Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível fuga de corrente elétrica


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Um familiar meu, vem me relatando sobre o auto consumo de energia em sua casa. Para tentar ajudar fui até a casa dele levando um alicate amperímetro (mas sou um pouco leigo em eletrônica).

 

Na casa dele tem um quadro de distribuição geral e outro para alimentar os eletrônicos de sua casa. Lá o sistema é trifásico. 

 

Os cabos que vão do quadro geral para o de alimentação são 3 (Branco N - Azul F - Vermelho F).

 

Primeiro eu tirei tudo que estava na tomada e desliguei todas as luzes (os disjuntores estavam ligados), então com o alicate amperímetro medi a corrente nos 3 cabos (que vai do quadro geral para o de alimentação) e a corrente elétrica em todos deu 0.0 A. Depois liguei todas as luzes e fiz o teste nos 3 cabos novamente, e obtive 0.7 A no cabo Branco N e no cabo Azul F, o terceiro cabo manteve 0.0 A. Depois coloquei o cabo da TV na tomada (sem ligar a tv)  com as luzes ainda acessas e fiz o teste novamente, dessa vez obtive 0.7 A no cabo Azul F, 0.4 A no cabo Vermelho F e 0.2 A no cabo Branco N, depois tirei a TV da tomada e coloquei o home theater na tomada (sem ligar), fiz o teste e o resultado foi o mesmo. Depois disso tive que sair e não fiz outros testes, só vou poderei fazer outros semana que vem.

 

Minha dúvida é: por esses últimos testes da pra afirmar alguma coisa? Se o problema por exemplo seria na energia ou na TV e no home theater ? Achei bem estranho os últimos resultados, já que em um dos cabos houve uma queda de corrente (o cabo Branco Ncaiu de 0.7 A para 0.2 A).

 

Obs: ele não possuí aterramento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tem que ver se o consumo está fora da media mesmo. Compare o consumo mes contra mes desse ano e do ano passado.

O seu teste está correto. Para medir correntes baixas tem que usar um medidor em uma escala menor.

Os aparelhos em stand by apresentam um certo consumo, mas é uma corrente baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores são compatíveis. Lembrando que num aparelho de precisão 0.0, pode-se ter a situação onde 0.7 -  0.4 = 0.2 por conta da precisão de escala. O retorno de corrente da fase que consome 0.7A está sendo parcialmente suprido pelo retorno de corrente da fase que consome 0.4A. Os 0.2A que mediu no neutro é a diferença. No caso da última medição (0.7A+0.4A) x 127V = 140W dos quais 50W são do televisor.

50W para um aparelho em standby é um exagero, isso não deveria passar de 2W ou 5W se a fonte for muito vagabunda.

adicionado 7 minutos depois

Fazendo contas, considerando o costume de se deixar o televisor sempre na tomada e ligando pelo controle remoto, 50W x 720h (1 mês) = 36kWh só de standby. O consumo do televisor quando ligado provavelmente tb deve estar elevado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho uma inquietação elementar e infantil (e num tô nem aí)... Num sistema trifásico, a corrente que retorna ao padrão pelo neutro é nula? E num bifásico? Num mono tem tudo pra ser a total. Assim sendo, penso que pra uma medição correta do consumo total, o alicate amperímetro no neutro que retorna pode dar um resultado mais real pois seria a soma dos consumos das fases... ou não...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , me desculpe mas seu raciocínio está errado. Fosse assim um motor trifásico nos daria energia mecânica sem consumo de energia elétrica e o chuveiro ligado nos 220V idem.. No meu post anterior fiz uma conta simples desconsiderando a diferença angular de 120º entre fases, adotei 180º (delta quebrado). A corrente que retorna pelo neutro será sempre a soma vetorial das correntes em cada fase. Caso o consumo em cada fase seja igual a soma resulta em zero. Nessa resposta estou desconsiderando o cos fi para não complicar mais ainda as coisas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Os valores são compatíveis. Lembrando que num aparelho de precisão 0.0, pode-se ter a situação onde 0.7 -  0.4 = 0.2 por conta da precisão de escala. O retorno de corrente da fase que consome 0.7A está sendo parcialmente suprido pelo retorno de corrente da fase que consome 0.4A. Os 0.2A que mediu no neutro é a diferença. No caso da última medição (0.7A+0.4A) x 127V = 140W dos quais 50W são do televisor.

50W para um aparelho em standby é um exagero, isso não deveria passar de 2W ou 5W se a fonte for muito vagabunda.

adicionado 7 minutos depois

Fazendo contas, considerando o costume de se deixar o televisor sempre na tomada e ligando pelo controle remoto, 50W x 720h (1 mês) = 36kWh só de standby. O consumo do televisor quando ligado provavelmente tb deve estar elevado.

 

Grato pela resposta.

 

Fiquei com uma outra dúvida (peço desculpas se eu falar alguma bobagem, ainda sou leigo no assunto).

 

Esqueci de mencionar que o os testes foram feitos em aparelhos de 110v, o único que é 220v seria o chuveiro (que não cheguei a ligar). Então nessa situação, considerando que todos os aparelhos são 110v, sua resposta se aplica nessa situação também? Nessa situação o neutro não deveria estar puxando mais corrente que os demais? já que ele está ajudando a alimentar todos os aparelhos que estavam ligados.

adicionado 2 minutos depois
Em 26/04/2019 às 21:32, Ricardov disse:

Primeiro tem que ver se o consumo está fora da media mesmo. Compare o consumo mes contra mes desse ano e do ano passado.

O seu teste está correto. Para medir correntes baixas tem que usar um medidor em uma escala menor.

Os aparelhos em stand by apresentam um certo consumo, mas é uma corrente baixa.

 

Grato pela resposta.

 

O aumento no consumo foi de 30% á partir do mês de janeiro. Ele disse que o seu ritmo diário se manteve o mesmo, e que não foi adicionado nenhum novo aparelho eletrônico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é simples mas a resposta não. Sua rede é de corrente alternada mas se pararmos o tempo o que veremos é uma tensão contínua. Dessa forma vamos fazer essa parada no tempo e pegar um retrato no tempo onde a tensão na fase1 seja de +110V e na fase2 -110V. Vamos ligar na fase1 um aparelho que consuma 0,7A e na fase2 um aparelho que consuma 0,4A.

Sem título.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jacoves  o que pode fazer é medir a corrente consumida em cada aparelho, Para isso prepare uma pequena extensão com os fios separados de modo poder passa um dos fios pelo alicate. Tem que medir sempre um aparelho por vez, desligue as lâmpadas e meça só a TV, etc. Isso facilita identificar o vilão.

Se possível coloque uma foto do amperímetro para vermos as escalas de medida disponíveis.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

me desculpe

Ta quase desculpado. E sua 'teoria' deve estar correta sim.  Mas meu raciocínio (se é que possuo algum) era pra aparelhos bifásicos ligados na rede tri e não necessariamente 'equilibrados' como  o motor tri ou chuveiro. Sobre estes, teorizo que a corrente que retorna pelo neutro é nula sim. Ou seja ela circula entre as fases. Agora algo como tv numa fase, geladeira em outra, tanquinho na 3ª na minha cabecinha (de vento) penso que podem se somar no neutro sim... ou será que ... 'cai por terra'? Acho melhor medir no meu padrão... na prática há outra teoria...

 

Ah... vi agora seu jpg > 1k.txt. Qualquer dia meço ...

adicionado 10 minutos depois
3 horas atrás, Ricardov disse:

medir a corrente consumida em cada aparelho

Ou 2º o que descobrimos até aqui, coloque o alicate amperímetro lá no quadro no neutro, ligue um (01) por vez. Só os 127v,,, Tá certo isso Arnaldo?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Acho melhor medir no meu padrão... na prática há outra teoria...

 

Na prática teremos que considerar a teoria completa. Como disse antes a soma é vetorial. O que temos em casa são fases de 127V medidas ao neutro e quando medimos entre elas o que encontramos são 220V e não 254V (127V + 127V). Então se colocadas 2 cargas idênticas de F1 para N e de F2 para N ainda veremos um retorno de corrente pelo neutro. para que a soma vetorial dos 3 fios (F1, F2 e N) resulte em zero. Embora o que recebemos em casa seja 2 fases a mãe dessa energia é trifásica. Num sistema onde não haja a anormalidade de fuga de corrente para a terra a soma sempre será zero. Isso é fácilmente constatado se mesmo com consumo desequilibrado das fases colocarmos todos os fios do nosso sistema dentro do alicate amperímetro. A indicação resulta em zero. Já tem alguns anos que não mexo nessa teoria, talvez haja alguma ressalva de detalhes mas na essência não há erros.

Sem título.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2019 às 19:44, Jacoves disse:

Olá a todos!

 

Um familiar meu, vem me relatando sobre o auto consumo de energia em sua casa. Para tentar ajudar fui até a casa dele levando um alicate amperímetro (mas sou um pouco leigo em eletrônica).

 

Na casa dele tem um quadro de distribuição geral e outro para alimentar os eletrônicos de sua casa. Lá o sistema é trifásico. 

 

Os cabos que vão do quadro geral para o de alimentação são 3 (Branco N - Azul F - Vermelho F).

 

Primeiro eu tirei tudo que estava na tomada e desliguei todas as luzes (os disjuntores estavam ligados), então com o alicate amperímetro medi a corrente nos 3 cabos (que vai do quadro geral para o de alimentação) e a corrente elétrica em todos deu 0.0 A. Depois liguei todas as luzes e fiz o teste nos 3 cabos novamente, e obtive 0.7 A no cabo Branco N e no cabo Azul F, o terceiro cabo manteve 0.0 A. Depois coloquei o cabo da TV na tomada (sem ligar a tv)  com as luzes ainda acessas e fiz o teste novamente, dessa vez obtive 0.7 A no cabo Azul F, 0.4 A no cabo Vermelho F e 0.2 A no cabo Branco N, depois tirei a TV da tomada e coloquei o home theater na tomada (sem ligar), fiz o teste e o resultado foi o mesmo. Depois disso tive que sair e não fiz outros testes, só vou poderei fazer outros semana que vem.

 

Minha dúvida é: por esses últimos testes da pra afirmar alguma coisa? Se o problema por exemplo seria na energia ou na TV e no home theater ? Achei bem estranho os últimos resultados, já que em um dos cabos houve uma queda de corrente (o cabo Branco Ncaiu de 0.7 A para 0.2 A).

 

Obs: ele não possuí aterramento.

 

 

Chegou a olhar se as emendas estão bem feitas e os cabos estão dimensionados de forma correta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelas respostas e peço desculpas pela demora.

 

Em 28/04/2019 às 11:37, Sérgio Lembo disse:

A pergunta é simples mas a resposta não. Sua rede é de corrente alternada mas se pararmos o tempo o que veremos é uma tensão contínua. Dessa forma vamos fazer essa parada no tempo e pegar um retrato no tempo onde a tensão na fase1 seja de +110V e na fase2 -110V. Vamos ligar na fase1 um aparelho que consuma 0,7A e na fase2 um aparelho que consuma 0,4A.

Sem título.png

 

Obrigado pela resposta, o esquema ajudou a elucidar melhor essa situação.

 

 

Em 28/04/2019 às 13:13, Ricardov disse:

@Jacoves  o que pode fazer é medir a corrente consumida em cada aparelho, Para isso prepare uma pequena extensão com os fios separados de modo poder passa um dos fios pelo alicate. Tem que medir sempre um aparelho por vez, desligue as lâmpadas e meça só a TV, etc. Isso facilita identificar o vilão.

Se possível coloque uma foto do amperímetro para vermos as escalas de medida disponíveis.

 

As escalas disponíveis para corrente alternada são 1000A e 200A, eu estou utilizando a de 200A.

 

Eu fiz alguns testes hoje novamente na casa dele, dessa vez testando aparelho por aparelho.

 

Primeiro tirei tudo da tomada e fiz o teste nos 3 fios que saem do geral, e não foi acusado consumo de energia pelo medidor de energia. Depois liguei a luz e fiz o teste de corrente com o alicate amperímetro, e obtive: 0A F / 0.7 F / 0.6 N.

Depois testei as 2 TVs (uma de cada vez) no standby e obtive 0A em ambas. Depois fiz o teste com elas ligadas, obtive 0.6A F / 0.5A N em uma, e na outra 0.5A F /  0.4A [/b]N (só tinha as TVs na energia). Depois testei os 2 conversores da NET, 1 vídeo game, 1 home theater e uma geladeira (220v). Todos deram uma diferença de 0.1A do fase sobre o neutro (sei que a escala atrapalha um pouco na precisão dos valores, então nessa quinta feira irei comprar um multímetro profissional para uso pessoal e fazer novos testes).

 

Dúvida:  Essa diferença de 0.1A pode ser resultado de uma fiação ruim? Ou seja, dependendo da fiação do fase ou do neutro, a corrente poderia passar mais de um lado do que do outro?

 

Correção: em posts anteriores eu disse que somente o chuveiro era 220v, mas a geladeira também é.

 

Depois de fazer esses testes em alguns aparelhos, eu liguei todos eles (apenas os mencionados) e fui medir no geral. O resultado obtido foi : 2.0A ± 0,1A F / 1.3A ± 0,1A N / 0.4A a 0.3AF

 

Nesse resultado da pra afirmar que tem algo de errado ou da pra explicar isso de alguma forma?

 

Fiz o teste de tensão em todas as tomadas de 110V e obtive em média 117V, na de 220V deu 207V.

 

A casa dele é toda ladrilhada com exceção do teto, não tem nenhum fio visivelmente solto, não tem problemas com infiltrações e todos os equipamentos funciona normalmente.

 

Novas informações: Ele disse em junho do ano passado quando foi reformar sua casa, o eletricista teve que aproveitar a fiação antiga com os 100 metros de fios que ele tinha comprado. 

 

De qualquer maneira, ele vai chamar semana que vem um eletricista para trocar a fiação antiga por uma nova e ver se consegue identificar alguma coisa.

adicionado 8 minutos depois
5 horas atrás, gabrielflach disse:

 

Chegou a olhar se as emendas estão bem feitas e os cabos estão dimensionados de forma correta?

 

Não consegui checar toda a fiação, mas o chuveiro e a geladeira que são os que consomem mais estavam corretos.

 

Ele também informou que nunca houve problema de queda de energia ou de sobre aquecimento no fio do chuveiro (que é algo um pouco comum).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essas medidas não tem fuga nesses trechos. A diferença de 0,1 A pode ser erro do amperímetro.

Mas você diz que mediu a partir do geral. Tem que medir entre o medidor e o geral também, pode ter uma fuga nesse trecho. E medir no fio de aterramento caso tenha algum aparelho aterrado.

Veja nas faturas de energia se esse aumento do consumo em kWh se confirma e se não existe alguma cobrança indevida de outros itens na fatura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jacoves disse:

Depois de fazer esses testes em alguns aparelhos, eu liguei todos eles (apenas os mencionados) e fui medir no geral. O resultado obtido foi : 2.0A ± 0,1A F / 1.3A ± 0,1A N / 0.4A a 0.3AF

 

Nesse resultado da pra afirmar que tem algo de errado ou da pra explicar isso de alguma forma?

Normal, pois tem equipamentos 110 e 220V ligados ao mesmo tempo. 

A distribuição das correntes fica diferente porque o sistema de distribuição é estrela, em 120º.

 

15 horas atrás, Jacoves disse:

Fiz o teste de tensão em todas as tomadas de 110V e obtive em média 117V, na de 220V deu 207V.

A tensão nominal seria 127/220V, mas aí mostra que tem uma caída na tensão. 

Com as coisas ligadas poderia medir lá no geral pra ver se a queda é na instalação ou no trafo da rua. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas. Semana que vem o eletricista mudara toda a fiação/tomadas e disjuntores, depois dessa manutenção eu atualizo o tópico com mais informações, avisando por exemplo se o problema foi solucionado ou não e se descobriram o real motivo dessa fuga de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!