Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa amplificadora PAM8403 - Ruído


Posts recomendados

Olá pessoal,

Sou um entusiasta em eletrônica e estou tentando montar uma caixa de som Bluetooth.

 

Comprei uma placa de som PAM8403 e ligando conforme mostra a imagem funcionou perfeitamente.

 

Tentei, porém, colocar uma fêmea de P2 para teste e não funcionou. Ela apenas faz barulhos. Tentei também ligar uma placa Bluetooth OVC3860 e também apenas barulhos. Do pessoal do Youtube funciona tão bem 😁

 

Vendo alguns reviews na internet, vi que a placa PAM8403 é muito sensível e qualquer ligação mal feita causará ruídos.

 

Como chamam os terminais de fios para soldar nessa placa ? é Borne ?

 

Alguma dica, sugestão, pitaco ?

 

Obrigado pela ajuda,

Marcelo Perine

310YgysFYXL.jpg

Esquema Som.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Marcelo_Perine disse:

uma fêmea de P2 para teste e não funcionou

você deve ter ligado errado

 

4 minutos atrás, Marcelo_Perine disse:

uma placa Bluetooth OVC3860 e também apenas barulhos

O mesmo. Com o agravante que sua placa pode não estar recebendo o sinal.

 

5 minutos atrás, Marcelo_Perine disse:

a placa PAM8403 é muito sensível e qualquer ligação mal feita causará ruídos.

Todo eletrônico tem seu grau de sensibilidade. Pra ter pifado o seu, você deve ter ligado V maior que ele suporta ou você estava com uma baita carga estática. Sim ruídos existem mas são minimizáveis

 

8 minutos atrás, Marcelo_Perine disse:

Como chamam os terminais de fios para soldar nessa placa ? é Borne ?

Borne é pra você trocar rapidamente sem uso de ferramenta como soldador. No seu caso, penso que soldado mesmo fica bom.

 

9 minutos atrás, Marcelo_Perine disse:

não funcionou. Ela apenas faz barulhos

reconfira a montagem e meça a bateria, Teste em separado os circuitos. Use fios blindados na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de tudo o que a @Isadora Ferraz disse, tem também o componente Sorte, @Marcelo_Perine. Tenho montado bastantes caixas usando esse PAM8403 e... tem uns que já vêm meio baleados. O último que apliquei, por exemplo, foi numa caixinha para PC e tinha uma diferença grande entre o canal esquerdo e o direito. Para calibrar, de ouvido, com uma música mono, eu deixava o balanço com 97% no direito e 65% no esquerdo. Troquei esse aí ainda ontem por um PAM8406, que acabou de chegar da China e veio perfeito. O primeiro 8403 que comprei, me lembro bem, era uma chiadeira só. Depois de colocá-lo numa "gaiola de Faraday" devidamente aterrada, o que diminuiu a chiadeira mas só um pouco, cheguei a colocar tubinhos de ferrite tanto na entrada quanto na saída mas não adiantou nada. No entanto tem um desses instalado numa caixa de som que fiz prá minha filha que funciona sem o menor problema já faz algum tempo...

 

O PAM8406 que tenho usado é bem raro no Brasil, o pessoal costuma identificá-lo pela cor roxa da PCB e pela designação CJMCU, mas se você tiver paciência pode encomendar nos Aliexpress da vida, que sai até mais barato que os PAM8403 do ML. Além disso o argumento de vendas desses PAM8406 é justamente "sem ruído". E pelo menos todos os que comprei até agora realmente não faz nem aquele "tuc" quando liga ou desliga. Ele já vem com um capacitor de 1000uF na entrada de 5v. Dá uma olhada no datasheet dele, por aí...

 

Quanto ao módulo de bluetooth, também vou usar um pela primeira vez. Não é igual ao seu, o que comprei chama-se MH-M18 e acho que é bem mais simples que o seu. Vamos ver no que dá... São as aventuras do DIY, rs...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 obrigado pelas suas ponderações.

 

No plug P2 o som está muito bom e sem chadeira. Eu senti um pouco de falta de grave mas acredito que este problema seja na caixa que montei e ainda não está finalizada.

 

O meu problema ocorreu quando eu tentei usar P2 fêmea ou a placa de Bluetooth. Pois não teve som e quando teve foi barulho ou chiadeira. Acho que não liguei errado pois refiz várias vezes as ligações, usei placas diferentes, enfim, ao meu ver estava tudo certo (ou não 🤔)

 

Por isso que pensei em ao invés de usar solda, usar Borne. Afim de tentar conter alguma interferência, sei lá rsrs   Chutão de iniciante  😏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!