Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um orçamento de 2000 mil reais para atualizar meu computador

Estou pensando em comprar o i5 8400, 8gb RAM DDR4, HD 1 TB e placa-mãe B360M.

O computador atualmente tem as seguintes peças: FX 6100, placa-mãe GA-970A, 8 Gb de RAM, EVGA 500w, GTX 960 e HD 500gb.

Com este orçamento da para pegar alguma coisa melhor? Qual é a opinião de vocês?

• Solução
Postado

@PanicKenny  Seria bom você ter colocado preço que vai pagar na configuração.

Você tem necessidade de um HD de 1Tb? Se não tiver, opte um SSD de 240Gb.

Ryzen 7 2700 - é encontrado no momento em algumas promoções em torno de R$999 - quanto vai pagar no I5?

Pichau Kit upgrade, Ryzen 7 2700, ASRock A320M-HD - R$1363 ou R$1200 (No boleto)

O chipset não é dos melhores mas a Placa-Mãe sozinha sai em torno dos R$279 no boleto. E o processador sairia em torno dos R$921. Na pior das hipóteses você pode vender a placa-mãe por uns R$200 e pegar uma B450. Veja o que sai mais barato no seu bolso - um Ryzen 5 2600 também seria bom se fosse em torno de uns R$600.

E 8Gb ram - pode ser 2400mhz. Se conseguir pegar 3000mhz por quase o mesmo preço também está bom.

Postado

@Math.Pi @MrNobody  Estou pensando em manter meu HD para comprar um SSD de 240Gb, como vocês sugeriram, pois não estou precisando de 1Tb de espaço. Contudo, meu HD foi adquirido há oito anos, o modelo dele é Hd Wd Caviar Blue 500gb 16mb Cache 7200rpm. Vocês acham que a vida útil dele está chegando ao fim? Com tantos anos de uso o seu desempenho não está prejudicado? Não tem opções novas de HD com um desempenho melhor?

Enfim, vou pegar o processador por R$ 999 e a placa-mãe por R$ 500. @MrNobody Este kit que você me indicou está com um preço muito bom, será que ele sem Overclock é melhor que o i5 8400?  Não sou de fazer Overclock, tenho há oito anos o FX 6100 e nunca fiz nada nele.

Postado

@PanicKenny Eu acredito que sim, mas com um overclock ficaria melhor - e hoje em dia oveclock não é tão difícil de fazer. Além do que os jogos estão tendendo a usar mais Cores.

Para trabalho o Ryzen 7 é definitivamente melhor do que o i5 - talvez para os jogos atuais os cores extras não façam tanta diferença no momento.

E questão do HD ter 8 anos, seria bom dar uma verificada com o Crystal Disk Info se ele mostra algum sinal de alerta e verificar com o HD tunes se há algum Bad Block.

Postado

@PanicKenny Na verdade no HD Tune era o Error Scan - mas eu não expliquei direito. Está em estado de alerta, se estivesse vermelho você definitivamente deveria trocar.

O meu HD está com 32.000 horas e ainda está saudável. Talvez de para segurar mais um pouco o seu HD, se por exemplo esses R$2000,00 forem o máximo que você tenha para gastar. Agora se você guarda arquivos importantes no HD, a preocupação em adquirir um novo seria maior.

Postado

@MrNobody  Vou fazer o teste no error Scan. Você viu que acusou um erro naqueles dois testes? Tem como corrigir aquilo? Será que compromete o desempenho do HD? 

Eu não guardo nada de importante neste computador, mas depois que eu investir essa grana nele, só vou poder comprar um novo HD próximo ano, portanto, se ele estiver apresentando sinais que vai parrar de funcionar é melhor trocar o HD e depois colocar um SSD. 

Aparentemente têm chances de ele dar pau?

Postado

@PanicKenny  Se tiver com muitos bad blocks - pode ser que interfira a velocidade do HD. Por isso é importante ver o error scan.

Pode ser que daqui a 2 anos o HD ainda esteja de pé. De maneira geral, dependendo do quanto você usa do HD, talvez um SSD seja o suficiente - se for até uns 150Gb, se for acima eu recomendaria o HD mesmo.

Postado
1 hora atrás, PanicKenny disse:

Enfim, vou pegar o processador por R$ 999 e a placa-mãe por R$ 500. @MrNobody Este kit que você me indicou está com um preço muito bom, será que ele sem Overclock é melhor que o i5 8400?  Não sou de fazer Overclock, tenho há oito anos o FX 6100 e nunca fiz nada nele.

Se você não é de fazer overclock e nem pretende, não tem razão de comprar uma placa-mãe que cobre mais caro justamente por possibilitar isso. Neste caso, eu indicaria você pegar um combo Ryzen 5 1600 (por R$ 729,90 no momento aqui) + uma mobo A320M (essa aqui está por R$ 289,90). Por praticamente R$ 500,00 a menos você terá um desempenho muito parecido.

Mas se estiver disposto a gastar realmente os R$ 1.500,00, pode ir de Ryzen 5 2600 ou 2700 e uma mobo que permita overclock (B350 ou B450). Mas não acredito que o custo x benefício compense.

• Curtir 1
Postado

@lucasmz @Math.Pi @MrNobody Antes de realizar a postagem, estava pensando em comprar estas peças: Processador i5 8400placa-mãe b360mmemória ram 8gb ddr4 e HD 1 Tb, o valor total é de R$ 2009,60.

Após conversar com vocês, estou pensando em pegar essas: Processador ryzen 7 2700, placa-mãe Asrock a320m-hd, memória ram 16 gb ddr4 e HD 1 tb, o valor total é de R$ 2018,79.

O que vocês acham da segunda configuração? É melhor que a primeira?

No final do ano, se eu conseguir vender as minhas peças antigas, comprarei uma RTX 2060 ou outra equivalente. E ano que vem, compro um SSD e outra memória de 16gb. 

Postado

@PanicKenny  Eu iria de Ryzen 7 - apesar do chipset não ser o mais indicado. Mas em questão vida você vai poder prolongar mais a vida de um processador com mais núcleos - sem a necessidade de fazer um upgrade. Se necessário, no máximo uma troca de placa-mãe se um dia você resolver fazer overclock.

Postado

@PanicKenny  Não necessariamente talvez se a placa-mãe sofrer com aumento de temperatura. Pelo menos essa placa-mãe tem um dissipador a mais - o que vai ajudar a diminuir um pouco a temperatura.

Mas também mantenha o gabinete com uma boa ventilação.

Postado
21 minutos atrás, PanicKenny disse:

@lucasmz @Math.Pi @MrNobody Antes de realizar a postagem, estava pensando em comprar estas peças: Processador i5 8400placa-mãe b360mmemória ram 8gb ddr4 e HD 1 Tb, o valor total é de R$ 2009,60.

Após conversar com vocês, estou pensando em pegar essas: Processador ryzen 7 2700, placa-mãe Asrock a320m-hd, memória ram 16 gb ddr4 e HD 1 tb, o valor total é de R$ 2018,79.

O que vocês acham da segunda configuração? É melhor que a primeira?

No final do ano, se eu conseguir vender as minhas peças antigas, comprarei uma RTX 2060 ou outra equivalente. E ano que vem, compro um SSD e outra memória de 16gb. 

O Ryzen 7 2700 é melhor que o Core i5 8400.

Em termos de overclock, as duas configurações estariam capadas pela mobo, com a diferença que o 8400 é bloqueado ele próprio já de fábrica.

5 minutos atrás, PanicKenny disse:

@MrNobody A placa-mãe vai diminuir o desempenho do processador?

Não. O único porém dela é não permitir overclock mesmo. Fora isso, boa placa.

Mas se, como você disse, nunca fez overclock, penso que não seria uma coisa a se preocupar agora. O 2700 stock já é excelente.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Math.Pi@lucasmz e @MrNobody , quero agradecer pelas sugestões e dicas. Infelizmente, não comprei a configuração recomendada, pois minha placa de vídeo quebrou e, consequentemente, optei por um processador com vídeo onboard.

Meu sistema atual está com as  seguintes peças: Processador Intel Core i7-8700 Coffee Lake, placa-mãe B360M AORUS GAMING 3, dois pentes da Memória HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4 CL15, HD Seagate BarraCuda, 1TB e  fonte EVGA 500W 80 Plus White 100-W1-0500-KR

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!