Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

alertas pastas do windows explorer


Posts recomendados

Bom dia, gostaria de saber, se é possível criar um alerta no windows explorer ao acessar pastas criadas no PC.

Temos no escritório, uma pasta compartilhada, dentro dessa pasta, contem cerca de 300 pastas individuais para cada cliente.

Mas por desatenção dos colaboradores, eles acabam arrastando algumas pastas de uma empresa para dentro de outra.

Existe algum alerta no windows, ou aviso, para criar ao acessar essa pasta compartilhada?

Procurei na net mas nao encontrei nada.

Ou existe algum forma de bloquear o copiar, ou arrastar no explorer dentro dessa pasta compartilhada.

 

Deu pra compreender +/- a situação?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francislei Oliveira É possível fazer isso pelo próprio Windows. Clique com o botão direito na pasta que pretende executar tal ação, vai em Propriedades, na aba de segurança clique em editar. Selecione o usuário que pretende fazer a alteração e marque a caixa de "Gravar" na grid de "Negar"

image.png.9105c9eb7b671008cfd877857d4a81bb.png

 

Isso impede que o usuário grave conteúdo na pasta mas continua permitindo que leia e execute arquivos. Isso te serviria?

image.png.55b396c420a791f620f9ef4763095876.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinossauro Baiano  Antes de executar essa ação, me ajuda em uma duvida, se eu negar essa gravação na pasta compartilhada geral, não afetará as "sub pastas" de cada cliente dentro dela?

Pois todas as demais pastas, os colaboradores precisam ter acesso para salvar, copiar, arquivos dentro da pasta do cliente para todos do escritório terem acesso.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Francislei Oliveira disse:

@Dinossauro Baiano  Antes de executar essa ação, me ajuda em uma duvida, se eu negar essa gravação na pasta compartilhada geral, não afetará as "sub pastas" de cada cliente dentro dela?

Pois todas as demais pastas, os colaboradores precisam ter acesso para salvar, copiar, arquivos dentro da pasta do cliente para todos do escritório terem acesso.

 

Obrigado

Sendo assim, creio que não há uma solução fácil. Isso envolveria algum software que, até onde eu sei, não existe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Isso que você quer pode ser feito com o que se chama filtro para sistema de arquivos e tem suporte para isso no Windows. E tem vários programas comerciais e alguns grátis que fazem algo assim ou perto disso. Esse artigo antigo por exemplo lista 10 possibilidades.

Note que você pode escrever um programa simples para fazer isso, a partir da rotina ReadDirectoryChangesW. Você chama essa rotina e passa o nome do seu diretório principal e seu programa passa a receber notificações detalhadas sobre cada alteração, em tempo real. Estou simplificando um pouco, mas é assim. Lógico que seu programa tem que ficar rodando e fica bem melhor para um programa que roda como um serviço.

Se você quer algo ativo, aí precisaria escrever um filtro mesmo. Uma introdução está aqui. O funcionamento disso é igual ao de um anti-virus e aí você pode interceptar a manobra ANTES e eventualmente impedir coisas como aquele usuário da contabilidade arrastar todo um grupo de pastas para outro lugar...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, dar permissões totais para "Proprietário Criador" e somente leitura nas outras pastas não resolve o problema.

 

Ai ele pode fazer o que quiser nas pastas criadas por ele mais tem acesso somente leitura nas outras, ou seja quando vai mover alguma coisa (por engano para outra pasta vai dar acesso negado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!