Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que pesa mais, a qualidade da imagem de um jogo ou a resolução ?


Desempregado

Posts recomendados

Acho que não existe uma fórmula perfeita para medir o quanto pesa a resolução da tela ou a qualidade gráfica. Por vias normais, a qualidade gráfica é o que pesa num jogo, você pode jogar o jogo no mínimo em Full HD, depois ir aumentando médio, alto, e ultra, e você vai sentir uma diferença grande. Já se você fosse diminuir para uma resolução menor, tipo 1600x900, você sentiria apenas uma pequena diferença de FPS, pode ser até notável, mas não é tão notável quanto aumentar ou diminuir a qualidade gráfica de um jogo. Porém, a resolução não deve ser subestimada e sim, ela também pesa e muito, tanto que ao aumentar a resolução, você também aumenta a suavidade das bordas dos polígonos, basicamente a função de um anti-serrilhado, tanto que em resoluções altas, como 4k, não é nem necessário, muitas vezes, o uso do anti-serrilhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos estão intimamente relacionados. Maior resolução = maior densidade de pixels renderizados = maior qualidade. Por via de regra uma resolução maior, desde que seu monitor comporte, vai mudar mais que os presets gráficos. Por exemplo, tudo no ultra em 1600x900 vai ficar menos visualmente impressionante que 1920x1080 tudo no alto. Mas isso varia bastante de acordo com o jogo, quantidade de elementos gráficos a serem renderizadas e tudo mais.
É interessante notar que em resolução mais baixa a GPU gera uma taxa maior de quadros, o que aumenta o peso sobre a CPU. Ou seja, se seu processador é fraco e a placa de vídeo é boa, diminuir a resolução só vai piorar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Desempregado

Os dois pesam, mas dizer qual pesa mais não tem como saber, pois depende do motor gráfico de cada jogo, assim como os recursos de qualidade gráfica.

Em algum jogo pode haver uma queda de desempenho imensa aumentando a resolução, enquanto outro só se nota uma boa diferença habilitando ou setando uma opção gráfica (como efeito de sombras em vários jogos ou o HairWorks da Nvidia em The Witcher 3, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!