Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX8300 e rx570 4gb com queda de fps


Posts recomendados

Bom dia Galera,

sou novo aqui. Precisando muito de uma ajuda em relação ao desempenho da minha maquina, montei o meu pc aos poucos quando tinha condições de melhorar e hoje conseguir montar ele conforme me aguente rs porém quando estou jogando a cpu chega a 90% com a temperatura batendo 50ºC a 66ºC e começa ter queda de fps que dura uns segundos e depois normaliza voltando a CPU 50%, isso em todos os jogos está ocorrendo isso. Uso um adaptador de HDMI para VGA achei que poderia ser por causa disso porque exige do processador mas mesmo colocando direto na Tv com porta HDMI ainda sofro o mesmo problema.

Obs: O computador foi recentemente formatado.

 

Processador FX8300

Placa de Vídeo RX570

12gb memória ram HyperX DDR3 1866

placa-mãe ASUS M5A78L-M LX/BR AMD AM3+ Rede Gigabit

Fonte Corsair VS600W

HD 500 SATA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SrWalkerB  CSGO, PES 2019, F1 2018 E GTA 5.

antes de trocar para RX570 eu usava um HD7700 2GB DDR3 e aguentava csgo e o GTA5 tranquilamente.

 

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, SrWalkerB disse:

Provavelmente o processador não estar aguentando os jogos que você estar jogando, é um processador ''antigo'', acho que ele não empurra uma RX 570. Quais jogos você estar jogando?

CSGO, PES 2019, F1 2018 E GTA 5.

antes de trocar para RX570 eu usava um HD7700 2GB DDR3 e aguentava csgo e o GTA5 tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LNPott disse:

Todos jogos CPU bound. Por isso ele não aguenta o tranco. Trave em 60 fps.

O PES 2019 ele fica travado no 60fps, porém mesmo assim o uso da CPU sobe a 90% e o fps cai para 20 e 13 durante uns 10segundos e depois volta ao normal. Posso baixar resolução que não muda nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Andreribeiro1988 disse:

O PES 2019 ele fica travado no 60fps, porém mesmo assim o uso da CPU sobe a 90% e o fps cai para 20 e 13 durante uns 10segundos e depois volta ao normal. Posso baixar resolução que não muda nada!

 

Tenho este processador e uma configuração quase idêntica a sua e essas quedas não são normais...seu problema deve ser sua placa-mãe que não está aguentando certas temperaturas mais altas. Sugiro fortemente melhorar a refrigeração no gabinete e/ou trocar seu cooler por um de qualidade. Em último trocar a placa-mãe por uma ideal para processadores FX.

 
 
32 minutos atrás, SrWalkerB disse:

Provavelmente o processador não estar aguentando os jogos que você estar jogando, é um processador ''antigo'', acho que ele não empurra uma RX 570. Quais jogos você estar jogando?

 

O FX 8300 leva a RX 570 sem gargalo perceptível, mesmo sendo um processador antigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 Provavelmente é a sua placa-mãe que está limitando o processador. Ela é inadequada para qualquer processador da linha FX e não dá conta de entregar a quantidade de energia que o processador pede, superaquecendo o VRM, forçando o clock do processador a cair (por alguns segundos) para diminuir as temperaturas e é nessa hora que você sente a queda de FPS porque o clock que tava lá perto dos 4ghz cai para um pouco mais de 1ghz.

 

Para ter certeza seria legal monitorar a velocidade do clock com algum programa tipo HwInfo, se o clock mínimo estiver lá embaixo então pode ser que seja esse o seu problema.

Lembrando que quem superaquece é o VRM (circuito regulador de tensão) e não o processador, você pode colocar um watercooler que não iria resolver o problema.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, husardoRodrigues disse:

 

Tenho este processador e uma configuração quase idêntica a sua e essas quedas não são normais...seu problema deve ser sua placa-mãe que não está aguentando certas temperaturas mais altas. Sugiro fortemente melhorar a refrigeração no gabinete e/ou trocar seu cooler por um de qualidade.

Mas eu verifiquei a temperatura e ela fica intercalando do 50ºC a 66ºC, mas pesquisei que mesmo chegando a 70ºC ainda é normal, confesso que sou leigo nesse assunto mas fiz essas pesquisas antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Andreribeiro1988 disse:

Mas eu verifiquei a temperatura e ela fica intercalando do 50ºC a 66ºC, mas pesquisei que mesmo chegando a 70ºC ainda é normal, confesso que sou leigo nesse assunto mas fiz essas pesquisas antes.

 

Problema é a temperatura da VRM, coisa que o sensor normalmente não lê. A temperatura da VRM deve estar bem alta...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Andreribeiro1988 disse:

Mas eu verifiquei a temperatura e ela fica intercalando do 50ºC a 66ºC, mas pesquisei que mesmo chegando a 70ºC ainda é normal, confesso que sou leigo nesse assunto mas fiz essas pesquisas antes.

Provavelmente é sua placa-mãe que está limitando.

 

Utilize o MSI afterburne e durante o travamento veja se o clock está baixando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LNPott disse:

Provavelmente é sua placa-mãe que está limitando.

 

Utilize o MSI afterburne e durante o travamento veja se o clock está baixando.

Opa, então eu estou passando essas informações usando justamente o MSI after... só que realmente eu não analisei o que ocorrer com o clock quando à esses travamentos, se me lembro vagamente ele cai .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 Infelizmente a única solução garantida que vá funcionar é: trocar a placa-mãe por uma de chipset apropriado e com dissipador no VRM, as placas de chipset 970, 980 e 990 foram projetadas para os FX enquanto a sua de Chipset 760G foram projetadas para os antigos processadores Athlon e Phenom que passou a suportar os FX por update de BIOS.

 

Ainda existem algumas coisas que você pode tentar:

1 - Atualizar a BIOS para a última versão fornecida pelo fabricante.

2 - Desativar o Turbo Boost na BIOS

3 - Setar as tensões do processador manualmente.

 

Comece pela 1º, veja se sente alguma diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, grievous disse:

@Andreribeiro1988 Infelizmente a única solução garantida que vá funcionar é: trocar a placa-mãe por uma de chipset apropriado e com dissipador no VRM, as placas de chipset 970, 980 e 990 foram projetadas para os FX enquanto a sua de Chipset 760G foram projetadas para os antigos processadores Athlon e Phenom que passou a suportar os FX por update de BIOS.

 

Ainda existem algumas coisas que você pode tentar:

1 - Atualizar a BIOS para a última versão fornecida pelo fabricante.

2 - Desativar o Turbo Boost na BIOS

3 - Setar as tensões do processador manualmente.

 

Comece pela 1º, veja se sente alguma diferença.

Não sabia dessas informações amigo, ai já começa a me dar uma luz, porém deixa eu te pergunta sou leigo por isso pode até ser uma pergunta ***** rs Mas antes eu rodava tudo nessa config toda única diferença que a placa de video era uma horrorosa HD7700 DDR3 2GB e não tive essas dores de cabeça rs porque agora que troquei a placa de vídeo a placa já não serve? desculpa a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 O que acontece é que agora o fator limitante do sistema passou a ser o CPU, provocado pela placa-mãe fraca, e com isso ele tenta empurrar tudo que a RX pode carregar e ele acaba ficando sem energia suficiente e acaba ocasionando mais lentidão do que fluidez pela GPU nova.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 Isso acontece devido à forma de como os componentes trabalham para rodar um jogo.

 

É o processador quem pede para a placa de vídeo "desenhar" as coisas na tela, se a placa de vídeo não consegue fazer isso muito bem então o processador "espera" ela e fica com baixo uso.

Agora a sua nova placa de vídeo, capaz de entregar muito mais performance que a anterior, está deixando seu processador no limite porque ela consegue atender toda as ordens dele, fazendo com que o uso do processador suba a ponto de causar os problemas que você está tendo devido à placa-mãe ser inapropriada.

 

Se você diminui a qualidade gráfica e até mesmo a resolução faz com que a placa de vídeo consiga trabalhar mais ainda, forçando mais ainda o processador com suas ordens para a GPU, no seu caso para tentar mitigar esse problema o ideal seria aumentar a qualidade gráfica, resolução, filtros, etc para jogar mais trabalho em cima da GPU e deixar o processador respirar.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@Andreribeiro1988 Isso acontece devido à forma de como os componentes trabalham para rodar um jogo.

 

É o processador quem pede para a placa de vídeo "desenhar" as coisas na tela, se a placa de vídeo não consegue fazer isso muito bem então o processador "espera" ela e fica com baixo uso.

Agora a sua nova placa de vídeo, capaz de entregar muito mais performance que a anterior, está deixando seu processador no limite porque ela consegue atender toda as ordens dele, fazendo com que o uso do processador suba a ponto de causar os problemas que você está tendo devido à placa-mãe ser inapropriada.

 

Se você diminui a qualidade gráfica e até mesmo a resolução faz com que a placa de vídeo consiga trabalhar mais ainda, forçando mais ainda o processador com suas ordens para a GPU, no seu caso para tentar mitigar esse problema o ideal seria aumentar a qualidade gráfica, resolução, filtros, etc para jogar mais trabalho em cima da GPU e deixar o processador respirar.

Então no caso eu não exijo do meu pc mais desempenho e sim mais qualidade (gráfico) pois é isso que tenho configurado no meu pc. Mais desempenho e menos qualidade!!! Quanto mais exigir da placa de vídeo ele vai exigir menos do processador?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 Isso mesmo, se colocar a maior resolução que tiver, com os gráficos e efeitos no ultra, com filtros antialiasing e anisotropic ativados você vai dar tanto trabalho pra GPU que o processador "vai ter que esperá-la" e com isso diminuiria o uso dele.

Porém mesmo assim não tenho certeza se iria resolver seu problema, eu começaria pelo update de BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2019 às 11:20, grievous disse:

@Andreribeiro1988 Isso mesmo, se colocar a maior resolução que tiver, com os gráficos e efeitos no ultra, com filtros antialiasing e anisotropic ativados você vai dar tanto trabalho pra GPU que o processador "vai ter que esperá-la" e com isso diminuiria o uso dele.

Porém mesmo assim não tenho certeza se iria resolver seu problema, eu começaria pelo update de BIOS.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Andreribeiro1988 Pelo que parece não é possível saber a temperatura, ao menos não através do sensor, apesar de provavelmente ter sim algum sensor na região do VRM.

 

O certo é que essa placa geralmente apresenta esse tipo de problema. 

 

Se quiser tentar, pegue um termômetro infravermelho e mire nos Mosfets durante o teste de stress. Câmera térmica é cara e nem vem ao caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera estou com esse EXATO PROBLEMA, com o mesmo processador, e a mesma placa de vídeo, com a diferença que minha placa-mãe é uma : Asrock N68C-GS4 FX, eu já fiz update da bios, tentei milhões de soluções, mas não consegui resolver até agora!

 

Triste cara, comprei a placa todo bobo, e agr nem uso ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Theyser disse:

Triste cara, comprei a placa todo bobo, e agr nem uso ela.

O problema não é a placa de vídeo.. Ela não tem culpa, se o "alicerce" do seu PC é fraco..

 

Não lembro se disse isso no tópico que criou, mas pode apontar uma fan pro VRM da placa-mãe, pra minimizar o problema.. Só vai resolver, trocando a placa-mãe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!