Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá meu processador é um i3 9100f com clock base de 3.6GHz e turbo max de 4.2GHz segundo as especificações, sendo que segundo o CPUz o multiplicador  é de 8 à 42, mas o máximo que chega é a 40, logo em vez do processador chegar aos 4.2GHz fica apenas no 4.0 GHz.

seria alguma configuração na placa-mãe? minha placa-mãe é um Asus TUF H310-PLUS GAMING.

image.thumb.png.72a0ca3dbf4700037267b9dc9ccf656d.png

Postado

Sim, na BIOS ce tem que aumentar o CPU Ratio (se bem me lembro) de 36 para 42.

Ja não me lembro muito bem eu so fiz isso com um Intel quando tive o meu i5 3470, na pratica tive de ir na BIOS, CPU Settings e aumentei o CPU Ratio para o massimo que estava la que no caso do i5 3470 era 34 e no seu caso será 42.

Depois de aumentar é so dar F10 que vai guardar tudo.

Postado
4 horas atrás, alexandrek22 disse:

Olá meu processador é um i3 9100f com clock base de 3.6GHz e turbo max de 4.2GHz segundo as especificações, sendo que segundo o CPUz o multiplicador  é de 8 à 42, mas o máximo que chega é a 40, logo em vez do processador chegar aos 4.2GHz fica apenas no 4.0 GHz.

seria alguma configuração na placa-mãe? minha placa-mãe é um Asus TUF H310-PLUS GAMING.

4.2 é só quando apenas 1 dos núcleos estiver em uso; quando estiverem os 4 ao mesmo tempo, a frequência máxima é menor.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Imakuni disse:

4.2 é só quando apenas 1 dos núcleos estiver em uso; quando estiverem os 4 ao mesmo tempo, a frequência máxima é menor.

Nunca tinha ouvido falar sobre isso em local nenhum, você tem algum artigo onde eu possa me informar melhor sobre isso? mas desde ja agradeço pela atenção.

Postado
5 minutos atrás, alexandrek22 disse:

Nunca tinha ouvido falar sobre isso em local nenhum, você tem algum artigo onde eu possa me informar melhor sobre isso? mas desde ja agradeço pela atenção.

O Boost do processador e sempre para um núcleo nunca para todos, isso vale para qualquer processador seja intel ou amd.

Aqui tem uma boa explicação.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/como-funciona-o-turbo-de-processadores-entenda-a-tecnologia-nos-chips.ghtml

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lenon_Fernandes disse:

O Boost do processador e sempre para um núcleo nunca para todos, isso vale para qualquer processador seja intel ou amd.

Aqui tem uma boa explicação.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/como-funciona-o-turbo-de-processadores-entenda-a-tecnologia-nos-chips.ghtml

Nos Zen+ e Zen 2 da AMD, o Boost pode chegar à todos os núcleos se a placa-mãe tiver os VRMs necessários e o processador tiver a refrigeração necessária. Foi explicado recentemente pelo Robert Hallock em seu Twitter.

image.png.1d8090e458bbc992c2e9c1763afb45a0.png

Mas no caso dos processadores da Intel, o turbo boost máximo ainda se refere à apenas um núcleo.

Postado
1 minuto atrás, ClinkLinck disse:

Nos Zen+ e Zen 2 da AMD, o Boost pode chegar à todos os núcleos se a placa-mãe tiver os VRMs necessários e o processador tiver a refrigeração necessária. Foi explicado recentemente pelo Robert Hallock em seu Twitter.

image.png.1d8090e458bbc992c2e9c1763afb45a0.png

Mas no caso dos processadores da Intel, o turbo boost máximo ainda se refere à apenas um núcleo.

No Zen 2 pode até ser mas o Zen+ acredito que isso não funcione.

Uso uma Biostar x470GT8 com um dos melhores vrms de mobo e no máximo que atinge em todos os núcleos e 4.0. Vou testar ate aqui de novo vou tirar meu over que uso em 4.2 e deixar com boost ativo para verificar isso.

Postado
7 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

No Zen 2 pode até ser mas o Zen+ acredito que isso não funcione.

Uso uma Biostar x470GT8 com um dos melhores vrms de mobo e no máximo que atinge em todos os núcleos e 4.0. Vou testar ate aqui de novo vou tirar meu over que uso em 4.2 e deixar com boost ativo para verificar isso.

image.png.2526048db0f661def66ced7cc1dbd454.png

Segundo o Hallock, os Zen+ também tem esse turbo.

Postado
1 hora atrás, alexandrek22 disse:

Quer ver isso na prática? Baixe o aplicativo "Intel Extreme Tuning Utility" ou "Intel XTU"..

Instale no seu PC, abra-o e clique em "Benchmark" ou em "Stress Test".. Você não vai precisar fazer nada disso, só ver a tabela que aparece no lado direito da sua tela.. Ali, vai ter uma parte com os multiplicadores que o CPU usa, dependendo da carga aplicada nele.. Vai ser mais ou menos, isso abaixo

1436305824-capture.png

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, RS Faria disse:

Quer ver isso na prática? Baixe o aplicativo "Intel Extreme Tuning Utility" ou "Intel XTU"..

Instale no seu PC, abra-o e clique em "Benchmark" ou em "Stress Test".. Você não vai precisar fazer nada disso, só ver a tabela que aparece no lado direito da sua tela.. Ali, vai ter uma parte com os multiplicadores que o CPU usa, dependendo da carga aplicada nele.. Vai ser mais ou menos, isso abaixo

1436305824-capture.png

Segundo esse aplicativo o multiplicador é 40x na parte q você mando olhar, mas analisando um pouco mais ainda me parece q o multiplicador dele esta travado, pois pelo que vi ali sobe mais do q os 40x, mas deve ser o caso que comentaram acima onde ele só chega nos 42x quando estiver rodando em apensa um núcleo.

image.thumb.png.dc3980f741a87ed8cd1ec3a1ef610185.png

[edit]

quando eu clico ali na aba Per-Core aparece o multiplicador de 42x, e rodando o bench ainda continua apenas nos 40x tudo isso é muito complicado para leigos que nem eu, afinal não faz sentido anuciar que chega a 4.2GHz se para isso você tem q usar apenas um core ativo.

image.thumb.png.00b33adb35bfb006271381297c3f51e6.png

Postado
21 horas atrás, alexandrek22 disse:

quando eu clico ali na aba Per-Core aparece o multiplicador de 42x, e rodando o bench ainda continua apenas nos 40x tudo isso é muito complicado para leigos que nem eu, afinal não faz sentido anuciar que chega a 4.2GHz se para isso você tem q usar apenas um core ativo.

Eu não sei a respeito do XTU porque eu não conheço, mas em termos de marketing, faz todo sentido.

Veja, é bem mais fácil conseguir que apenas um núcleo atinja uma frequência mais alta do que todos, especialmente quando se tem um processador de 8, 10, etc. Então o marketing diz que chega a 4.2ghz, porque realmente é verdade que chega até lá, mas não diz que isso é em apenas um dos núcleos, a final eles não são obrigados a dizer, e o consumidor que se engane e ache o que quiser achar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!