Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,
Possuo um floppy drive 5.25 sysgen externo que quero ligar a um computador que eu tenho. Porém, o que me chama a atenção é que o floppy não tem alimentação elétrica própria. A única entrada é a DB37. Alguém saberia me dizer se na pinagem da conexão DB37 já tem, normalmente, pinos para a conexão elétrica? Alguém teria o esquema de pinagem desse floppy? Estou querendo fazer um placa paralela para ligar ele no computador, mas não sei como colocar essa alimentação elétrica no DB37.

• Membro VIP
Postado

Se me permite observações...

Se você mesmo vai ...

46 minutos atrás, rdccruz disse:

fazer um placa paralela para ligar ele no computador

..., provavelmente já tens de onde tirar as informações das conexões dos sinais, né? Neste caso nesta mesma fonte há de ter as informações da conexão da alimentação. No entanto esta informação penso ser seu menor problema se comparada ao desafio de identificar e descobrir o modo de operação deste dinossaurinho e fazer "do zero" um projeto pra conversar com ele.

Um pouco de intuição pessoal... caso apenas falte a info da alimentação e não exista em lugar algum da www, penso que é possível sim saber quais pinos são: desmonte e meça com multímetro. O terra-gnd deve ter contato com o chassi, [-] de capacitores eletrolíticos e etc. Já o +V provável +12 o [+] de capacitores eletrolíticos. Se tiver algum +5, ele deve ir pra algum ci ttl na maioria pinos 14  16 e 20. As trilhas são mais grossas. Tais sinais geralmente têm contato com vários terminais do conector.

Ok.. não é muito mas é uma pista e o que tenho pro momento. Boa sorte

• Curtir 1
Postado

@rdccruz ,

Usei algo pareçido em um sistema Gepeto de desenvolvimento.

A conexão era proprietária, isto é, o fabricante usou a pinagem como quis, na época eu tinha o esquema de ligações do cabo ( 1985 ), e tinha alguns pinos ligados em paralelo nas alimentações de 12V e de 5V.

Sem o esquema vai ser muito difícil ....

Paulo

• Curtir 2
Postado

Isadora,

São ótimas dicas as que você deu. Não queria ir atrás do drive que você tinha me dito no outro post, pois já tenho este e queria fazer este funcionar. Mas agradeço sua primeira ideia.

Sobre as dicas que você deu agora, são muito boas. Abrir o "dinossaurinho" e medir as tensões com um multímetro seria uma ótima alternativa. Mas se ele está desconectado, está desenergizado. Como medir as tensões desse jeito?

• Membro VIP
Postado

Boa pergunta amigo! Neste caso você deve usar a escala de medir continuidade. Ela usa ser compartilhada com a de medição de diodos e na maioria dos multímetros dá um beep quando em contato - em curto. P.ex. se der beep entre o chassi-lataria-qualquer parte metálica externa- , eis aí o terra - que deve dar em vários pinos do conector.

Observações visuais como a espessura de trilha, localização de eletrolíticos são pistas pra você definir as alimentações. Infelizmente não tem como te passar detalhadamente muita informação via texto. Se achar que deve, publique fotos dele desmontado com bom foco e boa resolução. Apesar da bola de cristal tentar compensar, nesta fase nossa visão não ajuda muito, entendes? Mas ... tmj... por enquanto.

abç

Postado

@rdccruz ,

Olha... sem o esquema, esqueçe isso .... eu me lembro vagamente do funcionamento de uma unidade de floppy 5 1/4 de um Pc, e os sinais que passavam no flat cable original dele.

Isso foi em 1986, ou 87 sei lá .... acho que o padrão se chamava HE10 ..... idade é fogo viu kkkkk !

Mas vou te dar uma baita ajuda :

https://hxc2001.com/download/floppy_drive_emulator/Slim_SD_HxC_Floppy_Emulator_User_Manual_ENG.pdf

Boa sorte, meu amigo !

Paulo

Postado

Gente,

Abri o "dinossaurinho" e para minha surpresa a DB37 não está ligada direto ao HD. É uma interface que depois para um cabo IDE 34 pinos, convencional de floppy, e um molex de 4 pinos, também convencional. O floppy é alimentado pelo molex e pelo IDE habituais. Vejam nas fotos em anexo. Então, pensei que ao invés de tentar ver quais pinos do DB37 dão condutividade com o IDE34 + 4 da força, seria mais simples fazer um by-pass e vir do computador um cabo IDE34 de floppy e um molex direto para o floppy externo. Não é?

Mas aí vem outro problema, que é o mesmo do floppy 3.5 interno que também queria ligar à placa-mãe. Minha placa-mãe não tem saída IDE nenhuma. Sé tem duas saídas SATA III que já estão ligadas ao HD e ao CD-ROM. Então, creio que a melhor solução seria colocar uma placa controladora de floppy com saída IDE34. Porém placas desse tipo são antigas e de barramento ISA ou até mesmo VESA. Mas o barramento que existe na minha placa é PCI. Aí pergunto aos amigos...que vocês me sugerem? Vocês sabem onde posso achar controladora de floppy PCI?

Abs

IMG_8840.jpg

IMG_8839.jpg

IMG_8838.jpg

adicionado 1 minuto depois

Tinha mais fotos, mas o CH não deixou postar. Excede o espaço...

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, rdccruz disse:

vir do computador um cabo IDE34 de floppy e um molex direto para o floppy externo. Não é?

é

2 horas atrás, rdccruz disse:

o CH não deixou postar. Excede o espaço

Quanto a isso, basta linkar suas fotos do google fotos ou qualquer 'hospedeiro' ... p.ex.

https://uploaddeimagens.com.br/

Olha isso...

hF0A7.pngorigem usb floppy emulator

Apesar de ser pra 3,5 , penso que pode ser adaptado pra 5,25. Claro com um pouco de criatividade, motivação, técnica, arte e ... magia...

Postado
1 hora atrás, rdccruz disse:

Renato.88, mas eu já tenho o computador. Não é um computador dedicado somente a isso...

Eu entendi, a ideia é justamente arranjar outro só pra fazer isso. 

Aconteceu o mesmo comigo quando eu comecei a mexer com programação de pic, acabei de arranjando um que tivesse a porta serial. 

Pra mim foi mais fácil do que comprar um adaptador para porta USB, pois a CPU me saiu de graça. 

• Membro VIP
Postado

Na próxima...

-lá no hospedeiro: clique na imagem

-clique com a direita nela

-clique em copiar endereço da imagem

-cole no forum

-😁

IMG_8842.jpg?1561769799

11 horas atrás, rdccruz disse:

Melhor do que ir atrás de uma controladora PCI, né?!

Melhor não sei. Mas sei que mais barato, mais fácil de encontrar, mais desafiador e é o que eu (eu) faria.

+ uma...

IMG_8844.jpg?1561769860

Provavelmente você não vai usar isso (de novo) como backup ou pra algo importante. Penso cá com meus botões que seu interesse é apenas no conteúdo dos discos. Deve ter algo importante e pessoal neles ,né? Portanto quer apenas resgatá-los pra guardar em local + durável. Assim sendo, a opção do amigo Renatão me parece ser a + inteligente (sem denegrir nossas ideias, claro).

Off quase on topic...

Tenho discos de 5,25 com um tal studio 3d e autocad dos anos 80...90... nada pessoal neles.

Também tenho LP's 78rpm que certa feita antes da nuvem e até mesmo antes do pendrive, ousei gravar em cd's que já mofaram há muito tempo.

Ah sim, torça pra que o seus discos ainda estejam com os dados intactos.

• Curtir 1
Postado

De fato,
Estou interessados neles pois tem arquivos de trabalho neles que penso poder reaproveitar a ideia. Códigos antigos (Fortran, Dbase, Cobol, etc) mas que funcionavam muito bem...
Realmente...tomar que os dados estejam intactos...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!