Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook ficou lento após abrir pra fazer limpeza


Ir à solução Resolvido por Mar.FE,

Posts recomendados

Bom dia pessoal do Clube do Hardware.

A dois dias eu fiz uma limpeza no meu notebook, só que esse notebook da asus é aqueles tipos que precisa retirar a placa-mãe para conseguir trocar a pasta térmica do processador. Foi o que foi feito, retirei a placa e fiz a manutenção do processador que fica em baixo da placa-mãe. Nessa limpeza do computador, usei pela primeira vez o limpa contato. Também foi necessário tirar a bateria, ou seja, "reiniciou" a bateria. 

O problema é que, após essa limpeza do computador, parece que o desempenho caiu, o meu computador esta mais lento, em vez de esta mais rápido o que seria normal já que foi feito a limpeza das peças e dos contatos.

A lentidão se percebe quando liga o computador, que demora para chega na tela de logon do windows e quando  vai jogar. O que me deixa mais inquieto é que os jogos que antes rodava normal em alta performance agora esta travando mesmo se tirar todo o gráfico.  Não sei o que esta ocorrendo se puderem me ajudar, agradeço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode começar monitorando o uso dos componentes com MSI Afterburner, procure um tutorial ensinando como usar o overlay nos jogos e veja CPU, GPU, VRAM, RAM, temperaturas, fps, frametime, veja se nota algo fora do comum.


Também pode usar o HwInfo para ver o clock do processador se condiz com o rotulado e até fazer teste de estresse usando o CPU-Z para ver se as temperaturas ficam boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous  Então durando o jogo ( Csgo) os fps  estão ok mas o VAR esta  subindo e quando sobe é quando ocorre o travamento. Percebo que no gerenciado de tarefas percebo que esta forçando tanto a memória ram  o cpu e até o hd. A gpu estranhamente vá a 100 % e fica oscilando, não era assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mar.FE É normal o uso dos componentes oscilar pois os jogos são dinâmicos, texturas, objetos, efeitos estão mudando a cada segundo e o uso dos componentes varia junto.

 

Faça o que eu falei, pois assim você terá precisamente como cada componente está se comportando. Minha hipótese é que a temperatura do processador está subindo até forçar a placa-mãe a diminuir o clock causando as quedas de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mar.FE Seu processador está atingindo 105ºC (temperatura máxima suportada pelo processador), sugiro pegar leve com esse notebook enquanto resolve esse problema para evitar danos ao notebook por causa da temperatura alta.

 

Claramente algo de errado aconteceu nessa manutenção e ou o dissipador de calor não ficou bem preso, ou passou pasta térmica ruim, ou pasta demais ou de menos, ou esqueceu de ligar o cabo de energia da ventoinha. Sugiro desmontar o notebook e averiguar para ver se encontra a raiz do problema.

 

Seu processador está esquentando tanto que o sistema diminui o clock do processador de 2900mhz para 600mhz para impedir o aumento de temperatura, essa queda de 80% do clock faz com que você sinta as quedas de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@grievous  Boa tarde, reabri o notebook e retirei a pasta térmica do processador,  e coloquei menos pois realmente tinha muito.  Agora verificado que o desempenho do computador em relação a jogos ficou melhor, mas ainda ocorre alguns travamentos que não ocorria. Estou te enviando em anexo o resultado das temperaturas de como ficou com o jogo em execução. 

 

R1.png

R2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!