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mancuso

Memória Ballistix dando erros: tem como ajeitar ou devo acionar a garantia?

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Olá, amigos do CDH. Peço ajuda.

 

Montei meu PC atual em outubro do ano passado, há 7 meses. Comprei quase todas as peças no Kabum!, mas as memórias, comprei do vendedor SHOPINFORMATICA através do marketplace do Submarino. Dois pentes da Memória Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2400MHz DDR4 CL16 Vermelha BLS16G4D240FSE-16FAD.

 

O principal uso do computador é trabalho de edição no Adobe Premiere, com uso do After Effects e vários outros produtos do Creative Cloud. Há uns dois meses comecei a ter tela azul com mais frequência, o que foi aumentando até eu ter que parar pra descobrir o que era. No último dia tentei jogar PUBG e foi impossível, recebi BSOD 6 vezes seguidas até desistir. Primeira coisa que ataquei foi o Windows, formatei a máquina, que é uma coisa que já faço duas vezes por ano sempre. Queria muito acreditar que não era hardware, apesar de a maioria das BSODs terem stop code MEMORY_MANAGEMENT.

 

Vou listar o que fiz até agora.

 

1 - INSTALAÇÃO LIMPA DO WINDOWS.

 

1. 1 - Deletei as partições, criei novas, formatei o SSD com os outros 5 drives desconectados das portas SATA. Tive BSOD já durante a instalação do Windows. Tentei de novo e consegui, mas o problema persistiu.

 

1.2 - Então rodei o AIDA64 e mandei estressar só a memória do sistema na ferramenta de teste de estabilidade. Não durou 3 segundos até dar falha no teste.

 

2 - TESTE DAS MEMÓRIAS

 

2.1 - Retirei as memórias, limpei com borracha e inverti a posição entre os slots A2 e B2 da MOBO ASUS B350M-A. Rodei o teste do AIDA64 e falhou.

 

2.2 - Mudei as memórias pros slots A1 e B1. Teste do AIDA64 falhou e tive BSOD.

 

2.3 - Retirei uma memória e deixei a outra no B2. Teste falhou.

 

2.4 - Troquei os pentes, colocando apenas o que tinha ficado de fora primeiro. OK! Teste rodou durante 10 minutos perfeitamente — vou chama essa memória boa de BOA e a outra de RUIM.

 

2.5 - Voltei com a memória RUIM sozinha no mesmo slot, B2. Teste falhou.

 

2.6 - Botei a memória RUIM sozinha no slot A1. Falhou.

 

2.7 - Botei a BOA sozinha no A1. OK! Funcionou.

 

2.9 - Guardei a RUIM e deixei a BOA por uma semana e nunca mais tive tela azul. Meu PC roda 24/7 sem hibernar ou dormir.

 

2.10 - Depois de uma semana coloquei apenas a RUIM no B2. O computador não deu imagem. Tentei de novo e recebi o código sonoro de ausência de memória (1 bip longo e 2 curtos). Tentei de novo e o computador ligou. Fiz o teste do AIDA64 e o teste falhou.

 

2.11 - Voltei com a BOA sozinha, o teste rodou OK e estou há 5 dias sem nenhum problema.

 

Ou seja, parece bem claro que uma das memórias tá com defeito, falhando sobretudo quando é exigida.

 

Fui procurar no site da Crucial e as informações do RMA são confusas. Achei num fórum alguém dizendo que já recebeu resposta da Crucial dizendo pra procurar o vendedor. Fui ao Submarino e, depois de penar pra achar um lugar pra mandar uma mensagem, cliquei em "falar sobre esta entrega", escrevi e recebi uma mensagem automática dizendo que a mensagem foi enviada pra SHOPINFORMATICA. Não tô levando fé, mas tenho que esperar pra ver. No site da Crucial diz que eu teria que mandar pros EUA. Estranho.

 

A ajuda que vim pedir é: vcs têm alguma ideia de como posso tentar resolver o problema e fazer essa memória funcionar direito. Baixar a velocidade ou outras configurações na BIOS que possam por algum milagre fazer com que ela fique estável? Paguei caro por ela e já vi que essa garantia vai me dar dor de cabeça. Preferi vir pedir ajuda.

 

Nunca fiz overclock de nada.

 

Meu PC é:

MOBO - ASUS B350M-A

CPU - RYZEN 7 1800X

COOLER - COOLERMASTER MASTERLIQUID LITE 120

GPU - ASUS GTX 1060 6GB

PSU - CORSAIR CX650

 

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@mancuso

 

Não tem software, que conserte um problema de hardware.. E, por todos os testes que você fez, o problema tá realmente isolado naquela memória..

 

Sobre baixar o clock, pode funcionar, até o dia que o problema ocorre mesmo com clock reduzido.. Aí, você reduz mais ainda e vira um circulo vicioso.. Eu, no seu lugar, iria atrás da garantia mesmo.. 

 

Algumas marcas não tem representante oficial no Brasil.. Nesse caso, a garantia é com a loja, por um período, depois seria com a fabricante.. Boa parte das fabricantes de hardware, tem esse problema no BR..

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@RS Faria

 

Valeu pela resposta. Vou baixar o clock pra ver no que dá. Tô apertado de grana pra comprar outra agora. Meu objetivo é ir comprando até chegar aos 64 GB e agora dei um passo pra trás, tô com 16 GB. Pro meu trabalho de editor isso é pouco.

 

Sei que isso é loteria, mas já me passou pela cabeça: "por que não comprei uma Kingston?" ou "por que não comprei no Kabum!?". É assim que a preferência por marcas vai se formando.

 

Quando montei essa máquina, comprei no Kabum! uma MOBO Gigabyte OPENBOX. Tava com problema intermitente e fiquei com medo de o Kabum! não identificar o problema na análise, mas deu tudo certo: me devolveram o crédito. Os problemas intermitentes são ainda mais difíceis de provar, mas o Kabum! ganhou minha confiança nessa. Agora fui comprar no Submarino e, pra piorar, marketplace duma loja que nem sei qual é o site. Mas talvez esteja reclamando antes da hora. Eles têm 48 horas pra responder. Vamos ver.

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Kabum sempre foi chato com pós-venda.. Talvez, por ser OPENBOX (usado), eles tenham sido mais lenientes..

 

1 hora atrás, mancuso disse:

Sei que isso é loteria, mas já me passou pela cabeça: "por que não comprei uma Kingston?" ou "por que não comprei no Kabum!?". É assim que a preferência por marcas vai se formando.

Quanto a memória em si, não tem muito como fugir.. Basicamente, tem 3 fabricantes de memória no mundo (Samsung, Micron e SK Hynix).. Daí, tem as montadoras, como Kingston, Corsair e a própria Crucial, que compram os chips de memória e fazem seus pentes pra vender.. O que vem dentro da memória, independente da marca, será muito similar.. O pós-venda pode pesar um pouco, especialmente pras marcas que tem garantia por aqui..

 

Qualquer coisa, tem o Reclame Aqui.. Serve pra chamar a atenção deles..

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Vou te dar um pitaco jurídico, esperando que você não precise dele...

 

O Submarino é responsável, não importa se a compra foi em marketplace. Se o vendedor não te der suporte, negocia com o Submarino ou põe eles no prego. Demora, incomoda, mas resolve.

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@RS Faria pois é, tive sorte com o Kabum então. 

 

Interessante saber que são só três fabricantes.  O que a gente precisa mesmo é de marcas com suporte no Brasil. É bem frustrante. 

 

Vou apelar pro reclame aqui, sim.

adicionado 5 minutos depois

@Eduardoviana

 

É um bom pitaco, Eduardo.

 

Minha dúvida agora é se a garantia é de 1 ano (que é o comum), se é de 90 dias (que seria o obrigatório legalmente) ou se é vitalícia como diz o site da crucial.

Não consigo descobrir no submarino.

 

É brabo.

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