Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou ás voltas com um Ryzen 7 1800X com superaquecimento e estou trocando 3 FAN genéricos do gabinete por AKASA Viper 120mm, mas fiquei em dúvida porque achei um cabo splitter 4 pinos com PWM e constatei que parece que tem apenas 3 cabos, será que controlará o PWM que vem na placa-mãe ASROCK X470 Master SLI(tem duas Sys FAN disponíveis de 2A).

O cabo é esse:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Postado

A minha placa, uma Asus, permite essas ligações de fans, mas apenas um será controlado, já essa marca tem que consultar o manual.

Procure instalar sempre ventoinhas idênticas e em número par (aspirar e expirar) para haver um equilibrio na pressão interna.

Postado
25 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia, estou ás voltas com um Ryzen 7 1800X com superaquecimento e estou trocando 3 FAN genéricos do gabinete por AKASA Viper 120mm, mas fiquei em dúvida porque achei um cabo splitter 4 pinos com PWM e constatei que parece que tem apenas 3 cabos, será que controlará o PWM que vem na placa-mãe ASROCK X470 Master SLI(tem duas Sys FAN disponíveis de 2A).

O cabo é esse:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Nunca utilizei este tipo de splitter, mas pela lógica acredito que esteja correto. O 4° pino seria para a medição da rotação e já que todos irão funcionar com a mesma RPM não faz sentido medir todos os fans. Assim, o 4° pino estaria presente somente no fan "principal" e o parâmetro medido seria a referência para o PWM da placa-mãe. Nos demais splitters com 4 pinos que verifiquei ocorre esta mesma configuração. Só certifique que sua placa-mãe possui PWM no SYS_Fan, algumas mesmo com 4 pinos não possuem esse controle de rotação.

Postado
2 horas atrás, Erso disse:

placa-mãe possui PWM no SYS_Fan

Pelo que eu deduzi ate agora, as 4 saidas de 4 pinos podem ser controlada de várias formas, com base na temperatura CPU, temperatura da MB e a outra não lembro, a espectativa é diminuir o ruído, meu gabinete parece um avião decolando, tem 3 FAN rodando na máxima. Posto o resultado quando tudo chegar. Comprei dois, vou combinar dois FAN AKASA (um na frontal e outra na base entrando) e mais dois AKASA(1 traseiro e um no topo, saido ar)

Postado

Eu tinha um Thermaltake Volcano em um processador AMD, não lembro o modelo, e havia uma pequena tira metálica colocada entre o processador e o dissipador a fim de medir a temperatura e com isso ajustar a rpm.

Eu morava em um sobrado, à noite no andar de baixo (o pc ficava no de cima) ouvia-se o barulho da ventoinha que mais parecia aquelas bomba de água de prédio, mas pensei comigo, se eu ajustar a rpm pelo trimpot que foi fornecido junto, será que estou fazendo o que é mais correto? Não estaria diminuindo a vazão necessária e prejudicando o processador?

Eu nunca mexi, alterei, ou instalei nada para esse fim, sempre deixo digamos "no automático" e a ventoinha que gire de acordo com a demanda da temperatura.

Esse pensamento tem lógica, não é bem assim, o que vocês acham disso?

Postado

Boa pergunta. Nem sempre as pessoas compram uma placa-mãe ou o gabinete e atentam para o detalhe de que o conjunto CPU+MB+RAM+ perifericos deve ser resfriado.Em tempos de Ryzen pesquisei bastante antes de chegar a esse conjunto:

placa-mãe ASRock X470 master SLI, ela possibilita SLI, tem 2 CPU FAN e 2 SYS_FAN e bom VRM. Uma grande vantagem é que cada saída SYS_FAN agora é para 2 A, o que na média para um FAN possibilita uns 6 FAN cada saída(considerando uns 0,3A cada FAN).

As controladoras na MB permitem uma variação da RPM de cada FAN e pode ser usado ou a CPU, ou a MB como temperatura de corte .

E os FAN AKASA são silenciosos(tenho dois no gabinete) com possibilidade de controle PWM comandado pela placa-mãe, ou seja podem variar a RPM conforme a temperatura da CPU(ou placa-mãe ou outro parametro).

• Curtir 2
Postado

Eu nem ligo minhas ventoinhas de gabinete na placa-mãe e sim direto na fonte para que elas girem a plena rpm, prefiro ouvir um puco de ruido, que não é meu caso, mas se fosse, do que "fritar o processador".

A ventoinha do processador sempre vai fazer ruido  mais alto ou baixo, isso porque ela tem um giro alto e está muito próximo do dissipador que é aletado, ai acaba fazendo ruido, ainda  não inventaram outro sistema de ventoinha e dissipador que não faça ruido.

Sobre tudo aquecer dento de um pc, já venho falando faz tempo, por isso que as ventoinhas tem que ficar nos extremos para aspirar ar para todos os componentes e expirar da mesma forma, colocar uma no frontal do gabinete e outra na traseira é fundamental, não adianta colocar ventoinha possante no processador, ventoinha de hd, se o ar dentro do gabinete está quente.

Quer ter um pc chapado de cooler barulhento? Crie um pc split, deixe monitor, teclado e mouse dentro de um cômodo e o gabinte em outro...kkkk

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, misterjohn disse:

ainda  não inventaram outro sistema de ventoinha e dissipador que não faça ruido.

Você pode tentar um cooler No-Fan, mas eu tenho minhas dúvidas da capacidade de refrigeração desse trambolho...

Nofan-CR-95_1.jpg

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

Dando um retorno, chegaram os AKASA e os cabos splitter. Não tinha entendido bem o funcionamento, mas consultei o fornecedor e eles deram a explicação: o cabo na verdade liga sómente os sensores de rotação na placa-mãe, a energia para girar o FAN é fornecida diretamente em um molex que vem, por isso parecia que tinha cabo a menos:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan Cable Adapters&model=AK-CB002

A vantagem é que não sobrecarrega a saída PWM na placa-mãe, portanto é uma solução até para FAN de corrente maior.

• Curtir 1
Postado

Instalei o cabo spliter devidamente e funciona bem, imagino que os dois FAN ligados na mesma saída vão girar na mesma RPM, já que a controladora é a mesma. Mas o ruído agora diminui considerávelmente, troquei os FAN genéricos pelos 3 AKASA.

• Curtir 1
Postado

O fato dos fans não girarem em rotação máxima permanentemente já traz uma grande melhora no ruído e consequentemente no conforto durante a utilização, aliado ao fato de se utilizar fans com melhor desempenho.

Postado

@PedraX então deu certo controlar via PWM suas fans?

Eu to na mesma dúvida se compro um cabo destes (não tinha visto este modelo que você colocou) ou um controlador tipo estes:

HUB Deepcool para Cooler FAN FH-10

Hub Multi Cooler 10xfan 4 Pinos Pwm Cpu Molex

Minha placa é uma Asus X370 Prime Pro, e as saídas são de 1A... ou seja não posso usar apenas o cabo para controlar as fans para não sobrecarregar a placa-mãe.

Postado

Sim, a sequencia de instalação deles é bem mostrada no site da AKASA:

http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan Cable Adapters&model=AK-CB002

Mas voce só terá vantagem se os FAN forem PWM(controlados pelo comando da placa-mãe). Lógicamente todos os FAN terão a mesma RPM vinda daquela saída PWM(SYS_FAN da MB), então estude bem se os FAN vão ter um comportamento parecido:por exemplo, instalei em dois FAN de 120mm da AKASA que tiram ar do gabinete, um traseiro e outro de topo.

Outra vantagem é que os FAN são energizados diretamente no fonte ATX do PC, sem o risco de sobrecarregar a SYS_FAN.

adicionado 4 minutos depois

PS: até liguei na Guerra digital porque estranhei que o cabo marcado para ligar na placa-mãe só tinha dois fios, mas aí me esclareceram que ligava na saída sys_FAN e um molex deve ser ligado em uma saida 12V do fonte e ele que energiza o FAN.

adicionado 7 minutos depois

PS2: usar esses HUBS me parece meio complicado e caro demais.

PS3: estude bem quantos sys_FAN sua MB tem e se o fonte dispõe desses terminais de 12V(é um molex comum)

• Curtir 1
Postado

@PedraX bacana, então o meu é tudo Corsair SP120. Basicamente meu pc está assim: watercooler na traseira retirando o ar, 3 fans dianteira (com rotações diferentes via DC... mas 1 está rodando em 100%) e 1 no teto desligada.

Descobri que minhas fans são todas controladas via DC (3 pinos), eu acredito que seja o sistema parecido com o PWM (4 pinos), pois elas variam a rotação conforme a demanda.

Até abri um tópico aqui pra galera ajudar, mas como as fans voltaram do RMA e as temperaturas estão boas acabei deixando parado a ideia.

Muito obrigado pelas informações, vou pensar no seu exemplo e ver se vale ativar novamente a fan que está desligada (ou teria que deixar ela em 100% o que não gostaria).

Postado

Se puder investir em Cooler com PWM vale a pena pelo silencio. Meu PC parecia um avião decolando, troquei 3 FAN de 3 pinos Coolermaster por AKASA Viper 120 e o ruído agora é quase imperceptível.

Meu gabinete está com 5 FAN: 4 de 120 e um de 140 que eu coloquei meio de gambiarra no espaço das baias de 51/4"(aquelas de DVD). Tudo AKASA.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!