Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reincidência de placas mãe defeituosas


WOZ Dods

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência muito negativa com compras de componentes este ano.

 

Observem que sou técnico de manutenção de computadores com uma vida inteira de experiência no ramo, e mesmo assim sempre pesquiso e estudo para me manter atualizado, em especial quando começando a trabalhar com novas plataformas/tecnologias (como foi no caso dos Ryzen, que tem muitas peculiaridades).


No mês de dezembro passado comprei os componentes para montagem de um computador para um cliente na loja Pichau. Tudo chegou rapidamente e sem maiores problemas como é de costume com esta loja, porém a placa-mãe veio morta (sem post, não ligava com nenhuma fonte, processador, memória ou placa de vídeo que eu tentasse, e tentei com mais de um de cada). Esta montagem foi baseada no socket AM4, e por já saber que a segunda geração de Ryzen pode não ser compatível com algumas placas mãe (exceto as de chipset mais robusto ou que tem o adesivo "2000 series compatible", que era justamente o caso dessa MB), já tinha em mãos um processador da primeira geração para fazer o update de BIOS. Ainda sim, definitivamente a placa-mãe estava morta. A loja não retornou o pedido de RMA até a presente data, não está disponível para ligações e emails. Como o cliente tinha urgência (era um presente de natal) acabamos optando por comprar outra placa e aguardar o contato da Pichau. Antes de devolver a placa-mãe para o cliente para que este acionasse a garantia (o computador já montado, entregue e funcionando perfeitamente), observei que o número serial da placa e da caixa da mesma não batiam. Suspeito isso...