Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Tenho um interruptor que quando eu desligo ele de uma rede 110v, ainda fica com uma "sujeira" resíduo de 25v na rede.

Tem algum circuito que posso montar, para zerar, 0v, quando tiver 25v. (Tensão alternada)

• Membro VIP
Postado

Esta sujeirinha tem mania de deixar lampada led levemente acesa ou piscar a fluorescente. Mas isso não é prejudicial eletricamente falando. Uma alternativa teórica é ligar um R duns 100K...470K em paralelo com o bocal ou um C duns 1...10nF/250V ou ambos

• Curtir 2
Postado
17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Esta sujeirinha tem mania de deixar lampada led levemente acesa ou piscar a fluorescente. Mas isso não é prejudicial eletricamente falando. Uma alternativa teórica é ligar um R duns 100K...470K em paralelo com o bocal ou um C duns 1...10nF/250V ou ambos

Poderia me especificar um link deste componente que citou ? 

Postado

@arthur buzo R é resistor e C capacitor. Componentes encontrados em qualquer loja de eletrônica. Mas veja antes se não tem umidade na tubulação, na caixinha de luz ou no interruptor. Isso é comumente causado por umidade ou por ressecamento do plástico isolante dos fios e interruptores.

Postado
20 horas atrás, Ricardov disse:

@arthur buzo R é resistor e C capacitor. Componentes encontrados em qualquer loja de eletrônica. Mas veja antes se não tem umidade na tubulação, na caixinha de luz ou no interruptor. Isso é comumente causado por umidade ou por ressecamento do plástico isolante dos fios e interruptores.

Na verdade não é umidade na tubulação. é um módulo dimerizavel. onde ele deixa esse resíduo de 25v AC.

quero usar algo que quando estiver 25v ele desliga 0v. e quando estiver acima de 25v ele seja acionado.

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, arthur buzo disse:

é um módulo dimerizavel

E porque não disse de início? Não tem dó das bolas de cristal dos amigos? Neste caso o buraco é + em baixo. Vais ter que pesquisar e achar o esquemático dele antes de prosseguir. A não ser que alguém com bola de cristal maior ache pra você...

• Haha 2
Postado
1 hora atrás, arthur buzo disse:

Na verdade não é umidade na tubulação. é um módulo dimerizavel. onde ele deixa esse resíduo de 25v AC.

quero usar algo que quando estiver 25v ele desliga 0v. e quando estiver acima de 25v ele seja acionado.

Pra que vai utilizar o módulo? 

Essa tensão de 25V geralmente vem de um circuito snubber que tem função de proteger o circuito. 

Tem corrente tão baixa que é insignificante para a maioria das cargas. 

Mas se os 25V tiverem com corrente suficiente pra acender alguma lâmpada bem fraquinho significa que está com problema. 

A sua ideia remete a circuitos do tipo comparador de tensão, mas pra ac, como já foi dito o buraco é mais embaixo. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Pra que vai utilizar o módulo? 

Essa tensão de 25V geralmente vem de um circuito snubber que tem função de proteger o circuito. 

Tem corrente tão baixa que é insignificante para a maioria das cargas. 

Mas se os 25V tiverem com corrente suficiente pra acender alguma lâmpada bem fraquinho significa que está com problema. 

A sua ideia remete a circuitos do tipo comparador de tensão, mas pra ac, como já foi dito o buraco é mais embaixo. 

Acredito que o problema seja maior mesmo.

Quando eu aciono o interruptor dimerizavel, a tensão se eleva gradativamente de 25v AC para 110v automático.

Consequentemente quando acionado para desligar, a tensão diminui gradativamente 110v para 25v.

Estou acionando uma fita led AC, ela não tem fonte. tem apenas um circuito que acredito seja um regulador de tensão.

esta sujeira de 25v os led ficam levemente acessos.

fitaled.JPG

Postado
6 minutos atrás, arthur buzo disse:

tem apenas um circuito que acredito seja um regulador de tensão.

Se tratando de Leds, tende mais pra um regulador de corrente. 

7 minutos atrás, arthur buzo disse:

Quando eu aciono o interruptor dimerizavel, a tensão se eleva gradativamente de 25v AC para 110v automático.

Consequentemente quando acionado para desligar, a tensão diminui gradativamente 110v para 25v.

Talvez seja possível eliminar o componente que deixa esses 25V. 

Porém se isso vem diretamente do que regula o dimmer (um triac) aí complica. 

Uma solução simples é colocar um segundo interruptor pra desligar tudo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

tenta o...

Em 02/07/2019 às 20:30, Isadora Ferraz disse:

R duns 100K...470K em paralelo com o bocal ou um C duns 1...10nF/250V ou ambos

update ... com a tomada onde vai o plug. Talvez isso absorva os 25V. Resumindo, ligue algo+ em paralelo. Pra teste, use um T e coloque um carregador p.ex. Ou até mesmo outra lâmpada led...

tmj
1 hora atrás, Renato.88 disse:

colocar um segundo interruptor pra desligar tudo

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

tenta o...

update ... com a tomada onde vai o plug. Talvez isso absorva os 25V. Resumindo, ligue algo+ em paralelo. Pra teste, use um T e coloque um carregador p.ex. Ou até mesmo outra lâmpada led...

Deu certo, colocando em paralelo uma lampada alogênia !  Os Led se apagaram totalmente eliminando os 25v.

porém eu não posso deixar desta forma, acendendo outra lampada junto com os leds. 

Alguma sugestão para ligar algo em paralelo ?

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, arthur buzo disse:

Alguma sugestão para ligar algo em paralelo ?

tentei te facilitar ao mencionar um

31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

um carregador p.ex.

.. de celular qualquer, já que tens alguma limitação técnica pois me pediu pra...

Em 03/07/2019 às 14:21, arthur buzo disse:

especificar um link deste componente

...

Em 02/07/2019 às 20:30, Isadora Ferraz disse:

um C duns 1...10nF/250V

... o qual cá entre nós (ativos do forum) é bem simples de se achar.

Um carregadorzinho de celular (que você ou alguém que conhece tem as pencas) vai consumir quase zero a+ e se der certo, ... tome sua decisão.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

tentei te facilitar ao mencionar um

.. de celular qualquer, já que tens alguma limitação técnica pois me pediu pra...

...

... o qual cá entre nós (ativos do forum) é bem simples de se achar.

Um carregadorzinho de celular (que você ou alguém que conhece tem as pencas) vai consumir quase zero a+ e se der certo, ... tome sua decisão.

Valeu amigo. já me ajudou. resolvido. Obrigado.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, arthur buzo disse:

resolvido. Obrigado.

Kibon. Mas o bom mesmo é se você disser exatamente como resolveu a questão. Sua solução pode ser útil pra pessoas com problema semelhante. Este é o baixo preço que o forum te cobra, entende? De quebra vai ganhar pelo menos +1 like. 😄... Mas claro, aja conforme seu coração.

Postado
Em 05/07/2019 às 08:26, Isadora Ferraz disse:

Kibon. Mas o bom mesmo é se você disser exatamente como resolveu a questão. Sua solução pode ser útil pra pessoas com problema semelhante. Este é o baixo preço que o forum te cobra, entende? De quebra vai ganhar pelo menos +1 like. 😄... Mas claro, aja conforme seu coração.

Bom dia...

desculpe a demora em responder.

resolvi desta forma;

coloquei um C 1uk 400 e um R 150k em serie com C. Liguem em paralelo no circuito. assim ele eliminou os 25v que ficava na rede.

eu desenhei para ficar fácil entendimento, desculpe o garrancho.

Mais valeu ai a todos que deram ideia para que isso acontece-se 

led_110v_sujeira.JPG

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!