Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Meu pc estava funcionando 100%. Estava desligado quando houve uma queda de energia. Depois disso, nao ligou mais. Danificou minha placa-mãe(por sorte, ela tem 2 bios, a primeira foi danificada e a segunda entrou) e queimou a placa de video. Mesmo desligado! Como isso é possivel se minha fonte é uma corsair silver, dimensionada corretamente com proteção de sobrecarga e uso filtro de linha UPSAI? O fusível sequer queimou. E mais importante, o que fazer para evitar novo prejuízo? Lá se vai uma Rx 580...

• Membro VIP
Postado

Você cita que houve dano sem que seu PC tivesse sequer ligado..

Considere a hipótese de ter entrado um surto de tensão derivado de uma descarga elétrica que podem entrar via o caminho da internet. Sua internet é suprida através de cabo de rede (LAN), derivado de modem ligado a rede telefônica ou tomando sinal do coaxial da TV a cabo???

Conte para nós como é sua internet ai...

Postado
7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@FelipeBSR Tem Aterramento nessa tomada ? O que queima peças do pc é surto de tensão.

Filtros de linha nem usa mais fusível.

@Elder Nauvirth  não tenho aterramento, moro em prédio. Meu filtro de linha tem fusível.

5 horas atrás, faller disse:

Você cita que houve dano sem que seu PC tivesse sequer ligado..

Considere a hipótese de ter entrado um surto de tensão derivado de uma descarga elétrica que podem entrar via o caminho da internet. Sua internet é suprida através de cabo de rede (LAN), derivado de modem ligado a rede telefônica ou tomando sinal do coaxial da TV a cabo???

Conte para nós como é sua internet ai...

@faller bom dia, minha internet é NET. Ela vem justamente por um coaxial que desagua no modem da net. Do modem da net sai um cabo de rede para meu pc. Mas a internet ta funcionando bem, o modem está intacto. 

Postado

@FelipeBSR É com chamar um eletricista e pedir para fazer aterramento pelo menos na tomada do pc, em todo o prédio já devia ter aterramento.

E filtro de linha não é mais para ter fusível, pegue como exemplo os Clamper, nenhum tem fusível, e protege sim o pc de problemas, mas precisa aliar a ele o Aterramento que é fundamental.

Sem Aterramento o surto de tensão vem e queima suas peças, pois ele não tem saída.

Postado
Em 25/05/2019 às 16:49, Elder Nauvirth disse:

@FelipeBSR É com chamar um eletricista e pedir para fazer aterramento pelo menos na tomada do pc, em todo o prédio já devia ter aterramento.

E filtro de linha não é mais para ter fusível, pegue como exemplo os Clamper, nenhum tem fusível, e protege sim o pc de problemas, mas precisa aliar a ele o Aterramento que é fundamental.

Sem Aterramento o surto de tensão vem e queima suas peças, pois ele não tem saída.

@Elder Nauvirth obrigado, vou chamar o eletricista. você recomendaria eu trocar meu atual filtro de linha por um Clamper? Uso um UPSAI fht 1200

Postado

@FelipeBSR esse filtro é bom, mas o surto pode ter vindo pelo cabo coaxial ou via monitor e cabo de vídeo. É indicado proteger o cabo coaxial e o filtro para isso é o Clamper Multiproteção. Indague no prédio se mais moradores tiveram problemas dessa natureza. As tomadas também devem estar corretamente polarizadas:

tomada.png

• Membro VIP
Postado
Em ‎25‎/‎05‎/‎2019 às 11:38, FelipeBSR disse:

@faller bom dia, minha internet é NET. Ela vem justamente por um coaxial que desagua no modem da net. Do modem da net sai um cabo de rede para meu pc. Mas a internet ta funcionando bem, o modem está intacto. 

Pode sim um surto de tensão, derivado de alguma tempestade elétrica, ter descido pelo cabo coaxial, pulado por fora do modem da internet e adentrado na porta lan de sua placa-mãe fazendo o estrago de que falas lá no primeiro post...

• Curtir 1
Postado

Nossa, nunca imaginaria que algo assim fosse possível. Obrigado a todos pelo esclarecimento, vou comprar esse clamper e aguardar o eletricista. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, FelipeBSR disse:

Nossa, nunca imaginaria que algo assim fosse possível. Obrigado a todos pelo esclarecimento, vou comprar esse clamper e aguardar o eletricista. 

Por essas e por outras que os melhores filtros, e ai eu incluo o Clamper Multiproteção, apresenta uma entrada adicional para proteger a linha telefônica (útil se sua internet chegar por sobre essa rede) bem como uma proteção para proteger justo o cabo coaxial, utilíssima se o sinal da internet, como é o seu ai, chegar sobre essa linha (net). Para seu perfeito funcionamento se faz necessário que a tomada seja aterrada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!