Ir ao conteúdo

Problema com fonte chaveada

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

Primeiramente Bom dia/tarde sou novo no site e na eletrônica então peço perdão caso meu post possua algum erro assim como peço que me corrijam.

Fui construir esta fonte chaveada:

Capturar.thumb.PNG.8557f2cf2e884c793a8db6de4c7a9117.PNG

Meu único problema foi que  a saída ajustável de 0 a 12V ficou de 0 a 20V e funcionando de maneira imprecisa(variando a tensão quando a ligo em qualquer carga ou circuito). Não consigo achar o problema na placa e gostaria que alguém pudesse me dar uma mão para resolver isso.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Se necessitas ajustar de 0 a 12 Volts redimensionar o resistor R1 que está como de 240 Volts ai no seu circuito. Para fazer isso saiba do seguinte.

- Ao ajustar o potenciômetro P1 em seu valor máximo terás de ter sobre ele 12 Volts ( o desejado na saída ) menos 1,25 Volts que estará sobre o resistor R1. Ou seja, sobre P1 terá de ter 12-1,25 = 10,75 Volts..

Nesse momento a corrente através desse potenciômetro será de 10,75 / 4700 = 0,0022873 Amperes. Essa será a corrente que passará pelo novo resistor R1, estabelecendo a tensão de 1,25 Volts que é forçada pelo CI, nesse valor.

Para esse potenciômetro e a tensão de 12 V como máxima o resistor R1 deveria ser de 1,25 / 0,0022873 = 546 ohms

Coloque um resistor de 330 ohms em série com outro, de 220 ohms no lugar de R1 e terás seu ajuste de 1,2 a 12 Volts, aproximadamente, na saída..

Na verdade, pelo cálculo teórico, vais ter com tensão mais alta na saída da fonte o valor de  1,25 + [ 1,25/ (330+220) ] x 4700 = 11,94 Volts.. 

Praticamente 12 Volts..

Alguma outra combinação de resistores pode fazer com que essa tensão máxima melhor se aproxime do valor desejado de 12 Volts..

Variações de tensão ou instabilidade na tensão ajustada, principalmente devido a variação da carga, tem origem em uma fiação fina, com comprimento em excesso. Revise e ou melhore a fiação da fonte. Cargas indutivas também podem causar variação na tensão final..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Capacitor de 100nF na saída do regulador ajuda a deixar a tensão mais estável. 

Esse de 10uF em paralelo com o potenciometro, as vezes atrapalha. Uma vez eu montei uma fonte dessas e sem ele, funcionou melhor. 

Outra solução além de aumentar R1 é diminuir o valor do potenciômetro. 

7 horas atrás, manoduspc disse:

Fui construir esta fonte chaveada

Essa fonte não é chaveada, é do tipo linear. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...