Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700x , cooler box não sincroniza com placa-mãe


Posts recomendados

Boa noite.

 

Ajuda ai donos de Ryzen 7 2700x (ou quem souber).
Montei meu Setup ontem e notei algumas coisas erradas.

Processador: AMD Ryzen 7 2700X, Cooler Wraith Prism
Placa-mãe: Asus Rog Strix X470-F Gaming DDR4 AMD

Primeiramente baixei todos os Driver's e etc.. e baixei o Aura Sync p/ controlar os RGB e sincronizar todos os componentes, porém percebi que o cooler do Ryzen 7 2700x, tem 2 (Duas) "iluminações" separadas, o da ventoinha interna, e um feixe no corpo do cooler, o RGB da ventoinha interna eu consigo sincronizar com o restante dos componentes junto ao Aura Sync, porém o feixe no corpo muda de cor sozinho, sem eu ter controle, e não acompanha o restante, ficando fora de sincronia, gostaria de saber se tem algo de errado, ou esse feixe e "incontrolável" mesmo, até quando eu desativo a toda iluminação, ele fica ligado.
OBS: Liguei ele, na placa-mãe na alimentação 12V G R B. (imagens abaixo)

 

 

Obrigado.

E ADM, tenho tópico aberto sobre ligação dos RGB, porém são diferentes, favor não excluir.

Sem título.png

tela.png

placa mae.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Então, problema e meu inglês, nao entendo nada kkkk

 

Bom mas na descrição rapaz colocou isso, tradução fico uma porcaria, e fico mais confuso ainda,me perdi legal.

 

 

"Este vídeo irá ajudá-lo a economizar muito tempo porque explica para você o que os dois cabos são para o seu cooler AMD Wraith e quais se conectar e porque se você conectar o cabo RGB ele usa o software da placa-mãe e você só pode mudar uma cor se se você se você usa se você usa o USB se você usa o USB se você usa o cabo USB ee conectado ao seu e conectado à sua placa-mãe você pode controlá-lo com o software Cooler Master que a AMD fornece e controla tudo e controla todos os três e controla todas as três zonas e controla todas as três zonas. Eu vi muitos analistas construtores apenas conectarem o cabo RGB e lançarem o USB sem saberem o que era. Espero que isso ajude e economize demora muito tempo imaginando se você conecta ambos os cabos, o padrão será RGB e você só poderá controlar uma zona com o software da placa-mãe."

 

Eu conectei somente o primeiro cabo da esquerda que vai no 12V G R B da placa-mãe.

Tenso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wilian Guimarães

 

Eu lembro do seu outro tópico e tropecei nesse vídeo.. O cabo RGB, ao que parece, tem função limitada, pois é controlado pelo software da placa-mãe.. Já com o cabo USB, você usa o software da Cooler Master (eu não qual é, mas olhe no site da AMD) e ele dá controle pleno da iluminação..Seria isso..

 

Ligue só UM dos cabos, não os dois..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Sim, bom vou dar uma olhada, pois parece que esse da cooler master só da controle do cooler do Ryzen 7 2700x dando interno da ventoinha, quanto da faixa no corpo do cooler, mas não sincroniza os outros componentes (placa-mãe, Placa de vídeo, Memoria).

 

Amanha vou estar desligando a maquina e mudando esse cabo, tirando o RGB header 12V, e colocando o cabo USB, tomara que sincronize tudo.

 

Achei esse video, de um cara usando esse Software da cooler master.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Aproveitar o topico, seguinte

 

Meu Ryzen 7 2700x, em stock, nesse momento, fazendo download de BFV no origin, está com temperatura variando de 52 a 60 cº, isso e normal ? No CS GO, fica mesma coisa, e no BF1 pelo pouco que testei subiu até 70Cº.

So achei temperatura alta com ele na área de trabalho, baixando algo, ou mexendo na web, outra coisa e o cooler box, que aumenta rotação automática quando temperatura sobre, e faz um barulho meio alto e chato, fui na BIOS e deixei na opção "Silience", mas quando temp sobe aumenta rotação e barulho me deixa pu.too, essas temp estão normais ?

TEMP.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@RS Faria Aproveitar o topico, seguinte

 

Meu Ryzen 7 2700x, em stock, nesse momento, fazendo download de BFV no origin, está com temperatura variando de 52 a 60 cº, isso e normal ? No CS GO, fica mesma coisa, e no BF1 pelo pouco que testei subiu até 70Cº.

So achei temperatura alta com ele na área de trabalho, baixando algo, ou mexendo na web, outra coisa e o cooler box, que aumenta rotação automática quando temperatura sobre, e faz um barulho meio alto e chato, fui na BIOS e deixei na opção "Silience", mas quando temp sobe aumenta rotação e barulho me deixa pu.too, essas temp estão normais ?

TEMP.png

Está meio alto, meu Ryzen 7 2700 (sem X) fica entre 32~38ºC usando só a internet e programas básicos, usando o cooler AMD Wraith Spire RGB e com um pequeno overclock para 3,5GHz (só de multiplicador, não de tensão). Veja se a circulação de ar interna do gabinete está boa, com pelo menos 1 cooler jogando ar frio para dentro e pelo menos 1 atrás como exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso No momento tenho 3 cooler frontal jogando ar para dentro, e um traseiro tirando o ar, porém estou com 6 cooler coolmoon para instalar, mas queimei a controladora dos RGB dele, esperando chega uma nova, mas nesse mesmo gabinente meu antigo Ryzen 5 1400 nunca chegou a essa temperatura em "stock", usando programas basicos, bem estranho.

 

Na hora deu instalar eu me compliquei um pouco com o cooler gigante box do 2700x, onde tive que colocar e tirar umas 2 vezes, e isso fez com que a pasta termina do cooler ficasse no processador, mas não correu pro lado nem saiu, mas as vezes perdeu um pouco de pasta sei lá, o que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso No momento tenho 3 cooler frontal jogando ar para dentro, e um traseiro tirando o ar, porém estou com 6 cooler coolmoon para instalar, mas queimei a controladora dos RGB dele, esperando chega uma nova, mas nesse mesmo gabinente meu antigo Ryzen 5 1400 nunca chegou a essa temperatura em "stock", usando programas basicos, bem estranho.

 

Na hora deu instalar eu me compliquei um pouco com o cooler gigante box do 2700x, onde tive que colocar e tirar umas 2 vezes, e isso fez com que a pasta termina do cooler ficasse no processador, mas não correu pro lado nem saiu, mas as vezes perdeu um pouco de pasta sei lá, o que acha ?

Essa questão da pasta é interessante. Nesse tira e coloca de cooler, pode ter ficado pouca pasta. Se tens alguma pasta de qualidade aí, limpe bem a base do cooler e o processador com um papel higiênico e aplique uma pasta nova, se não resolver pelo menos mal não vai fazer. Caso não tenha pasta aí, recomendo que compre as Arctic Silver 5 ou a MX-4 (estou usando a MX-4 no meu Ryzen 7 e estou tendo ótimos resultados). Essas pastas você acha facilmente no Mercado Livre, aliás a minha eu comprei lá faz um tempinho já, da época que eu usava Intel ainda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Entendi, bom acho que vale a pena a tentativa, eu tenho uma pasta lacrada nova, essa aqui.

 

https://www.kabum.com.br/produto/96815/pasta-termica-rise-silver-frost-cinza-rm-tg-01-frt/?tag=pASTA TERMICA RISE

 

Pelo o que vi, e uma pasta boa, mas não entendo muito disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso Entendi, bom acho que vale a pena a tentativa, eu tenho uma pasta lacrada nova, essa aqui.

 

https://www.kabum.com.br/produto/96815/pasta-termica-rise-silver-frost-cinza-rm-tg-01-frt/?tag=pASTA TERMICA RISE

 

Pelo o que vi, e uma pasta boa, mas não entendo muito disso.

Não conheço essa pasta, mas melhor ela do que pouco ou espalhada por tirar e colocar o cooler.. limpe bem o cooler e o processador como te falei e aplique essa sua e encoste uma vez só o cooler no processador, não gire, nada. Aperte bem as travas e deixe fixo. Deve melhorar suas temperaturas. De repente tire a placa-mãe do gabinete para facilitar a instalação do cooler.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Wilian Guimarães disse:

@simforoso A aplicação da pasta, tu recomenda espalhar sobre toda base do processador, ou somente aquele "pingo" no centro ?

Só um pingo no centro, do tamanho de um grão de feijão. Não precisa espalhar nem nada. Apenas aplique e com a pressão natural do dissipador do cooler AMD, a pasta vai se espalhar por toda a CPU uniformemente, por isso te falei para tirar a placa-mãe do gabinete para facilitar a instalação do cooler. Para não encostar, levantar e depois encostar de novo o dissipador, encoste de uma vez para espalhar bem e uniformemente toda a pasta, na quantidade correta.

 

Abraços, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Fala meu 10, troquei pasta termina aqui, e infelizmente temperatura não mudou quase nada, continuou praticamente nos mesmos 52 a 60 cº com a ventoinha do cooler em silence, porém joguei ela para mudo TURBO, e agora, oscila entre 40 a 55, isso em tarefas normais, internet etc.. em jogos não passou de 75º, porém no modo TURBO barulho e chatinho kkkk.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso Fala meu 10, troquei pasta termina aqui, e infelizmente temperatura não mudou quase nada, continuou praticamente nos mesmos 52 a 60 cº com a ventoinha do cooler em silence, porém joguei ela para mudo TURBO, e agora, oscila entre 40 a 55, isso em tarefas normais, internet etc.. em jogos não passou de 75º, porém no modo TURBO barulho e chatinho kkkk.

 

 

Pode ser o sensor da placa-mãe ou do processador com problema. Quando ele acusar 75ºC, toque com o dedo no dissipador e veja se realmente está quente desse jeito, se estiver apenas morno, é erro de leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Vou fazer isso, outra coisa que percebi e que sou um pouco "leigo" e em questão do core speed, ou GHZ (Se for a mesma coisa e claro), onde o 2700X, varia de 3,7Ghz a 4.35Ghz, então teoricamente em Idle, ele deveria trabalhar com o clock base de 3.7GHZ ou variando dependendo o uso correto ? Porém o meu sempre está acima de 4.0GHZ, pois pode ser isso a temperatura acima do normal em Idle.

 

Unica coisa que fiz foi ativar o D.O.C.P na placa-mãe pra setar minhas memorias a 3000MHZ, achei que era isso, a causa do possivel "problema", de clocks altos e temperatura, porém desativei o mesmo agora, deixando as memorias em 2400MHZ como "padrão" e continua mesma coisa, sei lá agr kkk

 

E outra porque essa CPU #0 em 100% ? Até em jogo ela fica 100% cravado, *****

 

Segue print ai.

 

 

HWINFO.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um 2700x e as temperaturas aqui são +/- isso mesmo, ele é um processador mais quente que o 2700 porque tem um tdp bem mais alto... ryzen e memos realmente é *****, aqui eu ativei o XMP de 3200 das minhas e estou satisfeito, mas tem uma calculadora que você pode baixar e colocar as especs do seu processador e memorias e eles faz os cálculos dos timings para você setar na bios, mas eu não tenho muito saco para ficar testando, então vou de XMP mesmo.. mas no seu caso aí q ta tentando esse comportamento estranho de uso de CPU em idle acho válido você tentar!

 

Meu cooler faz uma barulho metálico quando ta no máximo, é bem chatinho, mas acho q fui premiado porque não vi ngm reclamando na internet.

 

Pelas experiências que venho tento com o 2700x eu achei melhor setar um clock base, aqui eu consegui 4.1 em 1.35v com cooler box. sem esse over eu tinha crash no monster hunter world, o jogo simplesmente fechava sozinho aleatoriamente, vi muitas pessoas relatando problemas com ryzen nesse game e com o clock congelado  ta indo legal.. então, p/ mim esse jogo é o melhor teste de stress e estabilidade p/ os ryzen...rs

 

Aqui fica no max 30% de uso de cpu no MHW e chega a 80ºC fácil. com o over em idle e uso na internet a temp max fica em 58ºC, já se deixar ele em stock passa dos 60ºc, porém a média fica mais alta em over do em idle porque aumenta a minima..rs 

 

Faça alguns teste com o ryzen master eu acho q vale a pena. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

@Bruno Dellarosa Opa, entendi, qual seria sua mobo ? 

Vou estar procurando como setar as memorias certinho aqui, e chato mais necessário hehehe

 

Pra setar a 4.1 tu só aumentou a tensão ? Ou algo mais ?

 

Ryzen 2700x
2 x 8gb G-SKILL Trident Z RGB - ModeloF4-3200C16D-16GTZR (viajei nesse modelo =/)
Mobo B450 Aorus Pro Wifi
VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1080 8GD GV-N1080WF3OC-8GD
Fonte Corsair Gold Rm750x 750w
1 ssd 240gb
1 ssd 480gb
1 hd 1 tb
Monitor Alienware G-Sync de 24.5" AW2518H
Smart Tv 3D Led LG 49'' 49UB8300 4K

Comecei a ler e brincar com overclock recentemente, eu só estou testando ryzen master.. eu consegui estabilizar em 4.1 em 1.35v esse foi o máximo em 4.2 não rola e eu não quis subir mais a tensão, mas eu ainda to testando não mudei nada na bios.. ainda tenho algumas dúvidas sobre over. por ex.

 

1- Eu consegui chegar em 4.0 com 1.2375v.. eu acredito q esses 100 a mais no 4.1 não compensam esse aumento de tensão 1.35v..

2- Não tenho crtz se é melhor para os ryzen, deixar em stock e variando entre 3.7 e 4.1 e também variando a tensão ou setar o clock mais alto com a menor tensão possível..

3-  será q compensa fazer downclock na bios e ter perfis salvos de over no Ryzen Master para ativar de acordo com a necessidade do momento?

 

 

 Não sei se eu posso por link de outro forum aqui mas como é para te ajudar

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

 

nesse tópico você vai encontrar todas as infos sobre as memorias, depois só dar uma busca no google por Download DRAM Calculator for Ryzen. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Dellarosa Só pra lembrar que a tensão máxima recomendada do Ryzen é 1.450, então provavelmente tu consegue subir pra 4.2 Ghz e aumentar um pouco a tensão ou mesmo ir até 1.4 que não vai ter problema nenhum, a não ser que você não sinta a necessidade e queira ficar em 4.1 com 1.3 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, xTeti disse:

@Bruno Dellarosa Só pra lembrar que a tensão máxima recomendada do Ryzen é 1.450, então provavelmente tu consegue subir pra 4.2 Ghz e aumentar um pouco a tensão ou mesmo ir até 1.4 que não vai ter problema nenhum, a não ser que você não sinta a necessidade e queira ficar em 4.1 com 1.3 mesmo.

 o que me incomoda de verdade é o barulho metálico do cooler, é alguma vibração q se eu por o dedo em cima para o barulho (será q pode ser os parafusos que fixam o suporte do cooler na mobo) , aí eu tava querendo trabalhar na tensão mínima para ver se esquenta menos e faz menos o barulho.. e também me incomoda um pouco a ideia de mexer na bios e o pc ficar o tempo todo com o clock máximo e tensão máxima..  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!