Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, sou novo por aqui e não sei se estou postando no lugar certo, então peço desculpas desde já.

Estou com um probleminha em relação a um programa que uso aqui no trabalho. Eu entendo um pouco sobre redes e tal, porém isto está além dos meus limites..kkk

É o seguinte: Uso um programa que é acessado pelo navergador, porém se entendi bem os dados do programa estão em um computador aqui de outra sala. Eu só consigo usa-lo se conectar meu pc na mesma rede em que o outro computador (servidor) está conectado, mas eu preciso usar esse programa em outro lugar e não posso conectar na mesma rede por estar longe. Adquiri um ip fixo do provedor de internet, pois me orientaram que com isto conseguiria acessar de qualquer lugar. O problema é que não tenho suporte para isso e tenho que fazer por conta propria...

Eu não sei se preciso somente setar esse ip no roteador ou se tenho que formatar o pc e colocar algum sistema diferente (win server..) sei la to perdidaço..

Desde já agradeço a ajudar.

• Membro VIP
Postado

Esse IP fixo é atribuído ao modem e se já estiver em funcionamento basta fazer o redirecionamento de portas no mesmo para que o tráfego seja encaminhado ao servidor.

Vamos supor que o seu modem tem o IP (local) 192.168.1.1 o servidor onde roda a aplicação web tem o IP 192.168.1.100. Basta acessar o endereço 192.168.1.1 em algum PC que esteja na mesma rede local do modem, fazer o login, ir nas opções de port forwarding e redirecionar o tráfego da porta 80 para o IP 192.168.1.100.

Feito isso, toda vez que você acessar o IP fixo que o provedor te forneceu, você acessará o serviço web do seu servidor.

Eu coloquei a porta 80 porque ela está associada à web, caso seu servidor utilize alguma outra porta específica você terá de usar ela.

Postado

Ok, mas o ip que me forneceram eu tenho q setar no roteador? porque ele está como pppoe. então eu tenho que colocar como ip estatico setar o ip e depois redirecionar a porta, não sei se entendi corretamente.

tenho essas informações sobre o programa:

Liberar a porta 5020

Disponibilizar acesso aos servidores

Acessoexterno: 5020/webrun

foi a unica coisa que me falaram sobre ele em relação a isso.

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Na configuração de Pppoe geralmente existe a opção de setar o IP estático, com esse IP você acessa a sua rede através dele, sendo assim você vai direcionar a porta 5020 para o IP interno do servidor da aplicação.

Vou te passar um exemplo, lá em casa utilizo para WoL e RDP.

image.png.800223aaa072c14adb62e4dcee0c8381.png

Eu utilizo o recurso Wake on Lan através da porta 7, sendo assim quando eu envio o Magic packet para meu IP externo meu roteador direciona para meu computador e com isso ele "acorda". Seu caso vai ser similar pois vai acessar o IP externo(fixo) utilizando a porta 5020 e o roteador vai direcionar para o IP do seu servidor da aplicação. Importante você também setar no DHCP do seu roteador um IP fixo para ele, de maneira que não vai mudar e acabar não permitindo o acesso quando você estiver fora da rede interna.

• Curtir 1
Postado

Vamos lá kkk @lnpott.. Eu vi aqui no roteador que tem uma opção logo abaixo do pppoe dizendo acesso duplo, ai tem lá ip estatico. Então eu posso setar o ip fixo que tenho (que o provedor me passou) depois é só liberar a porta pra ele?

agora esse negocio do DHCP não entendi..

Vi aqui que ele está com o final de 100 até 199..

Será que eu não preciso trocar o tipo de conexão de pppoe para ip fixo?

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Uma coisa é IP externo(fixo passado pelo provedor) e outra coisa é o interno. Coloque o fixo passado pelo seu provedor.

Já o DHCP é o seguinte, você vai atribuir o MAC do seu servidor a um IP interno, digamos 192.168.0.100(primeiro Ip conforme você citou) e quando for configurar o direcionamento de portas vai configurar para a porta 5020 ser direcionada para o 192.168.0.100, pronto.

Postado

@lnpott hehehe eu to ligado na diferença. O problema que ja estou me confundindo.

Primeiro: Eu irei colocar o ip fixo (do provedor) na opção de acesso duplo do pppoe ou preciso mudar o tipo de conexão de pppoe para ip estatico?

Segundo: Se eu to entendendo bem, não importa se o ip do provedor for por exemplo.. 200.434.222.143 e o ip da maquina seja diferente tipo 192.168.1.100..

Terceiro: Na opção de DHCP você quer que eu reserve o MAC do PC (servidor) para um ip fixo, aqui eu não entendo qual ip tenho q colcocar. Depois disso eu tenho que ir na opção que libera as portas e liberar a 5020 para o ip da maquina que está como servidor.

Obrigado pela atenção cara, ta me ajudando muito...

• Membro VIP
Postado
  Em 29/04/2019 às 14:20, Josilon Souza disse:

Eu irei colocar o ip fixo (do provedor) na opção de acesso duplo do pppoe ou preciso mudar o tipo de conexão de pppoe para ip estatico?

Expandir  

Geralmente a opção PPPOE tem a opção de setar o IP fixo, se não o próprio provedor já vai atribuir seu IP pelo sistema deles.

Se eu to entendendo bem, não importa se o ip do provedor for por exemplo.. 200.434.222.143 e o ip da maquina seja diferente tipo 192.168.1.100.

Expandir  

Um IP é externo e outro interno, achei que entendesse isso. Através da Internet você vai acessar o IP externo, e quando dentro da rede(wifi ou cabo) será o IP interno.

Na opção de DHCP você quer que eu reserve o MAC do PC (servidor) para um ip fixo, aqui eu não entendo qual ip tenho q colcocar. Depois disso eu tenho que ir na opção que libera as portas e liberar a 5020 para o ip da maquina que está como servidor.

Expandir  

Como o range natural é de 192.168.0.100 até 192.168.0.199 pode setar o IP final 100 para o servidor. Depois você direciona a porta 5020 para o IP final 100. Prontinho...

Postado

Pronto vou fazer isso e da o retorno aqui. Muito obrigado cara.

@lnpott mano fiz o que tu me disse. setei o ip fixo (do provedor) no lugar que me disse (vide print).

ip.thumb.png.e8d373423f00f226c11e5bac1c1d3ce4.png

depois liberei a porta (vide 2º print)

619320996_segip.thumb.png.69b6eef62f02819d2964f43fabfb947f.png

depois setei o ip 192.168.0.110 na maquina (servidor) salvei tudo e reiniciei o roteador. No entanto não estou conseguindo acessar o programa sem estar conectado a rede local (no mesmo wifi do roteador do servidor).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 29/04/2019 às 18:22, Josilon Souza disse:

@lnpott hum.. você quer eu set novamente o ip só que com esse final 125.58 né e reiniciar o router

Expandir  

Não, setar o que te passaram. Reiniciar ou desconectar e conectar para ele "renovar" o IP com o número correto(passado pelo provedor).

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Talvez seja o provedor bloqueando a porta. Tenta liberar a administração remota do roteador e verifica se acessa ele pelo IP externo. Depois desabilita a regra de encaminhamento da porta 5020 e coloca ela como porta para a administração remota, caso não acesse é bloqueio no provedor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...