Postado
Em 11/02/2019 às 10:50, denis.alves.f disse:

Acho que vou segurar mais meu i5 6600, deixar para trocar na próxima geração de jogos, que deve sair em 2020.

se eu estivesse nessa situação, eu ficaria na espera de aparecer um i7 7700 ou 7700k em preço bom, de preferência o K pois mesmo em stock ele rende mais que o sem k.

Como tu pode ver nesse vídeo

Um i7 de sétima ainda roda melhor que o melhor i5 de oitava, ou seja, ainda da um caldo legal, isso que estamos falando de frequência stock

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...