Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um problema para criar um programa em linguagem C com compilador Mikroc de controle de levitação de uma bola de isopor dentro de um tubo usando PIC 16F877A, os componentes utilizados serão:

Sensor Ultrassônico HC-SR04

PIC 16F877A

LCD 16x2 com botões

Cooler

O projeto visa controlar  a posição de uma bola de isopor a um a determinada altura e deve ser mostrada no LCD a posição em cm.Os botões são as opções de controle para inserir os dados, são quatro botões o primeiro liga e desliga o segundo e terceiro controla a potência e o quarto pausa e executa.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Qual o ...

10 horas atrás, Luiig disse:

problema

?

Projeto bacana... Qual princípio da levitação? Estática? Faca de ar? .. o cooler ah tá... O algoritmo é algo como...

Se perto, aumenta rotação e fluxo de ar? Se longe, o contrário? O dado é distância dada pelo ultrassom?

Legal... nem sei se me auto entendi. Mas você vai ter que fazer o mc manipular estes dados antes mesmo sequer de pensar em displays, botões e afins.

Publique seu fonte, desenhos, fotos e esquemas. E claro, não queime a etapa do pisca led!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Um "pid" minimalista meia boca quiçá funcional...

-meça a distância da bola

-ligue o ventilador bem lento

-vá aumentando a velocidade, medindo e registrando até o máximo do cooler.

-pronto. Já tem sua "tabela de posicionamento"

Boa chance de sua bola parar a 5cm caso a rotação esteja a 50% sem precisar de realimentação. Neste caso as próprias leis da física vão ser seu pid e equilibrar as coisas. Trocou as bolas? Faça de novo este "autotuning"...

Mas se a realimentação for exigência de seu professor, o jeito é estudar o pid do Paulão mesmo.

Legal viajar confortavelmente nos desafios alheios kk

• Haha 1
Postado

@Isadora Ferraz ,

Pois é, dar palpite nos problemas alheios é fácil kkkkk

@Luiig ,

O PID é feito de 3 partes : Proporcional, Integral e Derivativa. O segredo é ajustar os três coeficientes para que as ações do cooler mantenham a bola suavemente equilibrada. Isso depende muito da velocidade de rotação e da velocidade de reação do motor do cooler.

Vai se divertir kkkk

Paulo

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

@Luiig você conseguiu? Estou fazendo um trabalho semelhante e estou com dificuldade para desenvolver, poderia me ajudar?

• Membro VIP
Postado
Em 05/06/2019 às 17:54, aphawk disse:

palpite nos problemas alheios

Senti vontade viajar .. de novo ..😁

Imagine

• um secador de cabelo sem a resistência.. de fato o motor dele usa ser dc o que é quase fácil controlar a rotação por pwm
  • soprando um bolinha de isopor ou de pingue pongue contra a gravidade
  • variando a velocidade ou potência ou rotação, varia o sopro e a altura da bola
  • agora imagine um sensor de distância tipo vl53l0x em cima sentindo/medindo a distância da bola
  • esta medição pode ser comparada a um valor de distância que programou pra alimentar o pwm, algo como: longe? aumente o dutty cycle... perto? diminua.
  • sendo assim ou assim sendo, pode-se controlar a distância da bola

Agora vem o + legal:

Imagine que o dado de distância ou altura da bola seja o valor de tensão do vu que o amigo @rmlazzari58 está estudando neste tópico

e que dei um belo chute (no s.) pra fazer com mc... Ao invés de led, vai ficar uma bolinha saltitante de acordo com a música... 🤪. Mó sucesso em festinhas... mó moral com as gatinhas .. mas creia-se.. trabalho de nerd que não pega ninguém 😁

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Nem vou editar como faço tradicionalmente... É que em mais uma tradicional coincidência cronológica, acabei de ver isso agora:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=levitacao-magnetica-viabilizar-tecnologias-antigravitacionais&id=010170240410

"um sistema de monitoramento contínuo do movimento da plataforma, usando essas informações em tempo real para gerar uma força magnética de feedback para amortecer o movimento da plataforma"

Quase igual ao que propus acima... mas o meu é bem mais "avançado" 😁

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!