Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, me chamo Gustavo e estou no 2° Ano do curso técnico de Eletrônica junto com o enc. médio, e consequentemente tenho que muitas vezes fazer montagens em casa, e no meio dessas montagens me deparava com um problema, fonte, ano passado 2018 quebrei o galho com uma fonte 12V de aparelho de TV, porém, quando ia montar algo de Sistemas Digitais precisava-se de 5V e me restava carregadores de celular ou o que tivesse na reta.

Com o intuito de resolver esse problema e possuir uma fonte ajustável para fazer minhas montagens, me veio a ideia de construir usando uma fonte ATX de computador, uma fonte de bancada ajustável de 12V com tensões fixas de 5V, 3,3V e -12V, utilizando mesmo as tensões que a própria fonte fornece. Na fonte de bancada comprarei um voltímetro e um amperímetro digitais para facilitar o projeto, pois construí-los sairia mais caro.

O grande problema e justamente construir um circuito que, por meio de potenciômetros, regule a tensão de saída de 12V. A fonte escolhida foi essa [https://goo.gl/f6w7ko], tem como corrente máxima 10A, mas é obvio que ela não fornece isso tudo, e eu na bancada devo usar no máximo 5A isso uma vez ou outra. Depois de um tempo de pesquisa encontrei o LM338, ele seria o ideal para o projeto, porém seu preço não é la daqueles, e também encontrá-lo vai ser osso, ja que comprar na internet não compensa pelo frete. Logo a ideia é usar 4 LM317 que no total forneceram 6A, para regular de 1,25V a 12V. Se puderem me ajudar no projeto desse circuito, pois precisa-se associar os transistores e não sei muito bem como se faz isso. :) 

• Membro VIP
Postado

Paralelar LM317 visando aumentar a disponibilidade de corrente de saída não é bem assim.

O fabricante recomenda fazer assim, como descrito na fig 22 de seu datasheet.

Se olhares na figura 23 vais ver um circuito típico de como se deve bufferizar um LM317

Olha ai um exemplo de como eu fiz:  

Postado

Compra um modulo daqueles abaixadores de tensão do mercado livre.

Normalmente aqueles módulos vem com um trimpote na placa.

Basta substituir o trimpot por um potenciômetro. 

Vai poder ajustar fácil se 1.25V até a tensão máxima que está alimentando o módulo. 

Um módulo de 2 Ampéres custa R$6,00

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um bom complemento pra fonte de bancada é uma proteçao contra curtos. Eu achei esta bem simpática

Ou um limitador de corrente que não desarma mas não deixa subir ao máximo. Mais uma simpatia

• Curtir 1
Postado

Bom, circuito de proteção e limitador de corrente não acho necessário pois a própria fonte ATX de PC já possui, e ela desarma quando fecha curto ou tem uma sobre carga.

A melhor opção seria o LM338, porém encontrei um transistor bem bacana e queria saber se esse circuito aqui está certo e funcionaria para esse caso. http://prntscr.com/mr2r1m

• Membro VIP
Postado

Funcionar funciona só que inexiste qualquer realimentação o que faz da estabilidade da tensão de saída um rascunho do inferno. Não faria um desses nem para testar ventilador. Muito ruim pendendo para péssimo..

• Haha 1
Postado
5 horas atrás, zHaazy disse:

A melhor opção seria o LM338,

O ruim é que usando a fonte atx sua tensão máxima será 9V, mas ainda assim terá os 12V fixos saindo da fonte. 

5 horas atrás, zHaazy disse:

queria saber se esse circuito aqui está certo e funcionaria para esse caso. http://prntscr.com/mr2r1m

Pra fonte de bancada isso aí não serve. 

• Membro VIP
Postado

12 horas atrás, zHaazy disse:

circuito de proteção e limitador de corrente não acho necessário pois a própria fonte ATX de PC já possui, e ela desarma quando fecha curto ou tem uma sobre carga.

A fonte desarma sim mas pode dar um baita pico de corrente se achar um curto literal. mas se este curto for provocado p.ex. por ligação invertida de um circuito qualquer... quase sinto pena dele. A chance de pifar algo com pico de 50A é 100x maior do que a dum de 0.5A. Faça o teste😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...