Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou a procura de um software e/ou Tutorial para clonagem de HD (não de partição!) com aumento de capacidade (ex: de 500Gb para 1Tb) de forma automática.

Resumindo quero TROCAR o HD sem precisar (re)formatar o sistema, etc e retirar o HD antigo...

Antigamente (uns 25 anos atrás) usava o Norton Ghost, mas vi que foi descontinuado em 201?.

Quais as alternativas mais "simples"?

😉

Postado

Amigo programas de clonagem tem aos montes, mas eu penso que isso só deve ser feito caso seja um técnico e não quer arrumar aborrecimento com clientes "turrão" aqueles que falam, cada aquilo, tava aqui há tanto tempo?? 

Nada melhor que ao mudar de hd, que você formate e faça uma instalação zerada, um disco novo merece uma instalação limpa, desse modo você já elimina possíveis mal funcionamentos como lentidão do sistema (nem que seja mínima), e com isso você tem oportunidade de instalar drivers e programas atualizados...você não precisa formatar e instalar tudo de uma vez, vá fazendo aos poucos, na medida do necessário, inclusive é a oportunidade para saber se determinado programa é necessário ou não, ou se ja existe um mais recente...pelo menos eu faço isso de maneira que fico com um sistema mais atual, leve e enxuto, livre de um monte de coisas que instalei na "emoção" ou só para ver....

• Curtir 1
Postado

Agradeço a contribuição de todos, claro!
E, principalmente, concordo com a opinião do colega @misterjohn : "Nada melhor que ao mudar de hd, que você formate e faça uma instalação zerada... " em gênero, número e grau! 👏👏👏

Mas dessa vez acho que posso comparar o PC a receber upgrade que trata-se do cliente "turrão"! 🤣

Pergunto se o Clonezilla (@Math.Pi ) ou o Acronis (@misterjohn ) fazem automaticamente o redimensionamento da partição principal para "disponibilizar" o espaço "livre" neste caso... ?

E se tem indicam algum tutorial e/ou versão específica talvez ?

Grato novamente

Postado

Antigamente a gente usava o Partition Magic para criar partições quando não dava para formatar e rezava para dar certo, no teu caso é mais fácil, durante o programa de instalação, quando pedir para indicar o disco e o tamanho basta escolher por exemplo em um hd de 1 TB esse hd e indicar por exemplo 80 Gb, o sistema criará e formatara esse espaço e irá desconhecer o restante, após instalado o windows, acesse o gerenciador de discos, lá estará seu disco C e um grande espaço escrito algo como "unalocatted" acho que é mais ou menos isso, ai basta clicar com o bd e escolher criar partição e depois de criada, formatar partição, tá criado o disco D com o restante que sobrou, se quiser dividir mais é só escolher um menor tamanho do que o total e vá repetindo até concuir, fácil, sem stress e sem risco de perda de dados e olha que no tempo do PM os discos eram pequenos em relação a hoje, e o processo demorava uma eternidade, alias no tempo do W98 uma simples desfragmentação demora horas.

• Curtir 2
Postado
45 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Mlramos Isso você faz no gerenciador de disco do Windows em poucos passos.

adicionado 0 minutos depois

O tutorial está no link que enviei acima.

Desculpe... leitura dinâmica deixou passar batido! rsrsrs

adicionado 0 minutos depois
29 minutos atrás, misterjohn disse:

Antigamente a gente usava o Partition Magic para criar partições quando não dava para formatar e rezava para dar certo, no teu caso é mais fácil, durante o programa de instalação, quando pedir para indicar o disco e o tamanho basta escolher por exemplo em um hd de 1 TB esse hd e indicar por exemplo 80 Gb, o sistema criará e formatara esse espaço e irá desconhecer o restante, após instalado o windows, acesse o gerenciador de discos, lá estará seu disco C e um grande espaço escrito algo como "unalocatted" acho que é mais ou menos isso, ai basta clicar com o bd e escolher criar partição e depois de criada, formatar partição, tá criado o disco D com o restante que sobrou, se quiser dividir mais é só escolher um menor tamanho do que o total e vá repetindo até concuir, fácil, sem stress e sem risco de perda de dados e olha que no tempo do PM os discos eram pequenos em relação a hoje, e o processo demorava uma eternidade, alias no tempo do W98 uma simples desfragmentação demora horas.

beleza... Obrigado !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!