Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, tenho um trafo de microondas e quero fazer um carregador de baterias, pesquisei um pouco e descobri que é só refazer o secundário, porém cada um usa um tipo de fio e quantidade de voltas, não tenho ideia de quantas voltas o enrolamento primário tem, como faço para calcular quantas voltas precisarei fazer? Precisaria de somente uma saída de 7 amperes, o uso dele é para carregar bateria de no máximo 60 amperes, também queria que não esquentasse, dizem que se usasse 220v em 110v ficaria menos quente, porém o meu é 110v, tenho algumas pontes retificadoras, alguns diodos e capacitores se precisar, mas preciso de informações do enrolamento.

uXanMWr.jpg

Desde já agradeço.

Postado
3 minutos atrás, ceec disse:

Seguinte, tenho um trafo de microondas e quero fazer um carregador de baterias, pesquisei um pouco e descobri que é só refazer o secundário, porém cada um usa um tipo de fio e quantidade de voltas, não tenho ideia de quantas voltas o enrolamento primário tem, como faço para calcular quantas voltas precisarei fazer? Precisaria de somente uma saída de 7 amperes, o uso dele é para carregar bateria de no máximo 60 amperes, também queria que não esquentasse, dizem que se usasse 220v em 110v ficaria menos quente, porém o meu é 110v, tenho algumas pontes retificadoras, alguns diodos e capacitores se precisar, mas preciso de informações do enrolamento.

uXanMWr.jpg

Desde já agradeço.

Esse transformador é 1 volt por volta, se der uma volta de fio nele, essa uma volta vai sair um volt, agora quanto a temperatura realmente se pegar um 220v e alimenta com 127v, ele vai esquentar bem menos, se o seu é 127v a unica solução para a temperatura seria rebobinar ele por completo, primário e secundário, no caso de rebobinar ele por completo teria que recalcular o numero de espiras, e a espira por volt, que no caso não sera mais 1 por 1.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Matthwus disse:

Esse transformador é 1 volt por volta, se der uma volta de fio nele, essa uma volta vai sair um volt, agora quanto a temperatura realmente se pegar um 220v e alimenta com 127v, ele vai esquentar bem menos, se o seu é 127v a unica solução para a temperatura seria rebobinar ele por completo, primário e secundário, no caso de rebobinar ele por completo teria que recalcular o numero de espiras, e a espira por volt, que no caso não sera mais 1 por 1.

obrigado pela resposta, quero saber como calculo a corrente, no caso quero que saia uns 7 amperes, que tamanho de fio você recomenda? Se eu der 12 voltas sairão 12vca, mas ao converter para vcc, essa tensão mudaria certo?

Postado
43 minutos atrás, ceec disse:

obrigado pela resposta, quero saber como calculo a corrente, no caso quero que saia uns 7 amperes, que tamanho de fio você recomenda? Se eu der 12 voltas sairão 12vca, mas ao converter para vcc, essa tensão mudaria certo?

14AWG (2mm²) aguenta tranquilo, a tensão continua seria a tensão alternada multiplicada pela raiz de 2 (1,4142).

adicionado 12 minutos depois

Faça um teste, ligue 127v na bobina de alta tensão (secundário) e mede a tensão de saída no primário, provavelmente vai encontrar 5 a 6 volts, se realmente for isso, você remove o primário, diminui a bitola pela metade, e dobra no numero de espiras, ai terá algo ente 10 a 12v e o transformador não vai esquentar.

****TOME MUITO CUIDADO, NÃO VAI LIGAR ISSO INVERTIDO, SE NÃO TIVER CONHECIMENTO É MELHOR NÃO LIGAR.****

• Curtir 1
Postado

Ola.

Carregador de baterias com transformador  de microondas, bem fácil, sem enrolar ou desenrolar nada !!

Pegue um trafo, isole o enrolamento secundário da carcaça e ligue  na sua rede elétrica ( o SECUNDÁRIO ) .

Meça a saída AC que obtém no outro, aquele com fios grossos , vai estar em torno de 11 Volts. 

Isso serve para carregar uma bateria 12V ?  Claro que não, mas quando voce retificar esses 11V vai obter mais que os 13.8V  mínimos para carga em flutuação,  e mais que os 14.4V para carga cíclica .

A corrente obtida será perto de 5A ,  mas voce pode fazer o mesmo procedimento em outro trafo e após retificados vai somar eles em paralelo, isso te dá 10A .

Não aquece, eu te garanto porque já fiz. Comprei em oficina de microondas por 10 R$ cada , e mais uns trocados para os componentes eletronicos de controle de tensão e corrente .

Se tentar comprar um carregador 10A com flutuação não vai achar por menos de 200 R$.

'_'

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

Carregador de baterias com transformador  de microondas, bem fácil, sem enrolar ou desenrolar nada !!

Pegue um trafo, isole o enrolamento secundário da carcaça e ligue  na sua rede elétrica ( o SECUNDÁRIO ) .

Meça a saída AC que obtém no outro, aquele com fios grossos , vai estar em torno de 11 Volts. 

Isso serve para carregar uma bateria 12V ?  Claro que não, mas quando voce retificar esses 11V vai obter mais que os 13.8V  mínimos para carga em flutuação,  e mais que os 14.4V para carga cíclica .

A corrente obtida será perto de 5A ,  mas voce pode fazer o mesmo procedimento em outro trafo e após retificados vai somar eles em paralelo, isso te dá 10A .

Não aquece, eu te garanto porque já fiz. Comprei em oficina de microondas por 10 R$ cada , e mais uns trocados para os componentes eletronicos de controle de tensão e corrente .

Se tentar comprar um carregador 10A com flutuação não vai achar por menos de 200 R$.

'_'

11vac se o trafo for 220V no primario, caso contrario por volta de 5 a 6vac, ai deve remover esse enrolamento diminuir a bitola pela metade e enrolar o dobro de espiras.

• Curtir 2
Postado

Ola @Matthwus

Sua observação está correta , é que eu não quis fazer o meu post muito longo e acabei pulando esse detalhe , mas ....

Seja em 110V ou 220V o microondas consome cerca de 1300W, certo ?

Então, inversamente ligados os trafos como expliquei no outro post vamos obter aproximadamente :

#  11V  por 5 amperes no enrolamento grosso para o modelo 220  ou

#   5,5V por 10 amperes no enrolamento grosso para o modelo 110V

Isso significa apenas que para uma rede 110V eu devo ligar a saída dos trafos em série para obter a tensão desejada,  porque a corrente já está no valor desejado.

certo ?

'_'

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola @Matthwus

Sua observação está correta , é que eu não quis fazer o meu post muito longo e acabei pulando esse detalhe , mas ....

Seja em 110V ou 220V o microondas consome cerca de 1300W, certo ?

Então, inversamente ligados os trafos como expliquei no outro post vamos obter aproximadamente :

#  11V  por 5 amperes no enrolamento grosso para o modelo 220  ou

#   5,5V por 10 amperes no enrolamento grosso para o modelo 110V

Isso significa apenas que para uma rede 110V eu devo ligar a saída dos trafos em série para obter a tensão desejada,  porque a corrente já está no valor desejado.

certo ?

'_'

Sim, se ligar em série funciona também, eu particularmente prefiro rebobinar ele por completo, acho que utilizando o secundário como primário acaba perdendo muito a potencia que o núcleo tem a oferecer, veja se rebobinar ele por completo em 12v vai conseguir cerca de 20 a 25A dependendo o tamanho do núcleo, mas não é um processo fácil, a maneira mais simples mesmo é ligar assim como você disse, mas por aqui eu rebobino...

Não sei se pode ocorrer, mas quando esta bobinando ele, e vai ter uma saída simétrica (bobina em série), tem que tomar cuidado para não ligar elas em contra-fase, isso faz com que uma bobina anule a tensão da outra, acredito que por ser transformadores independentes, não deve ocorrer esse fenômeno. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!