Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Moro em um prédio alugado e antigo, que não possui aterramento em nenhuma tomada (tanto é que elas ainda são no padrão de 2 pinos).

Pensei em comprar um filtro de linha/DPS Clamper Multiproteção 8 ou Upsai FHT-1200 para proteger o meu PC, mas pelo que andei lendo, com o lugar onde se mora não tendo aterramento, usar tais aparelhos seria praticamente inútil, o mesmo que não usar nada.

A informação realmente procede? E se sim, que método alternativo de proteção eu poderia utilizar sem ter aterramento?

Agradeço desde já para quem puder me ajudar!

Postado
11 horas atrás, faller disse:

Parte da proteção fica prejudicada sem aterramento mas outra parte não. Sempre vale a pena usar com aterramento ou não..

Obrigada! Mas que tipo de proteção eu teria sem aterramento? Contra raios, não, né?

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, MariSchneider12 disse:

Obrigada! Mas que tipo de proteção eu teria sem aterramento? Contra raios, não, né?

Teria a proteção contra surtos de tensão no modo diferencial, isto é, aqueles que se estabelecem entre fase e neutro, derivados, em sua maioria, pelo chaveamento da rede elétrica, pelo desligamento e ativação de máquinas, de motores em geral, desde seu liquidificador até o motor do elevador, ai no seu prédio até motores mais pesados de alguma serralheria ai de perto.  

O que terias parcialmente seria a proteção contra distúrbios derivados de descargas elétricas, raios e derivados, embora o fio neutro possa agir de um modo assemelhado ao de um fio de aterramento. É importante que se use um bom filtro de linha com varistores entre fase e neutro, entre fase e terra e entre terra e neutro..

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
Em 09/02/2019 às 21:29, faller disse:

Teria a proteção contra surtos de tensão no modo diferencial, isto é, aqueles que se estabelecem entre fase e neutro, derivados, em sua maioria, pelo chaveamento da rede elétrica, pelo desligamento e ativação de máquinas, de motores em geral, desde seu liquidificador até o motor do elevador, ai no seu prédio até motores mais pesados de alguma serralheria ai de perto.  

O que terias parcialmente seria a proteção contra distúrbios derivados de descargas elétricas, raios e derivados, embora o fio neutro possa agir de um modo assemelhado ao de um fio de aterramento. É importante que se use um bom filtro de linha com varistores entre fase e neutro, entre fase e terra e entre terra e neutro..

Obrigada novamente! Uma última dúvida: esses modelos que eu citei, Clamper Multiproteção 8 e Upsai FHT-1200, possuem os requisitos que você mencionou?

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, MariSchneider12 disse:

Obrigada novamente! Uma última dúvida: esses modelos que eu citei, Clamper Multiproteção 8 e Upsai FHT-1200, possuem os requisitos que você mencionou?

Sim, ambos tem, cheque você mesmo ai nas figuras. Tem de ter ao menos 3 varistores, certo???

FHT1200 da Upsai:

image.png.3a5c119e78eb61b475281d5a9e2f4cff.png

Multiproteção da Clamper

ClampersemcontadoreClampercomcontadordes

iClamper de 5 tomadas

image.png.e5abb69fccd1ccb3287ff2087c62c5c0.png

Os varistores são aqueles azuizinhos..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 11/02/2019 às 09:56, faller disse:

Sim, ambos tem, cheque você mesmo ai nas figuras. Tem de ter ao menos 3 varistores, certo???

FHT1200 da Upsai:

image.png.3a5c119e78eb61b475281d5a9e2f4cff.png

Multiproteção da Clamper

ClampersemcontadoreClampercomcontadordes

iClamper de 5 tomadas

image.png.e5abb69fccd1ccb3287ff2087c62c5c0.png

Os varistores são aqueles azuizinhos..

Mais uma vez, obrigada!

Naverdade, o modelo da Clamper que eu me referia era este: http://www.clamper.com.br/product/clamper-multiprotecao-8/

Mas pelo que vi na ficha técnica, ele também possui os varistores que você falou, então posso comprar tranquilamente.

• 1 ano depois...
Postado

@faller meu problema é o mesmo da autora do tópico.

Estou pra adquirir o Clamper Multiproteção 8.

Porém minhas tomadas de casa são 2 pinos.

Vi que o Clamper Energia + Ethernet possui o sistema SLFP, que garante proteção mesmo na ausência de sistema de aterramento, mas isso é voltado para os plugues do cabo de rede e não para tomada, correto?

• 5 meses depois...
Postado
Em 15/02/2020 às 20:39, Andrei ZP disse:

@faller meu problema é o mesmo da autora do tópico.

Estou pra adquirir o Clamper Multiproteção 8.

Porém minhas tomadas de casa são 2 pinos.

Vi que o Clamper Energia + Ethernet possui o sistema SLFP, que garante proteção mesmo na ausência de sistema de aterramento, mas isso é voltado para os plugues do cabo de rede e não para tomada, correto?

Prezado boa tarde,

Pelo que eu entendi lendo diversos posts aqui no fórum e vídeos no Yotube da própria Clamper e através de e-mails trocados com a assistência técnica do fabricante do mesmo, bastaria você trocar a sua tomada de 2 pinos (aqui no apto é o mesmo problema - prédio com mais de 60 anos) e plugar o filtro de linha da Clamper (não use adaptador-adaptador pode ter folga). Ele possui uma proteção diferencial: Fase/Neutro e Fase/Fase, além é claro do: Fase/Terra e Neutro/Terra que no seu caso e no meu caso não vai funcionar.

Somente mais 2 detalhes: Ela não fabrica mais o Clamper Multiproteção 8 + DPS, foi substituído pelo iClamper Multiproteção 8 + DPS e o motivo é o seguinte: o DPS tem vida útil, à medida que vão surgindo surtos na linha ele vai absorvendo e se degradando até o led de indicação Ativo se apagar. Sendo que nos modelos antigos ficava passando corrente no DPS (foi o que eu entendi) e já nos modelos novos é interrompido a passagem de corrente. Agora estou tentando tirar com eles a seguinte dúvida: E o aparelho continua funcionando como um bom filtro de linha ou morre de vez.

Outro detalhe o led de aterramento foi eliminado. Agora só possui o led de vida útil do DPS.

Muitas lojas continuam anunciando o produto como Clamper e com fotos antigas, mas na hora de entregar, entregam o iClamper novo (tanto com 8 e com 5 tomadas). 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!