Ir ao conteúdo

Recuperação de BIOS - Biostar B350 GT3

Ir à solução Resolvido por alyssonsilva13,

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde,

Pessoal, existe alguma forma de recuperar a BIOS primária da placa-mãe Biostar B350 GT3 (Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8406/placa-mãe-biostar-racing-b350gt3-ddr4-amd-am4)?

Atualmente estou usando a BIOS secundária, daqui à alguns dias vai chegar um Ryzen 5 que comprei e estou na dúvida se a placa-mãe vai reconhecer o Ryzen 5 ou não...

Fico no aguardo e agradeço a quem responder.

Postado
16 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@alyssonsilva13 Boa tarde

Estranho é que você não passou qual o modelo do ryzen que você comprou, e essa bios secundária está atualizada?

@Edvaldo J. Frederico Eu uso atualmente o Ryzen 3 2200G, comprei o Ryzen 5 1600. Não sei se a secundária está atualizada, esse é meu medo: saber se ela vai dar boot no novo Ryzen ou não :(

adicionado 0 minutos depois
12 minutos atrás, lnpott disse:

O que aconteceu para ela estar usando a secundária ?

@lnpott Não sei pra quê fui tentar atualizar a primária numa madrugada... deu queda de energia mesmo na hora, muito azar.

• Membro VIP
Postado

@alyssonsilva13 Como você está voltando da segunda para primeira, eu acho que você não precisa se preocupar em atualizar a bios.

Sua placa-mãe possui duas bios e funciona assim, a primeira bios sempre vai ser a oficial, e a segunda bios é uma cópia da primeira se tudo estiver ok.

Agora se por acaso você venha a atualizar essa  e no meio do processo da um falta de energia, automaticamente a segunda bios entra em ação, e uma cópia da segunda bios é feita para o primeiro chip apenas para corrigir o problema.

Exemplo: no Chip 1 está a bios v110 e no chip 2 está a bios v110

Ai você atualiza o chip 1 para a bios v111 e no meu da atualização falta energia.

Então na próxima vez que você atualizar um cópia do Chip B será enviado para o Chip A, apenas para corrigir o problema.

• Curtir 3
Postado
2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@alyssonsilva13 Como você está voltando da segunda para primeira, eu acho que você não precisa se preocupar em atualizar a bios.

Sua placa-mãe possui duas bios e funciona assim, a primeira bios sempre vai ser a oficial, e a segunda bios é uma cópia da primeira se tudo estiver ok.

Agora se por acaso você venha a atualizar essa  e no meio do processo da um falta de energia, automaticamente a segunda bios entra em ação, e uma cópia da segunda bios é feita para o primeiro chip apenas para corrigir o problema.

Exemplo: no Chip 1 está a bios v110 e no chip 2 está a bios v110

Ai você atualiza o chip 1 para a bios v111 e no meu da atualização falta energia.

Então na próxima vez que você atualizar um cópia do Chip B será enviado para o Chip A, apenas para corrigir o problema.

@Edvaldo J. Frederico Não entendi muito bem rs... Queria saber se há alguma maneira de recuperar a Bios primária, como falei antes, comprei o Ryzen 5 1600 e não sei se a versão da Bios secundária vai reconhecê-lo... Outra coisa, a placa já veio com BIOS "atualizada" do fornecedor, essa mesma versão está na secundária?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

Essa placa possui a funcionalide dual bios: https://www.biostar.com.tw/app/jp/event/dualbios/index.htm

Pode regravar o BIOS na ROM1, só não vai selecionar o chip errado!

adicionado 4 minutos depois

*Atualizar caso não funcione com o processador novo.

@Ricardov Obrigado pela ajuda. Como faço para regravar nessa ROM1? Nunca fiz isso rs... Mas caso eu instale o Ryzen e o PC ligue de boa, posso deixar queto, né isso?

Postado

Do item 3 do link: The failed BIOS can be updated by using BIOSTAR BIOS Flasher or BIOSTAR BIOS Update Utility.

Tradução: O BIOS pode ser atualizado usando os utilitários BIOSTAR BIOS Flasher ou BIOSTAR BIOS Update Utility.

Veja no manual os detalhes.

Sim, esse procedimento só será necessário se tiver que atualizar.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Ricardov disse:

Do item 3 do link: The failed BIOS can be updated by using BIOSTAR BIOS Flasher or BIOSTAR BIOS Update Utility.

Tradução: O BIOS pode ser atualizado usando os utilitários BIOSTAR BIOS Flasher ou BIOSTAR BIOS Update Utility.

@Ricardov Mas como vou usar o utilitário se o PC não liga com o Chip 1? Rs...

adicionado 2 minutos depois
10 minutos atrás, Ricardov disse:

@Ricardov No caso, eu queria "ressuscitar" a Bios primária rs...

• Membro VIP
Postado

No manual dela não informa como é possível realizar tal procedimento. O que o amigo @Edvaldo J. Frederico afirmou faz sentido, mas até onde eu lembro isso era com as Gibagyte, essa BIOSTAR não parece funcionar da mesma forma.

Entra em contato com o suporte. 

OBS: Antigamente se fazia um processo com o micro ligado, se retirava a bios(não era soldada e acredito que essa também não, baseado na foto) e se colocava a corrompida, fazendo isso era possível "regravar", agora não sei se isso ainda é possível.

• Curtir 2
Postado
Em 17/04/2019 às 10:13, lnpott disse:

@Edvaldo J. Frederico Perfeito, não tinha visto o manual. Sendo assim pode se dizer que a BIOS1 dele já recebeu o backup da 2 então. Certo ?

@lnpott A Bios 1 que foi corrompida ligará novamente? Acho que não... Essa é minha dúvida: quero saber se é possível restaurar a BIOS primária, sendo que a secundária não recebe atualização.

Fico no aguardo.

• Membro VIP
Postado
Em 19/04/2019 às 18:19, alyssonsilva13 disse:

@lnpott A Bios 1 que foi corrompida ligará novamente? Acho que não... Essa é minha dúvida: quero saber se é possível restaurar a BIOS primária, sendo que a secundária não recebe atualização.

Por isso pedi que entre em contato com a BIOSTAR, afinal não sabemos de a restauração é feita automaticamente através da cópia da Nº2 para a 1.. A Gigabyte funciona assim mas a Bio não sei.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...