Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,estou com um problema,começou a acontecer uma situação,a banda da igreja,ao chegar quando é  instalado o teclado,é ligado o cabo P10 na mesa ao teclado,mas quando ligo a fonte do teclado,começa um barulho terrivel no som,um zumbido bastante grave,nem precisa ligar o teclado,basta ligar a fonte na tomada e na entrada do teclado,mesmo com o instrumento com o botão  desligado,fica o barulho,e o mais engraçado é que quando eu ligo a fonte do teclado e na tomada ,a mesa de som fica energizada,toda a carcaça,ou seja uma fuga de corrente ..tinhamos de costume ligar as fontes chaveadas todas na régua junto ao módulo mesa e etc..porém,já separei as fontes,e liguei separadas em outra tomada na esperança de resolver o problema pois essas fontes chaveadas geram um certo ruido,mas nada,é só eu chegar instalar o teclado e ligar a fonte na tomada e no teclado,nem preciso ligar o botão do teclado,mesmo ele desligado,já fica um barulho,e começa a dar choque na mesa e nos cabos,então cheguei a conclusão que o problema provavelmente está na fonte,irei postar uma foto da fonte abaixo,alguem poderia me dizer o por que desse ruido,mesmo com o teclado desligado ? e por que quando ligo a fonte,,começa a vazar corrente do P10 do teclado que vai para a mesa ? preciso urgente de ajuda,deixei a foto da fonte abaixo pensei na hipótese de ser um capacitor,o que me dizem ? agradeço desde já.

20190331_231731.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quanto ao choque, pode ser o trafo ou aquele capacitor azul.

6 horas atrás, Willian_Souza disse:

hipótese de ser um capacitor

Ele 'conecta' a rede à saída. Eu (eu) o tiraria fora. A última conexão que existe entre saída entrada é o opto acoplador. Mas duvido que seja ele.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Quanto ao choque, pode ser o trafo ou aquele capacitor azul.

Ele 'conecta' a rede à saída. Eu (eu) o tiraria fora. A última conexão que existe entre saída entrada é o opto acoplador. Mas duvido que seja ele.

Então, esse capacitor na saída de poliéster, eu já estou fazendo a troca dele mesmo, pois pensei nessa hipótese, e quanto ao choque, se refere no trafo da fonte? No caso teria que trocar ele? 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Willian_Souza disse:

trafo da fonte? No caso teria que trocar ele? 

Caso ele estivesse com fuga, sim. Você pode tentar (tentar) medir com o multímetro na maior escala de resistência entre o primario e secundário. Tem que dar infinita. Mas adianto que você não o acha pra comprar. Pode tentar medir/avaliar as proximidades com p.ex. o dissipador e capacitor, aquele opto perto do dissipador, umidades, poeiras, placa escura e etc.

1 hora atrás, Willian_Souza disse:

quanto ao choque

O choque me refiro a tudo que descrevi no outro post e agora neste...

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Caso ele estivesse com fuga, sim. Você pode tentar (tentar) medir com o multímetro na maior escala de resistência entre o primario e secundário. Tem que dar infinita. Mas adianto que você não o acha pra comprar. Pode tentar medir/avaliar as proximidades com p.ex. o dissipador e capacitor, aquele opto perto do dissipador, umidades, poeiras, placa escura e etc.

O choque me refiro a tudo que descrevi no outro post e agora neste...

Então, irei avaliar, irei fazer a troca do capacitor pra ver se vai ter alguma melhora, pois tenho medo de essa fuga de corrente danificar os demais eletrônicos e também o teclado. 

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Willian_Souza disse:

Então, irei avaliar, irei fazer a troca do capacitor pra ver se vai ter alguma melhora, pois tenho medo de essa fuga de corrente danificar os demais eletrônicos e também o teclado. 

Tira o capacitor fora, não adianta trocar, essas fontes são projetadas pra serem usadas com aterramento, mas não vem com o terra. 

A fuga de corrente não queima nada, só serve pra dar choque mesmo. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tira o capacitor fora, não adianta trocar, essas fontes são projetadas pra serem usadas com aterramento, mas não vem com o terra. 

A fuga de corrente não queima nada, só serve pra dar choque mesmo. 

Mas o choque é bem forte, o pior que quem vai mexer na mesa acaba levando também, preciso tirar essa fuga ao menos.. 

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o tópico, para que serve aquele capacitor azul que sempre fica entre primário e secundário do trafo da fonte chaveada? A fonte continua sendo isolada com esse capacitor ou existem riscos?

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Gu1426 disse:

Aproveitando o tópico, para que serve aquele capacitor azul que sempre fica entre primário e secundário do trafo da fonte chaveada?

Serve pra aterrar os dois lados da fonte. 

Mas pra isso tem que ter o fio verde e amarelo, tomadas com 3 pinos tudo certinho. 

Assim elimina os ruídos. 

Se não tiver o aterramento fica tudo ao contrário. 

8 minutos atrás, Gu1426 disse:

A fonte continua sendo isolada com esse capacitor ou existem riscos?

Sem aterramento não fica isolado da rede, por isso os choques. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...