Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu tava pesquisando sobre os novos ryzen e tanto o ryzen 5 quanto o 7 tem as suas versões "X", mas nas especificações dos processadores sem o "X" no site da AMD dizem que eles também são desbloqueados para overclock, se ambos possibilitam oc então qual a principal diferença entre esses modelos que justifiquem o "X" e o preço? e Caso eu for usar o PC para programação, games e algumas edições de vídeos o novo Ryzen 5 3600 vai suprir minhas necessidades ou tenho que pegar o ryzen 7 de segunda ou terceira geração? Obrigado, boa noite! ❤️

Postado

Todos são desbloqueados pra OC, o 'X' só significa que o chip é garantidamente premiado na 'loteria do silício' e já vem com um clock de fábrica (tanto base quanto boost) maior. Nada impede (a não ser dar azar na loteria do silício) você de pegar a versão não-X, uma placa-mãe boa e cooler parrudo e dar um overclock na versão convencional acima da X. Veja por exemplo na minha assinatura o R5 2600 em 4.2 GHz batendo o 2600X. Sobre a terceira geração, vai sair logo agora em seguida e as prévias parecem promissoras, eu esperaria pra ver o que vão ter a oferecer.

Postado
10 horas atrás, Shaman93 disse:

Todos são desbloqueados pra OC, o 'X' só significa que o chip é garantidamente premiado na 'loteria do silício' e já vem com um clock de fábrica (tanto base quanto boost) maior. Nada impede (a não ser dar azar na loteria do silício) você de pegar a versão não-X, uma placa-mãe boa e cooler parrudo e dar um overclock na versão convencional acima da X. Veja por exemplo na minha assinatura o R5 2600 em 4.2 GHz batendo o 2600X. Sobre a terceira geração, vai sair logo agora em seguida e as prévias parecem promissoras, eu esperaria pra ver o que vão ter a oferecer.

Na realidade, não é bem isso que o X significa. Por si só, não quer dizer que o chip seja melhor, ou que ele tenha clock maior de fábrica, só quer dizer que tem o recurso Extended Frequency Range, que permite que o processador realize um auto overclock acima dos limites normais, se ele julgar que aguenta.

Em todo caso, todos os Ryzen são liberados para overclock, é justamente um dos pontos de marketing que a AMD usa contra a Intel. Só o que vai te limitar é a placa-mãe, que ser for uma A320, não vai permitir OC.

Postado

@Imakuni Os clocks são diferentes nas próprias especificações da AMD. O chip tem um screen de fábrica e é 'premiado' no sentido de atingir pelo menos os clocks das especificações. Não significa que vá atingir OCs maiores e realmente não é o caso. Mas por exemplo tem relatos de gente dando azar na versão não-X e não conseguindo atingir nem 4.0, enquanto nas configurações de fábrica o 2600X pega 4.0 em todos os núcleos (se não pegasse seria rebaixado à versão não-X, o que não significa que todos que consigam sejam 'promovidos' a versão X). A versão não-X também tem XFR (mas XFR"1", não o XFR2). A diferença na prática é que o XFR dá um boost de 350 MHz em todos os núcleos (leva o clock base de 3.4 pra 3.75) enquanto o XFR2 dá um boost 50 MHz maior (de 3.6 pra 4.0).

image.thumb.png.5e733d9913044e6b8c1180e1bac8d6d3.png
image.thumb.png.5ea0f65f3423e18880bfe04906bb724a.png 

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Shaman93 disse:

@Imakuni Os clocks são diferentes nas próprias especificações da AMD. O chip tem um screen de fábrica e é 'premiado' no sentido de atingir pelo menos os clocks das especificações. Não significa que vá atingir OCs maiores e realmente não é o caso. Mas por exemplo tem relatos de gente dando azar na versão não-X e não conseguindo atingir nem 4.0, enquanto nas configurações de fábrica o 2600X pega 4.0 em todos os núcleos (se não pegasse seria rebaixado à versão não-X, o que não significa que todos que consigam sejam 'promovidos' a versão X). A versão não-X também tem XFR (mas XFR"1", não o XFR2). A diferença na prática é que o XFR dá um boost de 350 MHz em todos os núcleos (leva o clock base de 3.4 pra 3.75) enquanto o XFR2 dá um boost 50 MHz maior (de 3.6 pra 4.0).

image.thumb.png.5e733d9913044e6b8c1180e1bac8d6d3.png
image.thumb.png.5ea0f65f3423e18880bfe04906bb724a.png 

Na verdade ele utiliza o XFR2 sim, assim como o -X. Onde você viu isso ?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O meu, por exemplo, é um 2700 não X, que pega 4.05 em OC por overclock automático da BIOS da ASUS (não confundir com o boost automático da AMD). Esse OC, ele pega deixando a placa-mãe brincar sozinha, eu não aumentei vcore nem nada.

E processadores de 8/16 núcleos são conhecidamente piores para fazer OC, quanto menos núcleos, mais fácil fazer OC estável.

Na verdade, essa nomenclatura X poderia ser simplesmente um numero para uma versão acima. Por exemplo R5 2600 e R5 2650, R7 2700 e R7 2750...

Seria bem menos confuso pra todo mundo, mas esse povo adora complicar.

Mas respondendo a duvida do amigo, as versões X tem clock base e turbo maiores do que as não X e não possuem nenhuma diferença de limitação para overclock manual.

Postado
4 minutos atrás, LNPott disse:

Na verdade ele utiliza o XFR2 sim, assim como o -X. Onde você viu isso ?

Realmente me confundi aqui, XFR é da 1a geração e XFR2 de toda a 2a geração. Mas a versão X realmente parece ganhar os 50 MHz a mais da funcionalidade em relação à não-X.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, sdriver disse:

O meu, por exemplo, é um 2700 não X, que pega 4.05 em OC por overclock automático da BIOS da ASUS (não confundir com o boost automático da AMD). Esse OC, ele pega deixando a placa-mãe brincar sozinha, eu não aumentei vcore nem nada.

4.05 em todos os núcleos? Será que a placa-mãe não está mexendo no Vcore sozinha? Se não é realmente impressionante.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Realmente me confundi aqui, XFR é da 1a geração e XFR2 de toda a 2a geração. Mas a versão X realmente parece ganhar os 50 MHz a mais da funcionalidade em relação à não-X.

adicionado 1 minuto depois

4.05 em todos os núcleos? Será que a placa-mãe não está mexendo no Vcore sozinha? Se não é realmente impressionante.

É  possível. Setei o profile extreme. Mas as temperaturas ficam abaixo dos 65ºC então to deixando rodar

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@sdriver bom dia amigo.
Apenas confirmando: Sua placa-mãe seria a "Asus ROG Strix X470-F gaminig", como na assinatura?
Grata.

Abç.

Essa  mesmo. as primeiras BIOS quando lançaram ela junto aos ryzen 2 eram um belo bolo fecal... Mas as ultimas BIOS trouxeram uma estabilidade surpreendente para o sistema. Uma pena eu estar ficando velho demais para gastar meu tempo fazendo testes de OC. Acredito que com ajustes manuais, conseguiria chegar até mais longe. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...