Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia pessoal. Estou fazendo a parte de um circuito e precisava saber algum componente que

só permitisse a passagem de corrente se ela fosse acima de algum valor.

Como podem perceber o circuito está incompleto, deixei somente esta parte, pois é a que estou com duvida.

image.png.6f673206a62df6e31a4badac728c96e8.png

Me falar para usar um OPAmp, mas não sei qual usar.

OBS: No exemplo eu disse 200mA mas poderia ser qualquer outro valor de corrente (provavelmente menor);

Se alguém tiver algum exemplo com imagem eu agradeço.

• Membro VIP
Postado

Seu desafio é sinistro. Parece estar mal colocada sua questão. Talvez seja algo como, desviar a corrente acima dos 200mA fica mais coerente. Se achar que deve/pode, fale mais sobre o projeto como um todo. Assim poder-se-á te orientar melhor...

Postado

@Isadora Ferraz Estou querendo fazer uma casinha simuladora de consumo em uma residência. Conforme você aperta os botões, a resistência anula, aumentando a corrente e carregando o capacitor mais rápido. Este capacitor vai acionar um 555 que mandar pulsos para um outro CI que vai ligar um display de 7 segmentos.

• Membro VIP
Postado

Continua sinistro. Porquê tem que ser capacitor? E pra que o 555 e display? Ele é seu relógio de luz? Não conectei as coisas... se é que preciso...

Postado

Estou querendo gerar pulsos de forma inversamente proporcional a soma das resistências. Ou seja, quanto menor a resistência mais rápido os pulsos. Só que quando a resistência for máxima (R1 + R2 + R4, que da um total de 1100ohm) ele não gere pulso nenhum, isso por que nao vai ter nenhum botao pressionado e eu não quero que o relogio funcione nesse caso.

Eu poderia utilizar portas lógicas, mas como vão ser 16 botões futuramente, não vai compensar.

resumo: Quanto menor der a soma dos resistores que passam corrente, maior a velocidade de geração de pulsos. Quando a corrente tiver passando por todos os resistores, não pode gerar nenhum pulso.

Postado

Se é só um circuito simulador, ele não precisa ser real, ou seja, não precisa ter aumento da corrente pra ter aumento na velocidade do relógio. 

Pode fazer os botões alterarem diretamente a frequência do relógio para ele ir mais rápido ou devagar. 

Mas se insiste na corrente a solução é um conversor A/D. 

Medindo a tensão dos valores dos resistores se consegue valores diferentes para o seu relógio. 

Retire o capacitor e coloque um resistor aterrado somente, a tensão dele vai mudar de acordo com as chaves. 

E se você parar um pouco e prestar atenção, vai perceber que as duas ideias são praticamente iguais. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pode fazer os botões alterarem diretamente a frequência do relógio para ele ir mais rápido ou devagar.

Excelente sugestão. Pra esta façanha basta-te um 555 na configuração astável com freq ajustável

oscilador-varic3a1vel-com-o-555-1.jpg?w=

Imagine o R2 de 500K como sendo vários R em série com cada chave sua. Pra parar de oscilar, basta ficar aberto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!