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Motor de indução 7.2Kw de cubo de roda para e-bike, real ou fake?


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Vejam:

http://www.arestov.de/index.php/de/elektromobilitaet/e-bike

Parece ser uma empresa. 

Traduzindo do alemão para português no google, diz que é de indução e não usa imãs.

 

 

Real ou Fake? Tenho curiosidade a respeito do funcionamento de um motor de indução assim.

O que faz ele dar tanto torque a ponto de mover uma bicicleta sem precisar de marchas?

Tem um vídeo que mostra alcançando 90Km 

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Tem até uns vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=PSEW3Gsrw5w&feature=youtu.be

 

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1 hora atrás, albert_emule disse:

diz que é de indução e não usa imãs

Neste caso teorizo que pode ser algo como um motor de passo cujos ímãs sejam na verdade eletroímãs. Dei um zoom na foto... parece que vejo 2 enrolamentos.

 

1 hora atrás, albert_emule disse:

O que faz ele dar tanto torque a ponto de mover uma bicicleta sem precisar de marchas?

algo como um monte de martelinho de thor (do seu video de agora há pouco 😁) um atraindo e/ou repulsando o outro.

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36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Neste caso teorizo que pode ser algo como um motor de passo cujos ímãs sejam na verdade eletroímãs. Dei um zoom na foto... parece que vejo 2 enrolamentos.

 

algo como um monte de martelinho de thor (do seu video de agora há pouco 😁) um atraindo e/ou repulsando o outro.

 

Teria que ter escovas😁

Este não tem escovas. 

adicionado 8 minutos depois

Se fosse assim como você diz, não seria assíncrono como eles dizem.

Seria síncrono.  

 

Não teria nome de motor de indução.

Se chamaria motor BLDC de eletro-imãs. 

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@albert_emule , certa vez ao necessitar de baixa rotação para não gastar com redutora utilizei um motor de 8 polos, +- 840rpm.

2 problemas desse motor: é chato de ser encontrado e o rendimento cai pra ***** quando comparado aos de 2 e 4 polos. Teoricamente não há limites quando ao numero de polos, sendo pares tá de boa. Quando se pensa nos caminhos magnéticos dessa construção é que o bicho pega. Com, a limitação de energia (bateria) o cara deve ser muito bom em planejamento magnético. Há também um segundo caminho a ser explorado que é a colocação de resistências no induzido. Isso provoca um forte deslocamento da curva de torque para a esquerda sem colocar o motor em sobrecarga, É o processo que se usa para ter alto torque em baixas rotações em pontes rolantes de 50ton, 200ton (siderurgia). Foi onde vi essa aplicação.

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Aqui mostra os detalhes do motor já aberto.

O segredo deles é terem feito rotor em cobre puro.

 

Eles falam muito em bobinamento combinado. 

Será algum bobinamento especial? 

 

https://youtu.be/V_EwEoeLM7o

 

 

adicionado 18 minutos depois

Aqui eles contam a historia da empresa;

https://plus.google.com/105156565762650256482/posts/59JtPJn7jUc

 

Eu traduzi um trecho usando o goigle:

 

"A ideia do projeto de motor assíncrono centrou-se ao redor usando o enrolamento "Slavyanka". Substituindo os ímãs regulares com "Slavyanka" (mais  detalhes sobre "Slavyanka") de acordo com Duyunov deve cortar os custos de produção e melhorar a resistência ao desgaste do motor."

 

No texto citam um negócio chamado "Slavyanka winding" como um substituto de imãs permanentes. 

Não identifiquei ainda o que seria isso.

 

 

 

 

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1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Há também um segundo caminho a ser explorado que é a colocação de resistências no induzido. Isso provoca um forte deslocamento da curva de torque para a esquerda sem colocar o motor em sobrecarga, É o processo que se usa para ter alto torque em baixas rotações em pontes rolantes de 50ton, 200ton (siderurgia). Foi onde vi essa aplicação.

 

Existe alguma literatura explicando isso?

 

 

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3 horas atrás, albert_emule disse:

Teria que ter escovas😁

não lembro de ter visto motor de passo com escova.

 

3 horas atrás, albert_emule disse:

Se fosse assim como você diz, não seria assíncrono como eles dizem.

Seria síncrono.  

não ouvi o que disseram. E coisas que não domino, trabalho com insight e não necessariamente termos padrões.

 

46 minutos atrás, albert_emule disse:

como um substituto de imãs permanentes. 

taí minha conexão intuitiva com motor de passo   😶

 

51 minutos atrás, albert_emule disse:

Eles falam muito em bobinamento combinado. 

Será algum bobinamento especial? 

Teorizo intuitiva e hipoteticamente a probabilidade mínima de ser algo como:

Dum ponto de vista de um campo magnético girante, o que está na frente atrai e o que está atrás repele o que no ponto de vista físico (de fato meu) oferece mais torque. Algo como tração dianteira e traseira.  De novo, há conexão com motor de passo e sem escova. ... A não ser que este já seja o princípio de funcionamento do motor brushless... aí ... endoidei de vez.🤪

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10 minutos atrás, albert_emule disse:

Existe alguma literatura explicando isso? 

 

Procure por motor induzido de aneis pdf

É o mesmo motor que está acostumado a ver, apenas que o secundário não está em curto e suas pontas são colocadas para fora por 3 aneis coletores. Se em curto, comporta-se como o que está acostumado a ver. Ao se colocar resistências desloca para a esquerda a curva de torque.

Este é apenas um dos retornos da pesquisa sugerida.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/375427/mod_resource/content/1/MOTOR_DE_INDUCAO_PARTE_TEORICA.pdf

 

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

não lembro de ter visto motor de passo com escova.

 

não ouvi o que disseram. E coisas que não domino, trabalho com insight e não necessariamente termos padrões.

 

taí minha conexão intuitiva com motor de passo   😶

 

Teorizo intuitiva e hipoteticamente a probabilidade mínima de ser algo como:

Dum ponto de vista de um campo magnético girante, o que está na frente atrai e o que está atrás repele o que no ponto de vista físico (de fato meu) oferece mais torque. Algo como tração dianteira e traseira.  De novo, há conexão com motor de passo e sem escova. ... A não ser que este já seja o princípio de funcionamento do motor brushless... aí ... endoidei de vez.🤪

 

Já identifiquei. 

É o tradicional motor de indução. Só que construído de modo a dar mais desempenho e eficiência.

 

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8 horas atrás, albert_emule disse:

Já identifiquei. 

É o tradicional motor de indução. Só que construído de modo a dar mais desempenho e eficiência.

1/2 vago mas que tá valendo ... pra você.😐... Se algum dia identificar detalhes construtivos eletro-eletrônico-mecânico-magnéticos e sentir muita vontade compartilhar, não se acanhe. Pra gente sair da etapa do modo especulação. Vai que é simples e todos os fabricantes de motor de indução decidem dar um up na eficiência. 😉.

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

1/2 vago mas que tá valendo ... pra você.😐... Se algum dia identificar detalhes construtivos eletro-eletrônico-mecânico-magnéticos e sentir muita vontade compartilhar, não se acanhe. Pra gente sair da etapa do modo especulação. Vai que é simples e todos os fabricantes de motor de indução decidem dar um up na eficiência. 😉.

 

Um motor comum de indução como estes industriais em potência a partir de 20CV, já dá acima de 90% de eficiência.

Mas abaixo disso, vai ficando cada vez menos eficiente até chegar ao nível de um motor de ventilador que dá apenas 50% de eficiência. 

Os motores comuns usam alumínio no rotor.

O alumínio é quase que 50% menos condutor que o cobre.

Outro ponto que faz o motor perder eficiência é a resistência dos fios do estator. Os de ventiladores de mesa chegam a dar 70 Ohms nos fios do estator. Grande parte da potência é dissipada em calor devido a estas resistências, do rotor e do estator (os 50%).

 

Estes motores de indução usados em veículos elétricos o pessoal usa cobre puro no rotor.

Com isso o rotor fica quase que 50% mais condutor que um rotor comum feito em alumínio.    

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Isso permite que o motor seja menor e ainda mantenha os 90% de eficiência.

Veja os dados daquele carro famoso com nome de Tesla: 

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50Kw a 8000 RPM....91% de eficiência😆

Um motor de indução de apenas 50Kg

Mas observe que ele pode trabalhar durante um certo tempo em 150Kw.

Também suporta picos de alguns segundos de uns 250Kw.

 

 

 

 

 

 

 

 

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Manero... No fundo no fundo é mesmo tudo movido ao maldido dinheiro. Isto explica porque meu ventilador esquenta placar alho mesmo com o dimmer que coloco nele.

 

24 minutos atrás, albert_emule disse:

91% de eficiência😆

https://www.kbb.com.br/detalhes-noticia/motor-eletrico-magnax-fluxo-axial/?ID=1075

um pouco + ... 😁

 

Me fez lembrar também

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=gerador-ultra-miniaturizado&id=010115111207

Na época quase morri de inveja: o meu pesa 50Kg e dá 500W... (não lembro se lhe compartilhei por mp o video dele funcionando...)

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O fabricante lá fala em um the innovative "Slavyanka" winding🤣

Inovador enrolamento "Slavyanka"😆

Parece que eles deram esse nome de "Slavyanka" para este revolucionário tipo de enrolamento

 

Mas é só marketing 

Existem duas formas de enrolar motores de indução:

concêntricas e embricado.

Este das fotos é enrolamento embricado.

Apenas fica bonito😆

 

Observe que o rotor é de puro cobre.

É só isso que dá a diferença na eficiência. 

 

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adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Manero... No fundo no fundo é mesmo tudo movido ao maldido dinheiro. Isto explica porque meu ventilador esquenta placar alho mesmo com o dimmer que coloco nele.

 

https://www.kbb.com.br/detalhes-noticia/motor-eletrico-magnax-fluxo-axial/?ID=1075

um pouco + ... 😁

 

 

Os de imãs dão um pouco mais mesmo😆

Os de indução ficam entre 90 a 95% 

É que mesmo o rotor dos de indução sendo de cobre puro, o cobre ainda esquenta fazendo perder um pouco. 

Imãs não perdem nada. Eles simplesmente estão alí gerando campo. 

 

adicionado 17 minutos depois

O próprio blog da empresa tesla explicando a diferença entre os motores de indução e os de imãs permanentes: 

https://www.tesla.com/blog/induction-versus-dc-brushless-motors?redirect=no 

 

 

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34 minutos atrás, albert_emule disse:

empresa tesla explicando a diferença entre os motores de indução e os de imãs permanentes

Sério que nem desenho colocaram? Sim! pra mim precisa! 1.jpg>1k.txt pow! Preguiça de ler kk

 

37 minutos atrás, albert_emule disse:

Os de imãs dão um pouco mais mesmo😆

Os de indução ficam entre 90 a 95% 

vamos tirar um proveito desta conversa. Um motor dc tipo do liquidificador pode ser mais eficiente do que o do meu ventilador? Isso pode me motivar a colocar um deste no meu ventilador. E um de passo? tem ímã.. mais eficiente do que o ventilador? Posso adaptar um sem medo de queimar a mão?

 

🤪

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7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

vamos tirar um proveito desta conversa. Um motor dc tipo do liquidificador pode ser mais eficiente do que o do meu ventilador? Isso pode me motivar a colocar um deste no meu ventilador. E um de passo? tem ímã.. mais eficiente do que o ventilador? Posso adaptar um sem medo de queimar a mão?

 

🤪

 

Não precisa você fazer isso.

Já vendem ventiladores com imã permanente. 

Só que custam R$500,00 

 

Eu fiz um calculo levando em conta as perdas de 50% de um e 10% do outro.

O de R$500 levaria uns 6 anos para se auto pagar com a economia😭

Termina não valendo a pena. 

 

Sobre a sua curiosidade destes motores universais, além de barulhentos, o da minha furadeira consome 200 watts só para rodar a vazio.

 

Se quer fazer algum tipo de modificação, teria que ser aquele motor de aeromodelismo com controlador ESC.

Escolha um que tenha torque o suficiente na velocidade que um ventilador gira.

Mas já digo que vai acabar custando uns R$500,00 para fazer isso e neste caso seria melhor comprar pronto. 

 

Nem pronto está valendo a pena.  

 

https://www.youtube.com/watch?v=T91s0iPP93I&t=

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 9 minutos depois

Os inventores desta marca Kepp passaram a perna nos executivos da ARNO🤣

O motor deles é apenas um motor tipo aqueles de ventoinhas de PC, só que gigante, usando uma bobina só ao invés de duas como de costume (Para justificar uma patente) com um nome diferente e umas teorias malucas que eles inventaram. 

 

O ventilador já existe a uns 3 anos. Mas a ARNO não se dá ao trabalho de divulgar. 

Devem estar amargando o cumprimento de algum contrato🤣

 

O cara é um sanguessuga. Ele não desenvolveu tecnologia para ajudar ao mundo melhorar. Apenas descobriu um meio de renomear algo que já existia, inventar uma história fictícia e ganhar milhões em cima disso.

 

 

Olha como a ARNO deveria ter feito o ventilador:

E nem precisaria estar pagando royalties para inventor nenhum, pois as patentes dos BLDC bifásicos de ventoinha de PC já é aberta a muito tempo

https://www.youtube.com/watch?v=WYYYlHZ7I18&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

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