Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de bateria com trafo de microondas...


ceec

Posts recomendados

Seguinte, tenho um trafo de microondas e quero fazer um carregador de baterias, pesquisei um pouco e descobri que é só refazer o secundário, porém cada um usa um tipo de fio e quantidade de voltas, não tenho ideia de quantas voltas o enrolamento primário tem, como faço para calcular quantas voltas precisarei fazer? Precisaria de somente uma saída de 7 amperes, o uso dele é para carregar bateria de no máximo 60 amperes, também queria que não esquentasse, dizem que se usasse 220v em 110v ficaria menos quente, porém o meu é 110v, tenho algumas pontes retificadoras, alguns diodos e capacitores se precisar, mas preciso de informações do enrolamento.

uXanMWr.jpg

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ceec disse:

Seguinte, tenho um trafo de microondas e quero fazer um carregador de baterias, pesquisei um pouco e descobri que é só refazer o secundário, porém cada um usa um tipo de fio e quantidade de voltas, não tenho ideia de quantas voltas o enrolamento primário tem, como faço para calcular quantas voltas precisarei fazer? Precisaria de somente uma saída de 7 amperes, o uso dele é para carregar bateria de no máximo 60 amperes, também queria que não esquentasse, dizem que se usasse 220v em 110v ficaria menos quente, porém o meu é 110v, tenho algumas pontes retificadoras, alguns diodos e capacitores se precisar, mas preciso de informações do enrolamento.

uXanMWr.jpg

Desde já agradeço.

Esse transformador é 1 volt por volta, se der uma volta de fio nele, essa uma volta vai sair um volt, agora quanto a temperatura realmente se pegar um 220v e alimenta com 127v, ele vai esquentar bem menos, se o seu é 127v a unica solução para a temperatura seria rebobinar ele por completo, primário e secundário, no caso de rebobinar ele por completo teria que recalcular o numero de espiras, e a espira por volt, que no caso não sera mais 1 por 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Matthwus disse:

Esse transformador é 1 volt por volta, se der uma volta de fio nele, essa uma volta vai sair um volt, agora quanto a temperatura realmente se pegar um 220v e alimenta com 127v, ele vai esquentar bem menos, se o seu é 127v a unica solução para a temperatura seria rebobinar ele por completo, primário e secundário, no caso de rebobinar ele por completo teria que recalcular o numero de espiras, e a espira por volt, que no caso não sera mais 1 por 1.

obrigado pela resposta, quero saber como calculo a corrente, no caso quero que saia uns 7 amperes, que tamanho de fio você recomenda? Se eu der 12 voltas sairão 12vca, mas ao converter para vcc, essa tensão mudaria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, ceec disse:

obrigado pela resposta, quero saber como calculo a corrente, no caso quero que saia uns 7 amperes, que tamanho de fio você recomenda? Se eu der 12 voltas sairão 12vca, mas ao converter para vcc, essa tensão mudaria certo?

14AWG (2mm²) aguenta tranquilo, a tensão continua seria a tensão alternada multiplicada pela raiz de 2 (1,4142).

adicionado 12 minutos depois

Faça um teste, ligue 127v na bobina de alta tensão (secundário) e mede a tensão de saída no primário, provavelmente vai encontrar 5 a 6 volts, se realmente for isso, você remove o primário, diminui a bitola pela metade, e dobra no numero de espiras, ai terá algo ente 10 a 12v e o transformador não vai esquentar.

 

 

 

****TOME MUITO CUIDADO, NÃO VAI LIGAR ISSO INVERTIDO, SE NÃO TIVER CONHECIMENTO É MELHOR NÃO LIGAR.****

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Carregador de baterias com transformador  de microondas, bem fácil, sem enrolar ou desenrolar nada !!

 

Pegue um trafo, isole o enrolamento secundário da carcaça e ligue  na sua rede elétrica ( o SECUNDÁRIO ) .

 

Meça a saída AC que obtém no outro, aquele com fios grossos , vai estar em torno de 11 Volts. 

 

Isso serve para carregar uma bateria 12V ?  Claro que não, mas quando voce retificar esses 11V vai obter mais que os 13.8V  mínimos para carga em flutuação,  e mais que os 14.4V para carga cíclica .

 

A corrente obtida será perto de 5A ,  mas voce pode fazer o mesmo procedimento em outro trafo e após retificados vai somar eles em paralelo, isso te dá 10A .

 

Não aquece, eu te garanto porque já fiz. Comprei em oficina de microondas por 10 R$ cada , e mais uns trocados para os componentes eletronicos de controle de tensão e corrente .

 

Se tentar comprar um carregador 10A com flutuação não vai achar por menos de 200 R$.

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Carregador de baterias com transformador  de microondas, bem fácil, sem enrolar ou desenrolar nada !!

 

Pegue um trafo, isole o enrolamento secundário da carcaça e ligue  na sua rede elétrica ( o SECUNDÁRIO ) .

 

Meça a saída AC que obtém no outro, aquele com fios grossos , vai estar em torno de 11 Volts. 

 

Isso serve para carregar uma bateria 12V ?  Claro que não, mas quando voce retificar esses 11V vai obter mais que os 13.8V  mínimos para carga em flutuação,  e mais que os 14.4V para carga cíclica .

 

A corrente obtida será perto de 5A ,  mas voce pode fazer o mesmo procedimento em outro trafo e após retificados vai somar eles em paralelo, isso te dá 10A .

 

Não aquece, eu te garanto porque já fiz. Comprei em oficina de microondas por 10 R$ cada , e mais uns trocados para os componentes eletronicos de controle de tensão e corrente .

 

Se tentar comprar um carregador 10A com flutuação não vai achar por menos de 200 R$.

 

'_'

 

 

11vac se o trafo for 220V no primario, caso contrario por volta de 5 a 6vac, ai deve remover esse enrolamento diminuir a bitola pela metade e enrolar o dobro de espiras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @Matthwus

 

Sua observação está correta , é que eu não quis fazer o meu post muito longo e acabei pulando esse detalhe , mas ....

 

Seja em 110V ou 220V o microondas consome cerca de 1300W, certo ?

 

Então, inversamente ligados os trafos como expliquei no outro post vamos obter aproximadamente :

#  11V  por 5 amperes no enrolamento grosso para o modelo 220  ou

#   5,5V por 10 amperes no enrolamento grosso para o modelo 110V

 

Isso significa apenas que para uma rede 110V eu devo ligar a saída dos trafos em série para obter a tensão desejada,  porque a corrente já está no valor desejado.

 

certo ?

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola @Matthwus

 

Sua observação está correta , é que eu não quis fazer o meu post muito longo e acabei pulando esse detalhe , mas ....

 

Seja em 110V ou 220V o microondas consome cerca de 1300W, certo ?

 

Então, inversamente ligados os trafos como expliquei no outro post vamos obter aproximadamente :

#  11V  por 5 amperes no enrolamento grosso para o modelo 220  ou

#   5,5V por 10 amperes no enrolamento grosso para o modelo 110V

 

Isso significa apenas que para uma rede 110V eu devo ligar a saída dos trafos em série para obter a tensão desejada,  porque a corrente já está no valor desejado.

 

certo ?

 

'_'

 

 

Sim, se ligar em série funciona também, eu particularmente prefiro rebobinar ele por completo, acho que utilizando o secundário como primário acaba perdendo muito a potencia que o núcleo tem a oferecer, veja se rebobinar ele por completo em 12v vai conseguir cerca de 20 a 25A dependendo o tamanho do núcleo, mas não é um processo fácil, a maneira mais simples mesmo é ligar assim como você disse, mas por aqui eu rebobino...

 

Não sei se pode ocorrer, mas quando esta bobinando ele, e vai ter uma saída simétrica (bobina em série), tem que tomar cuidado para não ligar elas em contra-fase, isso faz com que uma bobina anule a tensão da outra, acredito que por ser transformadores independentes, não deve ocorrer esse fenômeno. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...