Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reincidência de placas mãe defeituosas


WOZ Dods

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência muito negativa com compras de componentes este ano.

 

Observem que sou técnico de manutenção de computadores com uma vida inteira de experiência no ramo, e mesmo assim sempre pesquiso e estudo para me manter atualizado, em especial quando começando a trabalhar com novas plataformas/tecnologias (como foi no caso dos Ryzen, que tem muitas peculiaridades).


No mês de dezembro passado comprei os componentes para montagem de um computador para um cliente na loja Pichau. Tudo chegou rapidamente e sem maiores problemas como é de costume com esta loja, porém a placa-mãe veio morta (sem post, não ligava com nenhuma fonte, processador, memória ou placa de vídeo que eu tentasse, e tentei com mais de um de cada). Esta montagem foi baseada no socket AM4, e por já saber que a segunda geração de Ryzen pode não ser compatível com algumas placas mãe (exceto as de chipset mais robusto ou que tem o adesivo "2000 series compatible", que era justamente o caso dessa MB), já tinha em mãos um processador da primeira geração para fazer o update de BIOS. Ainda sim, definitivamente a placa-mãe estava morta. A loja não retornou o pedido de RMA até a presente data, não está disponível para ligações e emails. Como o cliente tinha urgência (era um presente de natal) acabamos optando por comprar outra placa e aguardar o contato da Pichau. Antes de devolver a placa-mãe para o cliente para que este acionasse a garantia (o computador já montado, entregue e funcionando perfeitamente), observei que o número serial da placa e da caixa da mesma não batiam. Suspeito isso...

 

Semana passada, nova experiência negativa, desta vez com a loja Kabum. Um cliente comprou várias placas mãe para o upgrade dos computadores de seu escritório, bem como processadores, SSDs, coolers e GPUs. Mais uma vez, foram escolhidos processadores Ryzen, porém 1ª geração (Ryzen 7). Todas as 5 placas mãe da Gigabyte funcionaram perfeitamente, sem qualquer contratempo. Restou apenas um último computador a ser montado, o que seria o mais robusto de todos. A placa-mãe escolhida para ele foi uma Asus de chipset superior. Eis que a placa-mãe não deu post. Revisei a montagem, testei com outros componentes (memória, processador GPU e fonte, reset de bios também), fiz o teste fora do gabinete para descartar problemas de montagem, sem sucesso. A placa-mãe liga, mas não dá post, não alimenta os USBs, não apita e não dá qualquer sinal de vida além de alimentar os LEDs e fans. Prevejo agora a mesma novela para acionar a garantia.

 

Nunca, em centenas de computadores montados ao longo da vida, tive problema com placas mãe queimadas de fábrica. Nem uma única vez! Agora tive duas vezes em um curto período. São fabricantes e chipsets diferentes, compartilhando apenas o socket em comum. Até a aquisição foi feita em lojas distintas. Fico curioso se alguém mais tem experimentado algo similar. Penso se seria apenas coincidência, se seria um problema recorrente da plataforma Ryzen ou se as lojas estão cometendo erros, seja na má procedência, no armazenamento, no manuseio ou no transporte.

 

Alguém mais vivenciou algo do tipo? Tiveram algum parecer técnico dos fabricantes no acionamento da garantia? A loja deu alguma pista da razão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A loja não retornou o pedido de RMA até a presente data, não está disponível para ligações e emails.

Quer dizer que vai completar perto de 2 meses que você está se incomodando pra conseguir um RMA com eles e além de não responderem estão indisponíveis por qualquer canal de comunicação? Putz, estou pra adquirir um PC e vou pensar 2 vezes antes de pegar na Pichau...

 

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

observei que o número serial da placa e da caixa da mesma não batiam. Suspeito isso...

Não manjo muito, mas acho que não necessariamente. Recentemente comprei um teclado da Razer e um mouse da Logitech e em ambos também rolou isso, serial da etiqueta e da caixa diferentes. O mouse inclusive tive problema e acionei o RMA da Logitech, que foi excelente e prontamente me substituiu ele.

Uma dúvida, qual a fabricante da placa da Pichau? (você esqueceu de mencionar) Asus também?
Já tive uma experiência muito chata com RMA deles. Se recusaram a substituir uma placa com 3 meses de uso, alegaram mal uso. Supostamente um risquinho que eu teria feito na parte traseira da placa. Instalei e removi a placa com o maior cuidado do mundo, até usando luva emborrachada, inspecionei a placa antes de enviar, limpei toda poeira com ar comprimido e não vi risquinho nenhum... Aí fica a palavra dos caras contra a minha. Só sei que fico com pé extremamente atrás de comprar outra placa-mãe deles. Dando uma pesquisada vi vários relatos de situações parecidas. Fica bem chato, ainda mais porque todos os meus PCs desde que me conheço por gente tiveram placa-mãe Asus. Agora não mais.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não manjo muito, mas acho que não necessariamente. Recentemente comprei um teclado da Razer e um mouse da Logitech e em ambos também rolou isso, serial da etiqueta e da caixa diferentes. O mouse inclusive tive problema e acionei o RMA da Logitech, que foi excelente e prontamente me substituiu ele.

Recomendei isso hoje ao cliente, mas essa diferença nos seriais me deixa com a suspeita de produto adquirido por vias secundárias, seja refurb ou paraguai..

 

32 minutos atrás, Shaman93 disse:

Uma dúvida, qual a fabricante da placa da Pichau?

Asrock, chipset a320

 

33 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se recusaram a substituir uma placa com 3 meses de uso, alegaram mal uso.

Acionou o PROCON ou JEC? Nessa circunstância eu faria isso, pois apesar de a fabricante ter algum argumento, o que vale é o código do consumidor.

 

Nunca tive problemas com a Asus. Não é minha marca de preferência (acho tão boa quanto MSI e Gigabyte), mas sempre compro componentes da Asus sem dificuldades. Foi a primeira vez que vi placa-mãe vir queimada... Esperaria isso da Biostar ou da Asrock (tanto que não me assustei no caso anterior), mas ter acontecido isso com esta marca me deixou muito receoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!