Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NOVO! Dual channel aumenta desempenho em jogos?


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal,

 

este tópico procura esclarecer dúvidas frequentes sobre o impacto do dual channel em jogos. Serão tratadas duas situações diferentes: uso de vídeo integrado e uso de placa de vídeo dedicada. 

 

1) Uso de vídeo integrado:

 

Em casos onde há uso de vídeo integrado para aplicações que exigem maior desempenho, como jogos, a diferença provocada ao utilizar as memórias em dois canais é absurda, chegando perto de dobrar. Portanto, é altamente recomendado comprar dois pentes de memória para ativar o recurso. Apresenta-se, abaixo, teste em Battlefield I com a Vega 11, vídeo integrado do Ryzen 5 2400G, para ilustrar a diferença:

 

 

2) Uso de placa de vídeo dedicada:

 

Para os casos em que o vídeo integrado não será utilizado, mas sim uma placa de vídeo dedicada, o impacto provocado pelo dual channel é variável. Em jogos antigos, o recurso tende a fazer pouca ou nenhuma diferença, conforme apresentado no teste abaixo (atenção para a data de sua realização):

 

 

Contudo, para jogos mais recentes, a diferença pode variar entre pouco significativa a gritante. Os dois vídeos abaixo apresentam cenários de efeito considerável:

 

 

 

O que pode ser concluído com isso? Bem, o ganho está sendo sim bem perceptível em diversos jogos modernos. Essa diferença de desempenho provocada pelo uso de memórias em dual channel também é acentuada em situações onde o gargalo é mais pronunciado. Os jogos nunca exigiram tanto do processador e das memórias quanto os títulos mais atuais: o próprio aumento absurdo do tamanho de arquivos de textura sendo movimentados poderia representar, em tese, boa parte dessa contribuição. A diferença também tem sido claramente maior em plataformas mais modernas, como Ryzen e 8ª Geração da Intel. Creio que, como a velocidade das memórias é maior, a diferença tende a aparecer mais. 

 

Contudo, cabe ressaltar que, para placas de vídeo e processadores medianos, faixa em que o usuário tende a pegar apenas 8GB de memória e placa-mãe simples com dois slots, a relevância tende a ser menor. Nessas situações, optar por apenas um pente de memória pode ser viável, especialmente quando há limitação do orçamento. Quando o usuário tem orçamento suficiente para apenas 8GB e a placa-mãe tem somente dois slots, é interessante deixar um slot livre para upgrades futuros, considerando que ter 16GB é cada vez mais importante (o uso de dois pentes de 4GB obrigaria a realização de troca para o upgrade, pois ambos os slots estariam ocupados). O teste abaixo apresenta a diferença utilizando componentes intermediários, trazendo também a possibilidade do Flex Channel:

 

  • Curtir 10
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Openkore Certamente. No cenário atual, é bem interessante ter as memórias em dois canais, mas não é viável recomendar a compra de dois pentes quando a placa-mãe tem apenas dois slots disponíveis e o usuário só tem orçamento para adquirir 8GB. Assim como 4GB já foram suficientes e hoje são inviáveis, a tendência é que ter 16GB se torne cada vez mais importante para jogar com tranquilidade, principalmente ao manter mais coisas abertas em segundo plano. Nesse contexto, ter o segundo slot livre e pronto para receber outro pente é fundamental.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!