Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Otimizar fluxo de ar - Gabinente 570x


Posts recomendados

Boa tarde galera,

Caso esteja cometendo alguma irregularidade me informem.

 

Há um bom tempo acompanho o fórum e achava que tinha registro aqui, porém não lembro qual e-mail que era cadastrado.

Enfim... após muito acompanhar o fórum (tenho que fazer um post de agradecimento pelo tanto de dicas que li/leio), comprei um pc semi novo com boa parte das peças que almejava.
Minha atual configuração é:
Gabinete Corsair 570x Crystal
placa-mãe: Asus X-370-Prime PRO
Processador: Ryzen 7 1700
Cooler: Watercooler H60 Corsair
Memória RAM: Corsair LPX 3200mhz 2x8gb
Placa de Video: Sapphire Nitro+ SE RX580 8gb
SSD Kingston 120gb SSDNow 300v (sistema)
HD 1TB Seagate
Fonte Corsair TX650w
Monitor: AOC G2460PF - 144hz


Devido há um ruído nas duas fans frontais do gabinete, tive que mandá-las para o RMA da Corsair e lá estão sendo analisadas.
Surgiu a seguinte preocupação, como melhorar o fluxo de ar e fazer as ligações corretas dos coolers/fans e do watercooler??

Atualmente está desta forma - foto 1:

1_570x_fluxo1_Melhor.thumb.jpg.ad93d1b2d609260e81498de52cfbd6f6.jpg

- Fan traseiro - retirando ar de dentro do gabinete - placa-mãe Chassis1;
- Watercooler instalado no teto frontal - primeiro o radiador e depois o cooler jogando o ar para dentro - placa-mãe: CPU OPT + CPU Fan ;
- 2 fans frontais jogando ar para dentro (estão no RMA) - Chassis2 + Water Pump+;

 

 Ao meu ver o correto deveria ser - f oto 2:

2_570x_FluxoWaterTraseira.jpg.ba11c910e26b95ea8923e4c17df3c25a.jpg
- Watercooler instalado na traseira (T1) jogando ar de dentro para fora (exaustor)  - AIO Pump - Bomba Water e o W_Pump+ - Cooler do Water?; Como seria melhor radiador para dentro do gabinete ou colado no chassi do gabinente?
- 3 - Fans Frontais (F1, F2, F3) jogando ar para dentro - CPU_OPT, CHA_Fan e CHA_Fan2;

 

O que vocês acham?

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera,

 

Alguma sugestão para melhorar o fluxo? @simforoso @EdsonSM @Contiusa @Atretador @Steeveantonichen entre outros mestres que puderem ajudar.

Uma observação que esqueci de fazer é que sem os fans dianteiros a temperatura do PCH da placa-mãe está chegando aos 70graus e acontece de travar o pc... não se se é por conta dele.

 

Amanhã devo desmontar o pc e fazer um novo cable management.

 

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fans Frontais (F1, F2, F3) jogando ar para dentro - CPU_OPT, CHA_Fan e CHA_Fan2;

 


Sim, correto.

O cpu opt por convenção serviria para ligar uma fan adicional para o cooler do processador.
Mas não teria problema algum em usar para ligar fans de gabinete.
 

 

Conectores do wc

 

 

Cpu Fan: fan 
Aio Pump: bomba e verifique na bios se o controle de rotação está desabilitado
 

 

Posicionamento da fan do radiador

 

 

O posicionamento da fan atrás ou na frente do radiador não importa muito, pois geralmente a diferença de desempenho não chega a ser muito significativa.

Particularmente acho mais prático parafusar o radiador no gabinete.
Senão fica mais chato ter que alinhar os parufusos longos para prender a fan e o radiador juntos.
 

 

Fluxo de ar da fan do wc

 

 

Vai mais da preferência pessoal.

Particularmente acho melhor o wc na traseira como exaustão.
A vantagem é que o ar aquecido pelo radiador sai direto para fora do gabinete.

 Há quem prefira o wc na traseira como injeção de ar, além de fans no topo como exaustão.
Tem a suposição do wc se beneficiar do ar mais frio vindo de fora do gabinete.
Mas o ar aquecido do radiador entrar no gabinete, com possibilidade de aumentar a temperatura interna.

 

Outro problema seria a poeira, pois geralmente a grade traseira não é filtrada.
Acho que por uma melhoria de poucos graus, pode acabar não compensando um trabalho ou frequência maior na limpeza.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu A forma como você acha q é o correto (foto2) é o caminho certo mesmo. O lance que tem q pensar é o seguinte: o maior gerador de calor do gabinete é a sua VGA (sempre é). E as VGAs (os modelos não-blower) jogam o ar quente delas dentro do gabinete. A física nos diz q o ar quente é menos denso que o ar frio e portanto ele sobe. Por esse motivo radiador na parte de cima não é o mais adequado, ele vai refrigerar menos porque vai estar pegando um ar + quente. você sabiamente já instalou o WC puxando ar frio de fora, então ok pra ele, ao menos na teoria.

Agora pra fazer as mudanças, falta você dizer + dados. Seu R7 tá ficando em qual temp com carga pesada nele? A que temperatura estão os VRM da mobo nessa mesma situação? você ta rodando stock ou OC nele?

A mobo em 70ºc no PCH é relativamente alto, mas n deveria causar travamentos, pode ser o VRM. Se o PCH tá 70º pela falta das fans frontais, então antes de elas irem pro RMA, tava tudo tranquilo? O pro é q o teu WC tá puxando ar frio de fora, resfria no radiador e joga o ar (agora quente) em cima da tua mobo, pra dentro do gabinete. Só que ao mesmo tempo a tua VGA tb tá jogando ar quente dentro, então tá ficando meio q um forno ai na região da mobo.

Então o q eu faria (estou dando pitaco sem antes você responder as minhas questões, tenha isso em mente): Enquanto as FANS n chegam do RMA, se você n tiver outras fans pra substituir, eu colocaria o WC na frontal, de preferência lá em baixo, se a mangueira chegar. Depois qd as FANs do RMA chegarem, você poe o esquema q você pensou mesmo.

Outra questão crucial é: qual o teu objetivo final? Pressão positiva, negativa ou neutra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @EdsonSM! O conector W_Pump seria um auxiliar para a bomba do wc?

 

Primeiramente obrigado @Steeveantonichen ! Então o pc veio montado desta maneira da foto 1.

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

Agora pra fazer as mudanças, falta você dizer + dados. Seu R7 tá ficando em qual temp com carga pesada nele? A que temperatura estão os VRM da mobo nessa mesma situação? você ta rodando stock ou OC nele?

A mobo em 70ºc no PCH é relativamente alto, mas n deveria causar travamentos, pode ser o VRM. Se o PCH tá 70º pela falta das fans frontais, então antes de elas irem pro RMA, tava tudo tranquilo? O pro é q o teu WC tá puxando ar frio de fora, resfria no radiador e joga o ar (agora quente) em cima da tua mobo, pra dentro do gabinete. Só que ao mesmo tempo a tua VGA tb tá jogando ar quente dentro, então tá ficando meio q um forno ai na região da mobo.

Ainda não realizei nenhum teste de stress na máquina. Rodo o R7 stock (não vi necessidade de over ainda).

Joguei alguns jogos CS GO e Guild Wars 2 (que o que mais tenho jogado). Ocorre que o Guild Wars 2 tem travado ou fechado a janela do game, e quando vou ver as temperaturas a única que está "acima" seria o PCH.

Tenho monitorado as temperaturas desde que peguei o pc:

1- Com as fans frontais estavam instaladas o PCH foi no máximo a 60º, as demais medições da placa-mãe não passaram de 42º, CPU 47º, e a GPU chegou a 82º (fiz alguns ajustes no AMD Adrenaline depois disto).

2- Sem as fans frontais: PCH 70º, medições da placa-mãe 45º, CPU 54º, GPU 77º (configurei para rodar mais os fans e não deixar passar de 75º).

 

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

Então o q eu faria (estou dando pitaco sem antes você responder as minhas questões, tenha isso em mente): Enquanto as FANS n chegam do RMA, se você n tiver outras fans pra substituir, eu colocaria o WC na frontal, de preferência lá em baixo, se a mangueira chegar. Depois qd as FANs do RMA chegarem, você poe o esquema q você pensou mesmo.

Vou fazer isso, ou instalar o WC na traseira como exaustão e deixar o Fan que está no T1 no F2.

Acabei aproveitando a Black Friday da Kabum e peguei +2 Fans, porém a ideia era revender hehehehehehe (Cooler Fan Cougar 12cm LED Vermelho CF-D12HB-R + Cooler FAN Corsair 120mm Air Séries AF120).

 

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

Outra questão crucial é: qual o teu objetivo final? Pressão positiva, negativa ou neutra?

Acredito que no meu caso fique melhor com pressão positiva, por isso a ideia de 3 fans frontais jogando ar para dentro e o WC como exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o W_Pump pode ser usado para a ligar a bomba (pump).
Inclusive o controle de rotação, por padrão de fábrica, é desativado.
Apenas recomendo certificar na bios se está mesmo desativado.

 

Se precisasse, esse conector também poderia ser usado para ligar qualquer fan de gabinete.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

Ainda não realizei nenhum teste de stress na máquina. Rodo o R7 stock (não vi necessidade de over ainda).

Joguei alguns jogos CS GO e Guild Wars 2 (que o que mais tenho jogado). Ocorre que o Guild Wars 2 tem travado ou fechado a janela do game, e quando vou ver as temperaturas a única que está "acima" seria o PCH.

Ok, mas isso n deve ser temperatura de mobo q tá causando. Mobo ou VGA ou mesmo CPU travar por temperatura vai ser uma tela azul ou algo do tipo, n apenas fechar o jogo. Isso provavelmente é bug de driver ou do próprio jogo. Teste em outros jogos, principalmente jogos pesados em CPU e GPU, tipo Witcher 3, BF1 ou BFV, etc. Se nenhum outro jogo travar com tela azul, n é sobreaquecimento o problema. Se só o GW2 ficar se fechando sozinho, é claramente um problema do jogo em si.

 

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

Tenho monitorado as temperaturas desde que peguei o pc:

1- Com as fans frontais estavam instaladas o PCH foi no máximo a 60º, as demais medições da placa-mãe não passaram de 42º, CPU 47º, e a GPU chegou a 82º (fiz alguns ajustes no AMD Adrenaline depois disto).

Ok, tudo normal aparentemente. essas temps todas q você deu foi durante um jogo pesado, certo?

 

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

2- Sem as fans frontais: PCH 70º, medições da placa-mãe 45º, CPU 54º, GPU 77º (configurei para rodar mais os fans e não deixar passar de 75º).

De fato subiu um pouco sem as fans, mas nada grave a meu ver. Novamente, essas são as máximas q chegou durante um jogo pesado, certo?

 

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

Vou fazer isso, ou instalar o WC na traseira como exaustão e deixar o Fan que está no T1 no F2.

Também é uma boa ideia. você vai dar um fluxo reto.

 

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

Acabei aproveitando a Black Friday da Kabum e peguei +2 Fans, porém a ideia era revender hehehehehehe (Cooler Fan Cougar 12cm LED Vermelho CF-D12HB-R + Cooler FAN Corsair 120mm Air Séries AF120).

Ai tu q sabe hehe. Eu acho q as originais do teu gabinete vai ficar melhor, porque mantém o padrão. A n ser q você use só até chegar as do RMA e revenda depois, mas aí n vai revender 0 bala.

 

21 horas atrás, Gustavinhu disse:

Acredito que no meu caso fique melhor com pressão positiva, por isso a ideia de 3 fans frontais jogando ar para dentro e o WC como exaustão.

Cada gabinete é um caso específico e eu nunca vi esse teu ao vivo pra ter noção, mas em geral pressão positiva é melhor porque reduz a poeira, desde q todas as suas intakes estejam com filtro de poeira. A forma q você pensou na foto 2 provavelmente ja vai servir, vai ser 3 intake e 1 exaust + o WC como exaust.

Se o gabinete n tiver tantas entranhas não filtradas ou o local q você usa ele n tem muita poeira, da pra usar pressão negativa que provavelmente vai ajudar a VGA. Mas se ela com o ajuste q você fez n passa de 77 e o barulho não te incomoda, é melhor pressão positiva mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui para agradecer @EdsonSM  @Steeveantonichen!! Muito obrigado!!

 

Hoje foi o primeiro dia de férias, consegui dar uma leve organizada nos cabos e mudar a posição do WaterCooler para traseira como exaustão (parece que ficou forçando as mangueiras, mas ficou lá fixado) e passar o fan do gabinete para a posição F2 intake.

Fotos do Antes

Spoiler


3_Antes.thumb.jpg.877786ea43bfb86adfdbe333f5b5a70b.jpg

3_AntesFundo.thumb.jpg.1f4ab1ea5f25097f7a547e4fa89d69ef.jpg


 

 

Fotos do depois (ainda dá para melhorar)
 

Spoiler


4_Melho1.thumb.jpg.839733a1bffbee5c47db8dc71f3cf690.jpg

4_MelhorFundo.thumb.jpg.bf65647026f10a498300908403a7bff0.jpg


 

Steeve (vou abreviar hehehehehehe) todas as temperaturas que mandei foram rodando o GW2. Vou instalar estes outros games e ver como se comporta com a nova configuração, a princípio parece que ficou melhor. Vou fazer um novo teste a noite e depois posto o resultado.

 

O gabinete possui filtro ante poeira em toda parte frontal e também na parte superior. Caso queria ver um artigo sobre o gabinete link.

 

(observação: ainda to aprendendo a usar este modelo de fórum)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde amigos @EdsonSM e @Steeveantonichen. Ontem chegaram do RMA da Corsair os fans coolers todos SP120.

 

Vou colocar como está o "esquema" e vou precisar de ajuda.

570_17012019.jpg.d5a6ec4e05fe9392c892ae9c5553f6a2.jpg

Configuração dos conectores:

- Watercooler H60 - está com o radiador fixado na grelha e o fan jogando ar no radiador para fora. Radiador conectado no AIO_Pump em rotação máxima e Fan no CPU_FAN controlado via PWM;

- F3 - Conectado no CHA_FAN2 - está em PWM

- F2 - Conectado no CHA_FAN1 - está em PWM;

- F1 - Conectado no CPU_OPT - funcionado com rotação máxima e não tem opção na BIOS de controle dele;

- S1 - Conectado no W_Pump+ - Funcionando com rotação máxima, pois a BIOS configura AIO_Pump e W_Pump em uma unica linha, o que der de comando para 1 vai para os 2;

 

Gostaria de ver como posso deixar o 4 Fans controlados via PWM.

Pensei no seguinte:

- Watercooler - Radiador no CPU_OPT já que não tem opção na BIOS de controle e parece que ele fica no máximo e o Fan no CPU_FAN em PWM;

- Colocar o AIO_Pump e W_Pump para controlar via PWM, conectando os fans F2 e F3;

- Colocar F1 no CHA_FAN2 via PWM;

- Colocar S1 no CHA_FAN1 via PWM;

O que acham?

 

Layout do manual da placa-mãe

ManualX370PrimePro.png.dca41d1b5d29e09ba4d1036a0771f1bd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen sempre no máximo? Quais são os modelos das suas? Os fans do meu gabinete o ruído é de 26dbA. No máximo é possível ouvir elas, não me incomoda.... o problema é que meu filho pequeno tem sono muito leve e pode acordar hehehehehehe

 

Amigo @Phoenyx você que tem uma placa-mãe irmã da minha e uma configuração parecida. Poderia dar uma ajuda aqui? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Hhaha as minhas são tudo genérica frankeinstein q tão comigo literalmente faz uns 10 anos ou mais. O meu gabinete veio uma NZXT 120 na frente e na traseira.. meu irmão tem um 400Q q ele botou radiador ai sobrou a Corsair AF140 q veio, peguei pra mim.. ai a outra q uso é uma genérica com LED de 10 conto de camelô q ta comigo há um tempão. Ligo todas elas numa controladora de fan da NZXT q na época pareceu q ia ser mt útil, mas na pratica deixo td 100% porque as fans nem fazem barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx como você deixou sua configuração? Conseguiu ligar todas as fans na placa-mãe para controlar PWM?

 

To pensando em por um HUB para controlar as fans em PWM. Porém andei vendo estes dias todas as fans tem o conector de 3 pinos para ligar na placa-mãe e um cabo com 4 pinos para ligar no controlador RGB da Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavinhu Sim, vem direto da placa-mãe. Não utilizei adaptador. Os fans possuem conexão molex e chassis fan, então pluguei os molex em cascata e a última fan eu deixei plugada na placa (não me ligue na fonte e na placa, só em um ou no outro!). Alimenta todas as fans mas monitoro o rpm de apenas uma, ou seja, se eu subir uma sobe todas, e por aí vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx hehehehehe então os fans acabaram de chegar do RMA e fazer isso perde a garantia (2 anos).

Tenho a opção de por no W_Pump e no CPU_OPT que vão ficar em RPM máximo, porém eu queria controlar eles para aumentar velocidade só quando necessário.

 

Vou ver os HUBs (adaptadores), se tiver alguma sugestão pode mandar.

Os que eu vi são estes:

HUB Deepcool para Cooler FAN FH-10 - R$ 69,90

95363_1520861796_gg.thumb.jpg.6b6e8b00d7c5e54a05fbcc459b0db84c.jpg

 

E este aqui que tem no ML.

PWM_hub_10x_12.jpg.401962c2286618a61c9bb8dbf703b2bf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

69? Pensei que fosse mais barato. E parece que eles pegam energia da fonte ao invés da placa. É interessante para manter o mesmo nível de rotação, já que há perda de desempenho em cascata (perco uns ~100 de rpm nos fans frontais se comparado ao traseiro).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu @Phoenyx É carinho essas bagaça. Se eu n estiver enganado, se o conector da fan é 3 pinos, n é PWM. O mais chato disso tudo é q mesmo as marcas renomadas n tem uma solução simples, mesmo pagando caro... Hj você tem q comprar um hub controlador SÓ pras fans e outro hub controlador SÓ pros RGBs (seja da fan ou de fita). A única exceção q conheço é o kit pacelight P1 da Sharkoon q um único HUB controla 4 fans DC e 6 LEDs, mas a desvantagem dele é q n integra com Aura Sync, Mystic Light, etc, você é obrigado a usar o software da sharkoon q n é dos mais completos. E esse hub só é vendido em kit com + 2 fans e 1 fita, então sai tudo por 250 pila, salgadinho.

Outro detalhe é q se eu n estiver enganado, se você tem conector de 4 pinos PWM e conecta uma fan 3 pinos DC nele, a fan obrigatoriamente roda no máximo, como se tivesse conectado na fonte, a não ser a q fabricante da placa-mãe/hub tenha implementado alguma opção na BIOS q permite configurar o conector 4 pinos como sendo de 3. Não faço ideia se todas as mobos tem isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Steeveantonichen PWM apenas com 4 pinos, igual do CPU, os demais 3 pinos são DC. Dá pra controlar a rotação pela placa-mãe, era assim que a gente fazia lá antigamente antes destes fans PWM, é o modo DC.

 

Bom, eu não utilizo fans RGB, nem fitas, então quanto a isso não posso opinar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Então é como eu lembrava mesmo. Honestamente eu n vejo vantagem nas PWM, porque normalmente custam mais caro. A diferença de controle de rotação é relativamente pouca em relação ao nosso DC de sempre. Dizem que outra vantagem é q qd liga o PC as DC liga no máximo depois regula, as PWM pode começar do 0 e ir aumentando aos poucos, já q permite a fan rodar em rotações + baixas q as DC... mas eu só vejo hospital ou um estúdio de áudio como algo q realmente requeira um controle tão fino pra fazer menos barulho... As minhas DC velhona rodam a 100% e eu n escuto nada hehe.


Acho que se a pessoa faz questão de PWM, tb é mais simples já comprar uma mobo com uns 5 fan header de uma vez e conectar as fan PWM direto nela, ou fazer como você fez, poe elas em cascata e usa um pino pra controlar 1 conjunto todo, aí mesmo placas mãe q só vem 2 sys_fan da pra fazer um controlar as fans do topo e o outro as frontais, algo assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Steeveantonichen As nossas placas (por isso o@Gustavinhu me chamou aqui, mesma MOBO) já possuem senão me falhe a memória 4 fan headers (sem mencionar o do processador), mas dois deles são para watercooler, dá pra controlar a rotação mas eles trabalham com uma carga diferente. Tipo, meus fans possuem leds brancos e eu os deixo com baixa rotação em idle, apenas para acenderem de leve e a luminosidade não me incomodar. Neste caso fica uma droga pra deixar todos exatamente no mesmo brilho no range idle e full, aí no final decidi fazer esta cascata aí... rs

 

O que me incomoda não é o barulho, porque não fazem, é a luminosidade, pois em full fica parecendo um abajur na minha cara. Se fossem estes RGBs aí que eu me matava, não gosto desta moda... rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...