Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligado queimou! Mistério?


Posts recomendados

Boa noite. Meu pc estava funcionando 100%. Estava desligado quando houve uma queda de energia. Depois disso, nao ligou mais. Danificou minha placa-mãe(por sorte, ela tem 2 bios, a primeira foi danificada e a segunda entrou) e queimou a placa de video. Mesmo desligado! Como isso é possivel se minha fonte é uma corsair silver, dimensionada corretamente com proteção de sobrecarga e uso filtro de linha UPSAI? O fusível sequer queimou. E mais importante, o que fazer para evitar novo prejuízo? Lá se vai uma Rx 580...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você cita que houve dano sem que seu PC tivesse sequer ligado..

Considere a hipótese de ter entrado um surto de tensão derivado de uma descarga elétrica que podem entrar via o caminho da internet. Sua internet é suprida através de cabo de rede (LAN), derivado de modem ligado a rede telefônica ou tomando sinal do coaxial da TV a cabo???

Conte para nós como é sua internet ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@FelipeBSR Tem Aterramento nessa tomada ? O que queima peças do pc é surto de tensão.

 

Filtros de linha nem usa mais fusível.

@Elder Nauvirth  não tenho aterramento, moro em prédio. Meu filtro de linha tem fusível.

 

5 horas atrás, faller disse:

Você cita que houve dano sem que seu PC tivesse sequer ligado..

Considere a hipótese de ter entrado um surto de tensão derivado de uma descarga elétrica que podem entrar via o caminho da internet. Sua internet é suprida através de cabo de rede (LAN), derivado de modem ligado a rede telefônica ou tomando sinal do coaxial da TV a cabo???

Conte para nós como é sua internet ai...

@faller bom dia, minha internet é NET. Ela vem justamente por um coaxial que desagua no modem da net. Do modem da net sai um cabo de rede para meu pc. Mas a internet ta funcionando bem, o modem está intacto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeBSR É com chamar um eletricista e pedir para fazer aterramento pelo menos na tomada do pc, em todo o prédio já devia ter aterramento.

 

E filtro de linha não é mais para ter fusível, pegue como exemplo os Clamper, nenhum tem fusível, e protege sim o pc de problemas, mas precisa aliar a ele o Aterramento que é fundamental.

 

Sem Aterramento o surto de tensão vem e queima suas peças, pois ele não tem saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2019 às 16:49, Elder Nauvirth disse:

@FelipeBSR É com chamar um eletricista e pedir para fazer aterramento pelo menos na tomada do pc, em todo o prédio já devia ter aterramento.

 

E filtro de linha não é mais para ter fusível, pegue como exemplo os Clamper, nenhum tem fusível, e protege sim o pc de problemas, mas precisa aliar a ele o Aterramento que é fundamental.

 

Sem Aterramento o surto de tensão vem e queima suas peças, pois ele não tem saída.

@Elder Nauvirth obrigado, vou chamar o eletricista. você recomendaria eu trocar meu atual filtro de linha por um Clamper? Uso um UPSAI fht 1200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeBSR esse filtro é bom, mas o surto pode ter vindo pelo cabo coaxial ou via monitor e cabo de vídeo. É indicado proteger o cabo coaxial e o filtro para isso é o Clamper Multiproteção. Indague no prédio se mais moradores tiveram problemas dessa natureza. As tomadas também devem estar corretamente polarizadas:

 

tomada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎25‎/‎05‎/‎2019 às 11:38, FelipeBSR disse:

 

@faller bom dia, minha internet é NET. Ela vem justamente por um coaxial que desagua no modem da net. Do modem da net sai um cabo de rede para meu pc. Mas a internet ta funcionando bem, o modem está intacto. 

Pode sim um surto de tensão, derivado de alguma tempestade elétrica, ter descido pelo cabo coaxial, pulado por fora do modem da internet e adentrado na porta lan de sua placa-mãe fazendo o estrago de que falas lá no primeiro post...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, FelipeBSR disse:

Nossa, nunca imaginaria que algo assim fosse possível. Obrigado a todos pelo esclarecimento, vou comprar esse clamper e aguardar o eletricista. 

Por essas e por outras que os melhores filtros, e ai eu incluo o Clamper Multiproteção, apresenta uma entrada adicional para proteger a linha telefônica (útil se sua internet chegar por sobre essa rede) bem como uma proteção para proteger justo o cabo coaxial, utilíssima se o sinal da internet, como é o seu ai, chegar sobre essa linha (net). Para seu perfeito funcionamento se faz necessário que a tomada seja aterrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...