Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas e livros para iniciar os estudos autodidáticos em eletrônica


Posts recomendados

Olá a todos, recentemente fiquei bastante interessado no ramo da eletrônica, porém, como não possuo nem tempo

e nem uma localização privilegiada próxima a algum curso, resolvi, por minha conta e risco, aprender por conta própria,

o que não chega a ser um problema, pois também sou entusiasta em programação, e aprendi bastante com diversos livros

que li ao longo desses anos, e dos quais adquiri conhecimento suficiente para criar programas, aplicativos e aplicações web

de pequeno porte, que solucionam alguns problemas diários onde trabalho.

 

Sei que programação e eletrônica, compartilham de algumas coisas em comum, mas também sei que há um universo em torno

desta área, e gostaria de saber por onde começar, até então, sei apenas utilizar o básico de um multímetro, e trocar alguns componentes

simples, como botões e capacitores, além de umas "gambiarras"😂 que faço com um ferro de solda que possuo aqui. 

 

Hoje pesquisei diversos livros na Amazon, e encontrei dois que são muito bem avaliados, porém um, é voltado para a galera maker, com muita

prática utilizando componentes básicos, e iniciando uma introdução ao Arduino, porém o outro já é bem mais focado na teoria, ensinando de

modo mais consistente diversos tópicos.

 

O primeiro livro é o Eletrônica Para Makers: Um Manual Prático Para o Novo Entusiasta de Eletrônica.

O segundo livro é A Arte da Eletrônica: Circuitos Eletrônicos e Microeletrônica.

 

Então galera, sei que escrevi um textão 😂😂😂 mas gostaria muito de algumas dicas de vocês, caso queiram

indicar outros livros também, fiquem à vontade, espero que possam me ajudar a dar um pontapé inicial nesse ramo.

 

Obrigado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sei que prefere livros mas, tem umas aulas grátis aqui:

http://curso.manutencaodecelular.com.br/

Tem curso de eletrônica, celular e notebook voltados para a área de reparação, se pegar os conceitos básicos e comparar como texto do livro do Gabriel Torres dá para montar umas experiências práticas e sanar muitas dúvidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu sei que prefere livros mas, tem umas aulas grátis aqui:

http://curso.manutencaodecelular.com.br/

Tem curso de eletrônica, celular e notebook voltados para a área de reparação, se pegar os conceitos básicos e comparar como texto do livro do Gabriel Torres dá para montar umas experiências práticas e sanar muitas dúvidas.

Obrigado@Pincipi, irei dar uma olhada sim, com certeza será de grande ajuda aprender os conceitos e ver como são aplicados na prática, ainda mais se tratando de uma área com grande demanda como essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

você quer saber só o básico? Se for isso, no site do Newton C Braga tem um curso completo de graça... Mas é só o "basicão" e tem várias dicas que são realmente "de ouro" pra quem gosta de fazer montagens e ainda não tem muita experiência.

Agora se você quer ir um pouco mais longe como aprender a calcular circuitos de complexidade moderada e entender um pouco mais leia o livro mencionado pela Isadora e os livros do Malvino.

A grande "sacada" do "negócio" é você saber o que quer, como você mesmo disse, a eletrônica é um universo muito amplo. Então, por exemplo, se seu interesse é por amplificadores, procure por livros específicos sobre isso (depois de já saber o básico...). Se for por circuitos lógicos, idem... Livros que ambicionam ensinar um pouco de tudo acabam não se aprofundando muito em nada...

Mas tenha sempre um espirito curioso e investigativo.. "pra que serve aquele resistor?", "por que aquele capacitor está alí?" é assim que a gente aprende.

 

 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!