Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD desconecta ao tentar transferir arquivos grandes


Posts recomendados

Olá, pessoal

 

Estou com o seguinte problema: ao tentar escrever ou ler algo muito grande o HD ele para de fazer a transferência, desconecta e conecta novamente. Formatei o PC e o problema continua.

Detalhes:

- Tenho 1 SSD e 1 HD (que é o que está com problema).

- O sistema de arquivos do HD com problema é NTFS.

- Realizei alguns testes com o HD Tune e ocorre o seguinte: na aba Error Scan, ele apresenta erro bem no inicio e consta 100% dos blocos danificados, porém a pouco tempo atrás fiz o mesmo teste, ele começou normal como se não houvesse erro mas depois apresentou erros em alguns blocos. No Heath tudo aparece ok. No Random Acess na leitura ele mostra um I/O Error e aborta logo no começo, sem nem iniciar o teste. Já quando eu tento fazer um teste de escrita ele me impede dizendo que meu HD está particionado (que realmente está pois eu tenho um dual boot com linux instalado no SSD e com a pasta home no HD).

 

 

Segue algumas imagens para melhor detalhamento.

 

Agradeço desde já!

 

 

Error Scan.png

Heath.png

Random Access.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verificar integridade do HD: 

 

a) Inicialmente abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali.

 

b) Depois fazer um teste completo com o Data Lifeguard.  

 

c) CheckDisk: Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > chkdsk x: /r (sendo X a letra do seu HD). Esse procedimento pode demorar várias horas, não interrompa. Pra saber mais, veja esse artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, mick 07 disse:

Verificar integridade do HD: 

 

a) Inicialmente abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali.

 

b) Depois fazer um teste completo com o Data Lifeguard.  

 

c) CheckDisk: Clicar com botão direito no Iniciar > Windows PowerShell (Admin) > chkdsk x: /r (sendo X a letra do seu HD). Esse procedimento pode demorar várias horas, não interrompa. Pra saber mais, veja esse artigo.

Realizei os procedimentos e estes foram os resultados:

 

Detalhe: aparentemente os testes que varrem o disco evidenciam o problema (o HD "fecha e abre" como um pendrive), fazendo com que os testes não sejam completos. Como exemplo disso, o teste do chkdsk que normalmente demoraria, foi quase imediato.

 

Estou baixando uma ISO Ubuntu pra fazer o backup do que está no HD referente ao Linux e realizar os procedimentos que o  @Erso indicou.

test chkdsk.png

tests.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudei o cabo de alimentação e a porta SATA que o cabo estava plugado na placa-mãe e aparentemente o problema foi solucionado, normalmente é bem imprevisível quando vai dar problema. Vou continuar usando desta forma e quando puder eu faço uns testes mais aprofundados.

 

Agradeço pela ajuda @mick 07  e @Erso 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!