Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos.

Possuo um relógio com pendulo (aqueles que imitam os antigos). Ele come uma pilha alcalina de 1,5v a cada 20 dias e se eu colocar uma recarregável dai dura uns 15. Eu gostaria de construir uma fonte de 1,5 volts para ele aproveitando a saída de uma  fonte que alimentava um case de hd externo. Se alguém pude me dar um esquema e me ajudar agradeço!

• Curtir 1
Postado

Caro colega boa noite; Eu tenho um reloje de pendulo e também sofri com esse desconforto de trocar pilhas a cada 10 dias,

a solução que encontre. Compre 4 pilhas duracell grande e ligue em paralelo.

Moral da historia agora o reloje dura 8 anos.

Estou no sevicio neste momento, amanha tiro fotos e posto aqui para você ver como fico. 

Atte; Juan Segundo Moyano Barrera

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Use um carregador de celular. Pra cair pra 1.5V use 2...3 diodos em série. Pode ser 1n4001 ... 7

Como-reduzir-Tens%C3%A3o-usando-Diodos.g

• Curtir 4
Postado

@Moyano Vou apreciar ver as fotos. Obrigado!!!

1 hora atrás, Moyano disse:

Caros colegas boa noite; Eu tenho um relógio de pendulo e também sofri com esse desconforto de trocar pilhas a cada 10 dias,

a solução que encontre. Compre 4 pilhas duracell grande e ligue em paralelo.

Moral da historia agora o reloje dura 8 anos.

Estou no sevicio neste momento, amanha tiro fotos e posto aqui para você ver como fico. 

Atte; Juan Segundo Moyano Barrera

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz Muito obrigado pela dica mas, como consigo os 1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Elzeário Gonçalves Feijó disse:

Muito obrigado pela dica mas, como consigo os 1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

Na verdade os 1,8V é a tensão que se retira. 

Se tiver uma fonte de 5V, vai precisar de 5 ou 6 diodos em série. 

Não dá pra saber exatamente porque a tensão que os diodos derrubam variam entre 0,6 e 0,7V

Com a fonte de 12V é mais difícil fazer. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

1,8V é a tensão que se retira

De fato o esqueminha pode ter dupla interpretação. Considere p.ex. o triângulo como gnd.

Os 1,8V se retira do paralelo dos diodos. Alguns em série pode até dar certo mas coloque o R em paralelo com o relógio pois sua corrente é muito baixa.

10 horas atrás, Elzeário Gonçalves Feijó disse:

1,5 v exatos. no esquema não tem essa tensão ou 1,8 não deria muito?

Considere então os 1,2V. Deve funcionar sim. Coloque R duns 470...220 ohms. Coloque também um capacitor duns 1000uF em paralelo. Meça a V antes. Se der menor, coloque +1 diodo=se der (muito) maior, aumente o R pra 1K...680R. Até uns 1,6V de boa...

• Curtir 3
Postado

Boa tarde ;lamentavelmente não consego anexar mais duas fotos, talvez pelo fato de estar nó celular. Assim que chegar em casa posto mais duas fotos.                                     Atte;JSMB

IMG_20190703_080731.jpg

IMG_20190703_080557.jpg

• Curtir 2
Postado

Como prometido,o reloje tem duas maquinas, uma do pendulo e a outra e do reloje,como poder ser apreciado uma das foto esta com as datas da troca de pilhas, e só ligar em paralelo.

Atte;JSMB

pilhas 2.jpg

pilhas.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O melhor dos 2 mundos. Use bateria + fonte. Caso acabe a luz, a bateria mantém o funcionamento até que volte. ... Relógio que atrasa não adianta.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

Boa, @Isadora! Se a corrente vem da rede, um relé deixa as baterias em paz. Se cai a rede, as baterias trabalham, que você acha?

adicionado 0 minutos depois

Epa! Será que tem relé que aciona com 1,5v? O mínimo que conheço usa 5v... Se bem que é só colocar um 7805, além do 317 e dois resistores, né?

Postado

Ola.

Putz , fui atropelado pela @Isadora Ferraz .

Enquanto eu escrevia ela postou a ideia ,  usar a fonte de 12V ou de Celular com a redução sugerida pelo @rmlazzari58  e ao mesmo tempo deixar a bateria conectada para manter o dispositivo ligado caso falte energia.

Seria apenas um par de transistores fazendo o corte da bateria enquanto houvesse energia eletrica, tipo um mini nobreak . 

'_'

• Curtir 1
Postado

E uma fonte de celular acionando o relé e o 317, que tal? Relé de 5v usa uns 100mA...

adicionado 1 minuto depois

@Tito Fisher, curiosidade: um par de transistores no lugar de um relé? Como ficaria?

adicionado 2 minutos depois

"Relógio que atrasa não adianta", rs...

Postado

opa, voltei !

Bem, o circuito ficaria semelhante a esse ,

só não tive tempo de calcular adequadamente os resistores de base para eles .

A ideia é simples , coloquei um switch ali para simular o blackout na rede, e quando aberto automaticamente aciona o PNP  pelo aterramento da base  e ele faz a bateria alimentar a carga. 

Já montei algo desse tipo aqui  e  funciona .

RELOBAT.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...