Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de nova fonte/placa-mãe/placa de vídeo


Posts recomendados

Olá! Boa noite. 

 

Eu tenho um computador um pouquinho velho, já tendo uns 6/7 anos de idade. Comprei ele bem básico, e adicionei placa de vídeo, uma fonte nova e mais memória RAM. Isso já há algum tempo.

Ano passado, a placa-mãe e a fonte dele queimaram e, por falta de conhecimento meu, deixei nas mãos do técnico.

 

Agora estou com uma placa-mãe que não sei se presta, uma fonte que eu infelizmente também não sei se presta, um cooler bem barulhento e até um Windows 7 que pretendo mudar para o 10 próxima semana.

Enfim, eu não tenho um budget exato, mas gostaria de gradualmente atualizar as peças necessárias, já que além de trabalhar no computador (eu ilustro), eu também jogo bastante nele. Programas de edição de vídeo e imagem rodam nele até que o suficiente, mas jogos mais recentes/pesados dão um certo trabalho para rodar. Hoje mais cedo, enquanto eu trabalhava com o Krita (um programa de ilustração), ele até deu uma travada bem pesada e eu precisei restaurar para conseguir ligá-lo. :(

 

Irei anexar abaixo as configurações atuais do computador.

As memórias RAM que tenho são 2 de 4GB de marcas e frequências diferentes. Já me falaram que o ideal seria eu mudar para duas memórias iguais, mas realmente mudaria alguma coisa? 

A fonte atual eu não sei qual é, mas antes eu tinha uma EVGA 430W e não acredito que ele tenha colocado uma fonte melhor que essa, já que paguei 700 por todo o conserto do computador na época..

 

Enfim, eu preciso atualizar as peças, mas não posso fazer tudo de uma vez. Então, se tiverem dicas do que posso mudar/fazer para melhorar o computador, eu agradeço muito! Gostaria principalmente de feedback na placa-mãe, se ela aguenta uma placa de vídeo melhor do que a atual e também se eu deveria investir numa fonte nova.

 

Desculpem o texto enorme, mas achei que seria a melhor forma para me expressar sem rodeios. Também acho importante adicionar que eu sou bem leiga em questão a computadores. haha 

Agradeço desde já. ❤️ 

 

Screenshot_1.png.c3b1e341cf5b2faf3f5458991f045851.pngScreenshot_2.png.6508289256a1a0abc1d8d326cb6e40d9.pngScreenshot_5.png.5b3abcc0b764780dd0b167077b355f1f.pngScreenshot_3.png.6bfccde98a286ae8badb2f084fabfea4.png

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@boohaveit

 

Sobre a placa-mãe, está com cara de ser aquela bem genérica que usa chipset da Intel, as H61 tinham disso aos montes. Não são de qualidade mas funcionam se estiverem ok. A placa-mãe aguenta uma placa de vídeo atual mas talvez seja necessário uma atualização de BIOS, mas só dela ter suportado a GTX 750 Ti já é um bom sinal.

 

A fonte infelizmente precisamos saber o modelo exato dela, se não não dá pra saber se ela presta ou não, mas se você está falando que ela é pior que a EVGA 430W, provavelmente vai ser arriscado colocar alguma placa de vídeo aí.

 

Enfim seu computador não é ruim, mas está meio limitado pela plataforma. Quando for atualizar o processador, terá que que atualizar processador + placa-mãe + memória ram juntos. Como você quer jogar jogos mais pesados, talvez compense trocar a placa de vídeo primeiro mesmo, ela é a que mais vai fazer diferença no seu sistema, mas talvez tenha que trocar a fonte para isso.

 

Sobre as memórias, o Dual Channel faz diferença, mas não tanto, faz mais diferença em algumas aplicações especificas, em APU's e em sistemas com processadores high-end, e em nenhum dos 3 casos o seu computador entra então não se preocupe tanto em relação a isso.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@boohaveit - seja bem-vindo (a) ao Fórum Clube do Hardware. :)

 

21 minutos atrás, boohaveit disse:

Desculpem o texto enorme, mas achei que seria a melhor forma para me expressar sem rodeios.

Não tem problema e nem porque se desculpar, é melhor informar a mais do que a menos. Falando nisto, pode abrir a lateral do computador e nos informar o modelo da fonte ou até mesmo postar uma fotografia?

 

Quanto à placa-mãe, concordo com a suspeita do @Narak13.

 

Para pensar em trocar os componentes, precisamos saber quão intensa é a carga dos programas que usa e quais são os jogos que pretende executar neste sistema. Peço que informe também qual a resolução e taxa de quadros que tem em mente.

 

Sobre o orçamento, entendo que as alterações seriam feitas aos poucos, ainda assim gostaria que nos desse um valor, mesmo que seja algo investido ao longo do tempo. Pode também informar um valor a ser gasto por mês. É que se tratando de compras, preço determina tudo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 Amanhã irei separar um tempinho para abrir o computador e dar uma olhada nessa fonte. Estou realmente inclinada a comprar uma fonte nova logo, mas uma que aguente uma placa de vídeo um pouco melhor que a 750Ti que tenho.

 

Você tem alguma recomendação de fonte e placa que posso comprar para usar com o processador e a placa-mãe atuais?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 minutos atrás, boohaveit disse:

@Narak13 Amanhã irei separar um tempinho para abrir o computador e dar uma olhada nessa fonte. Estou realmente inclinada a comprar uma fonte nova logo, mas uma que aguente uma placa de vídeo um pouco melhor que a 750Ti que tenho.

 

Você tem alguma recomendação de fonte e placa que posso comprar para usar com o processador e a placa-mãe atuais?

 

Depende do seu orçamento, mas inicialmente posso dizer uma RX 580 ou GTX 1060 6GB. Se apertar o orçamento uma RX 570 também cai bem, está na faixa dos 700 reais. Qualquer coisa abaixo disso melhor manter sua 750 Ti mesmo que o salto não vai ser tão grande assim.

 

Sobre fonte, uma de 500W ou 550W da Corsair/PCYes/EVGA está de bom tamanho. Se o orçamento apertar uma de 450W também segura mas você fica meio que sem margem pro futuro e a diferença de preço em relação a de 500W não é tão grande.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo

2 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

Para pensar em trocar os componentes, precisamos saber quão intensa é a carga dos programas que usa e quais são os jogos que pretende executar neste sistema. Peço que informe também qual a resolução e taxa de quadros que tem em mente.

 

Sobre o orçamento, entendo que as alterações seriam feitas aos poucos, ainda assim gostaria que nos desse um valor, mesmo que seja algo investido ao longo do tempo. Pode também informar um valor a ser gasto por mês. É que se tratando de compras, preço determina tudo.

 

Vou abrir o computador amanhã mesmo e descobrir qual é a dessa fonte. Já havia aberto o computador antes, só acabei não prestando atenção.

 

Em questão de jogos, eu acabo limitando a mim mesma nos quais vou jogar, já que conheço meu computador. Mas adoraria conseguir rodar o Final Fantasy XV, meus MOBAs com o gráfico melhor ou até mesmo colocar outro monitor no computador, sei que isso puxa mais do desempenho também, mas daí acho que não é a placa de vídeo que vá fazer muita diferença.

 

Em questão de valores, não me incomodo de pagar mais de 400 por uma fonte, mas não gostaria de passar dos 1000 com a placa de vídeo. 

 

Vou começar pela fonte de qualquer forma, já estava na cabeça de comprar alguma de 500W mas acho muito importante a opinião de quem realmente entende do assunto. haha

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, boohaveit disse:

Vou abrir o computador amanhã mesmo e descobrir qual é a dessa fonte.

Ok, no aguardo para confirmar o modelo. A princípio, tenho em mente a PCYes Electro V2 450W (R$209,90 à vista); esta recomendação pode mudar caso sua fonte atual não precise ser alterada ou a depender da sua escolha de placa de vídeo. Outra dúvida, usa estabilizador ou no-break em seu sistema?

 

13 minutos atrás, boohaveit disse:

Em questão de jogos, eu acabo limitando a mim mesma nos quais vou jogar, já que conheço meu computador. Mas adoraria conseguir rodar o Final Fantasy XV, meus MOBAs com o gráfico melhor ou até mesmo colocar outro monitor no computador, sei que isso puxa mais do desempenho também, mas daí acho que não é a placa de vídeo que vá fazer muita diferença.

De maneira geral, a placa de vídeo será mais exigida em jogos, salvo casos de jogos multiplayer em mundo aberto. Para os MOBA's a troca de placa de vídeo é que vai permitir o gráfico melhor que busca, que ainda não foi informado. Se for em League of Legends, sua GTX 750Ti já alcança desempenho relativamente bom, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2019 às 19:45, Bakura Ryo disse:

Ok, no aguardo para confirmar o modelo. A princípio, tenho em mente a PCYes Electro V2 450W (R$209,90 à vista); esta recomendação pode mudar caso sua fonte atual não precise ser alterada ou a depender da sua escolha de placa de vídeo. Outra dúvida, usa estabilizador ou no-break em seu sistema?

 

De maneira geral, a placa de vídeo será mais exigida em jogos, salvo casos de jogos multiplayer em mundo aberto. Para os MOBA's a troca de placa de vídeo é que vai permitir o gráfico melhor que busca, que ainda não foi informado. Se for em League of Legends, sua GTX 750Ti já alcança desempenho relativamente bom, não?

Peço mil desculpas pela demora pra responder! Acabei me ocupando muito e só tive tempo de abrir o computador ontem. E fico muito feliz em dizer que a fonte que o técnico colocou é de 550W! Infelizmente, eu não conheço a marca então não sei se ela realmente é boa. Mas é a CoolerMaster GX II 550W. Posso manter essa fonte ou a marca dela não é das melhores?

 

Pior que não, no LoL eu fico com o fps fixo em 80, as vezes 50, mas nunca acima de 100. Isso eu deixo o FPS travado em 80 e os gráficos a maioria baixos.

Meu irmão quando joga CS no meu computador também trava um pouco, o jogo em si parece ficar meio pesado, demorando pra carregar. 

Honestamente, eu não entendo muito de gráficos, apenas gostaria de melhorar a experiência e o desempenho. Se possivel, uma placa abaixo dos R$1,000 seria perfeito. 

Queria aproveitar e também pedir recomendação de um cooler silencioso. Atualmente, tenho um da goldentec e ele é meio ruidoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@boohaveit Bom dia! A respeito da pergunta acima, a fonte que foi colocada não é das melhores mas também não é ruim ela aguenta perfeitamente, te indico um aplaca de vídeo como a RX 580 de 8gb que fica na promoção a 980 reais de boa, essa placa vai te atender muito bem, e tem também a RX 570 que é um excelente custo x beneficio, que fica em torno de 750 reais o preço.

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, Fabio Sguizzato disse:

@boohaveit Bom dia! A respeito da pergunta acima, a fonte que foi colocada não é das melhores mas também não é ruim ela aguenta perfeitamente, te indico um aplaca de vídeo como a RX 580 de 8gb que fica na promoção a 980 reais de boa, essa placa vai te atender muito bem, e tem também a RX 570 que é um excelente custo x beneficio, que fica em torno de 750 reais o preço.

Quanto ao cooler  Cooler para Processador DeepCool Ice Edge Mini FS V2.0 para Intel/AMD Heat-pipe x2 Super Silent DP-MCH2-IEMV2 esse cooler é bem silencioso e pro seu processador atenderá perfeitamente, custa mais ou menos 60 reais.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2019 às 09:01, boohaveit disse:

Peço mil desculpas pela demora pra responder!

Novamente, não há nada em que se desculpar. :)

 

Acredito que sua GTX 750Ti esteja sendo limitada por algum fator desconhecido, pode ser fonte, placa-mãe ou algum outro fator. Veja este exemplo do League of Legends em 720p, qualidade ultra. Deixo também o esta amostra de gameplay em Danger Zone, CS:GO - em 1080p.

 

Sobre a fonte, encontrei este análise em texto do HardOCP, para o modelo de 650W, onde ela falhou no rigoroso teste. Objetivamente, não recomendo o uso desta fonte. Dentre modelos atuais, a Cooler Master parece estar entregando bons produtos ao mercado; das gerações anteriores ainda tem algumas a se evitar. Recomendo a fonte PCYes Electro V2 550W e a placa de vídeo Radeon RX 570.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!