Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe desliga as USBs mas continua funcionando


Posts recomendados

A uns 3 dias meu computador começou a desligar todas as portas USB tanto da placa-mãe quando as frontais. mas o computador continua funcionando normal, o som tb, tudo normal apenas desliga todas as portas USB e tenho q desligar o pc e deixar ele uns minutos desligado, e ai ele funciona dnv por uns 20 30 min e para novamente, pesquisei na internet e tudo q achei ja fiz e nada deu certo, ja mexi no gerenciador de energia la em gerenciador de dispositivos, acredito q tudo relacionado a energia q vi na internet ja fiz, ja testei outra fonte e deu o mesmo problema, testei outros perifericos usb e da o mesmo problema, ja atualizei a BIOS, a unica coisa q n consegui mexer foi no Firmware porque o meu na bios esta n/a, tipo não aparece a versão, ja formatei o computador e coloquei Win7 pois vim muita gente reclamando disso no Win10, ja atualizei todos os drivers com o drive booster, ja dei clean cmos, ja desliguei as frontais ve se n era alguma coisa e nd, acredito que ja fiz de tudo e nada resolveu, alguem poderia me indicar algo pra fazer ? a placa-mãe é uma ECS B75h2-m3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joyce Oliveira Olá, Joyce, tudo bem? Boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Primeiramente, você teria algum teclado ou mouse no formato PS2 ou invés de USB?

Se sim, faça o seguinte entre no modo de segurança com rede do windows, rode um total uninstaller ou algum software similar e desinstale os drivers USB da placa-mãe,(porém baixe os por precaução) depois tente instalá-los manualmente ou com algum programa de terceiros como você mesmo havia dito, o driver booster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joyce Oliveira PCH é o chipset controlador, mais conhecido como south bridge, também chamado ICH (I/O Controller Hub, Concentrador Controlador de Entrada e Saída) ou PCH (Platform Controller Hub, Concentrador Controlador de Plataforma) é conectado à ponte norte ou ao processador, no caso dos processadores Intel atuais, e sua função é basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída tais como: Portas para unidades de armazenamento (ATA e SATA), Portas USB, Som on-board , Rede on-board , Barramento PCI (se disponível), Pistas PCI Express (se disponível), Relógio de Tempo Real (RTC), Memória de configuração (CMOS), Dispositivos antigos, como controladores de interrupção e de DMA

Barramento ISA, em placas-mãe antigas.

Primeiramente vá no gerenciador de dispositivos e desinstale todos as interfaces USBs, tendo em mente que já tenha os outros drivers baixados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Joyce Oliveira disse:

A uns 3 dias meu computador começou a desligar todas as portas USB tanto da placa-mãe quando as frontais. mas o computador continua funcionando normal, o som tb, tudo normal apenas desliga todas as portas USB e tenho q desligar o pc e deixar ele uns minutos desligado, e ai ele funciona dnv por uns 20 30 min e para novamente, pesquisei na internet e tudo q achei ja fiz e nada deu certo, ja mexi no gerenciador de energia la em gerenciador de dispositivos, acredito q tudo relacionado a energia q vi na internet ja fiz, ja testei outra fonte e deu o mesmo problema, testei outros perifericos usb e da o mesmo problema, ja atualizei a BIOS, a unica coisa q n consegui mexer foi no Firmware porque o meu na bios esta n/a, tipo não aparece a versão, ja formatei o computador e coloquei Win7 pois vim muita gente reclamando disso no Win10, ja atualizei todos os drivers com o drive booster, ja dei clean cmos, ja desliguei as frontais ve se n era alguma coisa e nd, acredito que ja fiz de tudo e nada resolveu, alguem poderia me indicar algo pra fazer ? a placa-mãe é uma ECS B75h2-m3.

@Joyce Oliveira Boa tarde, tudo bem 😊

 

Primeiro antes de tudo, nunca utilize esses programa que baixão todos os driver do computador, porque eles podem atualizar o que está funcionando corretamento, já peguei casos que tive que formatar a máquina por causa desse programas.

Nem sempre o driver mais atual é o melhor, com exceção para placa de vídeo.

Sempre que eu instalo o Windows 7, 8.1 ou 10 eu desabilito a opção de desligado o HD (a menos que for notebook, mais na opção na tomada eu deixo desabilitado), suspender atividade depois de um tempo ou hibernar.

A unica coisa que deixo habilitado é desligar vídeo depois de 10 minutos e proteção de tela em 5 minutos.

Não vejo necessidade dessa função ficar habilitadas, porque você está fazendo um download de algum jogo ou programa grande, ou está fazendo atualização do sistema operacional, e você deixa a máquina ligada de um dia para ou outro.

E quando você acorda a máquina está desligada.

Se você já tem o modelo da placa como no seu caso a B75H2-M3, modelo da placa de vídeo (você não passou), é só baixar o driver que está no site do fabricante que não é para haver problema.

E falando de placa de vídeo quando a placa está esquentando muito, ela costuma desligar o vídeo da tela e o PC ainda continua funcionando.

E qual o modelo da sua fonte?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então testei reparar e n deu certo, tentei desinstalar os drivers e baixei dnv com o driver booster e continuo com o problema, então agora acho q vou tentar isso q falou de eu mesma instalar, vou baixar os drivers do site da ECS e vê se dá algo, minha placa de vídeo é uma geforce GTX 1050 2gb, e a fonte é uma LMS Power Psu 750W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que seja alguma sujeira metálica em alguma porta ou na própria placa-mãe - ou até mesmo defeito na placa-mãe.

Acredito que seja isso o problema pois acontece exatamente como você descreveu quando alguém provoca um curto em uma porta USB (ex.: enfiar um clips de metal):  som de desconexão seguido de desligamento das USBs até que o PC seja desligado e religado novamente.

Não acho que seja algum problema de software (drivers).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa um jato de ar na placa-mãe e nas portas USB - aproveita e faz uma limpeza geral.

Pode ser defeito na placa-mãe e ela estar acusando um falso curto ou pode ser um curto verdadeiro.

Como você diz que funciona por horas antes de dar problema, pode ter relação com o aquecimento excessivo de algum componente, provavelmente o PCH que foi citado por @GabrielLP14

Infelizmente não sei dizer se há risco para as demais peças ou se é seguro continuar a usar assim mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Pessoal, pra sanar a dúvida de todos, esse problema consiste em ser na placa-mãe mesmo e tem referência em capacitor com defeito na trilha de energia das USBs, como eu não tenho muito conhecimento de eletrônica eu não saí medindo as tensões numa placa-mãe de um cliente pra descobrir qual era o capacitor então eu falei pra o cliente, deixei bem claro o que eu estava por fazer e então eu fiz uma conexão do cabo da fonte referente aos 5v (vermelho) e conectei numa das portas frontais e a USB ativou e voltou a se comunicar com o Windows, mas só funcionou nas 2 portas frontais isso porque em alguma parte da placa existe um diodo que não deixa a energia vinda da USB retornar pra a placa-mãe e por isso não alimenta as demais USB, e com isso ele tinha um monitor aoc alimentado via USB e no cabo tinha uma ponta a mais pra usar 2 portas USB pra alimentar o monitor caso só uma não resolvesse eu peguei essa ponta auxiliar e pluguei num carregador de celular de qualidade e então consegui alimentar uma outra porta USB na traseira, colocamos um hub USB de 4 portas e ele voltou a usar os dispositivos USB dele. Mas deixei claro que era provisória a solução que com certeza a placa iria parar e que era pra ele se programar financeiramente pra comprar outra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!