Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, recentemente fiquei bastante interessado no ramo da eletrônica, porém, como não possuo nem tempo

e nem uma localização privilegiada próxima a algum curso, resolvi, por minha conta e risco, aprender por conta própria,

o que não chega a ser um problema, pois também sou entusiasta em programação, e aprendi bastante com diversos livros

que li ao longo desses anos, e dos quais adquiri conhecimento suficiente para criar programas, aplicativos e aplicações web

de pequeno porte, que solucionam alguns problemas diários onde trabalho.

Sei que programação e eletrônica, compartilham de algumas coisas em comum, mas também sei que há um universo em torno

desta área, e gostaria de saber por onde começar, até então, sei apenas utilizar o básico de um multímetro, e trocar alguns componentes

simples, como botões e capacitores, além de umas "gambiarras"😂 que faço com um ferro de solda que possuo aqui. 

Hoje pesquisei diversos livros na Amazon, e encontrei dois que são muito bem avaliados, porém um, é voltado para a galera maker, com muita

prática utilizando componentes básicos, e iniciando uma introdução ao Arduino, porém o outro já é bem mais focado na teoria, ensinando de

modo mais consistente diversos tópicos.

O primeiro livro é o Eletrônica Para Makers: Um Manual Prático Para o Novo Entusiasta de Eletrônica.

O segundo livro é A Arte da Eletrônica: Circuitos Eletrônicos e Microeletrônica.

Então galera, sei que escrevi um textão 😂😂😂 mas gostaria muito de algumas dicas de vocês, caso queiram

indicar outros livros também, fiquem à vontade, espero que possam me ajudar a dar um pontapé inicial nesse ramo.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Eu sei que prefere livros mas, tem umas aulas grátis aqui:

http://curso.manutencaodecelular.com.br/

Tem curso de eletrônica, celular e notebook voltados para a área de reparação, se pegar os conceitos básicos e comparar como texto do livro do Gabriel Torres dá para montar umas experiências práticas e sanar muitas dúvidas.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu sei que prefere livros mas, tem umas aulas grátis aqui:

http://curso.manutencaodecelular.com.br/

Tem curso de eletrônica, celular e notebook voltados para a área de reparação, se pegar os conceitos básicos e comparar como texto do livro do Gabriel Torres dá para montar umas experiências práticas e sanar muitas dúvidas.

Obrigado@Pincipi, irei dar uma olhada sim, com certeza será de grande ajuda aprender os conceitos e ver como são aplicados na prática, ainda mais se tratando de uma área com grande demanda como essa.

• 4 semanas depois...
Postado

você quer saber só o básico? Se for isso, no site do Newton C Braga tem um curso completo de graça... Mas é só o "basicão" e tem várias dicas que são realmente "de ouro" pra quem gosta de fazer montagens e ainda não tem muita experiência.

Agora se você quer ir um pouco mais longe como aprender a calcular circuitos de complexidade moderada e entender um pouco mais leia o livro mencionado pela Isadora e os livros do Malvino.

A grande "sacada" do "negócio" é você saber o que quer, como você mesmo disse, a eletrônica é um universo muito amplo. Então, por exemplo, se seu interesse é por amplificadores, procure por livros específicos sobre isso (depois de já saber o básico...). Se for por circuitos lógicos, idem... Livros que ambicionam ensinar um pouco de tudo acabam não se aprofundando muito em nada...

Mas tenha sempre um espirito curioso e investigativo.. "pra que serve aquele resistor?", "por que aquele capacitor está alí?" é assim que a gente aprende.

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!