Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre build e sugestões de melhora


Posts recomendados

Bom dia,

Domingo fiz uma postagem perguntando sobre placas mães x470 e lá disse que o PC que eu usava ainda aguentava esperar um pouco, acabou que não deu certo e não vou conseguir esperar alguns meses pra trocar mais. Vendo vídeos sobre a x570, em especial https://www.youtube.com/watch?v=45fQaCl9WlA, não vou comprar a x570 por agora, vou ficar na linha da x470 mesmo. Como disse na outra postagem, sou novo nessa parte de montagem de computador e estou aberto a opiniões que melhorem a build e evitem futuras dores de cabeça. Vou precisar trocar o monitor também, pois o que tenho é de 2004 e já tá bem ruim de usar.

 

O computador seria usado para mexer com design gráfico e já me informaram que AMD não se dá muito bem com Adobe, mas como o PC que tinha rodava só design gráfico, mas nenhum jogo, por conta de uma séries de defasagens, gostaria mais de ter a certeza que conseguiria jogar nele, já que o tempo de renderização alto já é algo que tô acostumado. E não preciso de 4k ou 1440p, FullHD pra mim já tá excelente.

 

A montagem que fiz foi a seguinte: (o preço ao lado é o mais barato que achei)
- MB ASROCK X470 Taichi (Ultimate) - Pichau: R$ 1.873,80
- CPU AMD Ryzen 7 3700X - Pichau: R$ 2.044,32
- GPU XFX Radeon RX 580 OC+ GTS XXX Edition - Terabyte: R$ 1.148,28
- RAM G.SKill Trident Z, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - Terabyte: R$ 799,00
- HD Toshiba 1TB P300 7200RPM 64MB SATA III - Pichau: 247,60
- SSD Kingston 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs - Pichau: R$ 193,07
- Fonte Corsair VS500 80 Plus White PFC Ativo 500W - Pichau: R$ 295,40
Total Aproximado: R$ 6.700,00

- Monitor ASUS 24 Pol. LED 3D Full HD 1080p 144Hz 1ms, VG248QE - Pichau: R$ 1.703,45

Total Aproximado: R$ 8.400,00

Principais dúvidas são:
1 - Vale a pena comprar em lojas separadas por conta do preço das peças ou é melhor comprar tudo numa só? E vale a pena comprar na Pichau? Li muitas reclamações sobre a parte de entregas deles.

 

2 - Moro em Campo Grande - MS, e aqui tem época que faz muito calor, minha maior reclamação com meu note é ele dar thermal toda vez que a carga de trabalho é um pouco pesada. Eu não escolhi gabinete justamente pois queria opiniões de gabinetes bem ventilados e que não iriam desgastar o computador deixando ele mais "quente".

 

3 - Se possível gostaria de baixar o preço dessa montagem, então, com ressalvas em relação a MOBO e a CPU (que foi onde mais passei tempo lendo pra escolher, então vai ser um pouco difícil eu mudar de ideia sobre), aceito sugestões de mudanças para peças mais em conta e com a mesma qualidade.

4 - Não tenho certeza quanto ao dimensionamento da fonte, mas gostaria de opiniões também quanto a isso.

Eu agradeço desde já toda e qualquer opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O computador será usado para o que?

- Estou achando muito processador para pouca placa de vídeo

- A fonte é melhor trocar a VS por uma CX

- Pretende fazer Over Clock? R$ 1.800,00 numa MoBo pra usar uma RX580, acho que está um pouco "desbalanceado".

 

Comprar separado vai depender só do frete para a sua região.

 

Li reclamações da Pichau do fim do ano passado, mas acredito que eles tenham resolvido isso, comprei algumas coisas com eles este ano e não tive problema.

 

Para uma boa circulação é bom não escolher aqueles gabinetes com a frente fechada de vidro e leds.

 

você consegue preços melhores que estes sim, mas a vantagem ou não vai ficar por conta do frete, aí você que tem que ver aí e pesar.

 

A fonte segura, mas como disse acima era bom você trocar a VS por uma CX, talvez uma CX550 ou CX650

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Desnecessário uma placa-mãe tão cara.

 

- Péssima escolha de placa de vídeo, se procurar acha rx 580 por muito menos que isso, espera mais um pouco pelas rx 5000 mais baratinhas.

 

- Qual é o propósito do pc? A diferença de desempenho entre placa de vídeo e processador está grande, poderia peegar um 3700 ou 3600 e comprar uma rx 5700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Refols 1- Tudo depende da diferença de preço, se for grande eu diria que sim porém é legal manter tudo numa loja só para ficar mais organizado a entrega, caso dê problemas, etc.

2 - Gabinete pode pegar o Aero500 da Aerocool, ele é grande, possui bastante espaço para ventoinhas e HDDs adicionais.

3 - Se você não vai fazer overclock não tem porque pegar uma X470/X570, eu pegaria uma boa B450 (como uma Aorus Elite) e tá passando de bom, a diferença de grana você usa para pegar um R9 3900X e um SSD maior por exemplo. (ou até um M2 Sata)

4 - Os processadores Ryzen são eficientes e frios, não exigem uma fonte tão parruda quanto os da Intel. Dá para levar seu sistema tranquilamente com uma CX450 porém sugiro ir de CX550 caso no futuro precise de 2 conectores de energia pci-e. 

 

Sugiro olhar se os programas que você usa podem "receber ajuda" da GPU e dependendo do caso seria melhor pegar alguma especifica da Nvidia ou AMD. Sei que muita coisa da Adobe consegue utilizar os CUDA cores da Nvidia mas também suportam OpenCL do lado da AMD, teria que ver aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você não acha um preço exagerado demais para uma placa-mãe? Quase 2k!

 

Gigabyte X470 Aorus Ultra Gaming - 999,90

Asrock X470 Gaming K4 - 1.099

Asus Rog Strix X470-F - 1.349,90 - Essa é a mais cara e a mais bonita na minha opinião!

 

Você tem muitas opções no mercado, só optar por uma placa-mãe de qualidade!

 

E  se vai pegar uma R7 3700, já pode pensar em uma RTX 20xx Super ou RX 5700/5700XT (Lembrando que as RX 5700 são apropriadas para rodar jogos em QuadHD-1440p e alguns jogos em 4K-2160p)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, thneo disse:

- O computador será usado para o que?

- Estou achando muito processador para pouca placa de vídeo

- A fonte é melhor trocar a VS por uma CX

- Pretende fazer Over Clock? R$ 1.800,00 numa MoBo pra usar uma RX580, acho que está um pouco "desbalanceado".

- A ideia é usar para jogos (Rainbow, Division, entre outros) até FullHD, não é algo essencial rodar a 1440p ou 4k, e para mexer com design gráfico, em especial edição de imagem e vídeo (Corel, Photshop, Illustrator, Filmora, entre outros), que é com o que trabalho, daí a questão da Adobe. E também quero comprar um PC por agora e ficar um bom tempo sem comprar e sem ter algo extremamente defasado (pelo menos 5 anos).
- O que seria mais interessante, pegar uma CPU mais "barata" ou uma GPU mais "cara"?
- Vou fazer essa troca.
- Inicialmente não pretendo fazer Over Clock, quero ter essa opção mais pra frente, mas no momento não é algo essencial.

 

1 hora atrás, fabioboito disse:

- Desnecessário uma placa-mãe tão cara.

- Péssima escolha de placa de vídeo, se procurar acha rx 580 por muito menos que isso, espera mais um pouco pelas rx 5000 mais baratinhas.

- Qual é o propósito do pc? A diferença de desempenho entre placa de vídeo e processador está grande, poderia peegar um 3700 ou 3600 e comprar uma rx 5700.

- A placa-mãe da Biostar com o mesmo desempenho dessa taichi, sai R$ 979,00, mas não consigo achar comentários fundamentados sobre a Biostar, vale a pena a troca? Teria alguma sugestão de placa-mãe?
- O PC que eu estava usando já não tá aguentando muito mais, não vou conseguir esperar baixar o preço das rx 5000.
- Trabalho com design gráfico (edição de imagem e vídeo), mas quero usar ele para poder jogar (Rainbow, Division, entre outros). Pelos comentários já vi que escolhi bem mal a GPU, vou olhar essa que você sugeriu.
 

1 hora atrás, grievous disse:

@Refols 1- Tudo depende da diferença de preço, se for grande eu diria que sim porém é legal manter tudo numa loja só para ficar mais organizado a entrega, caso dê problemas, etc.

2 - Gabinete pode pegar o Aero500 da Aerocool, ele é grande, possui bastante espaço para ventoinhas e HDDs adicionais.

3 - Se você não vai fazer overclock não tem porque pegar uma X470/X570, eu pegaria uma boa B450 (como uma Aorus Elite) e tá passando de bom, a diferença de grana você usa para pegar um R9 3900X e um SSD maior por exemplo. (ou até um M2 Sata)

4 - Os processadores Ryzen são eficientes e frios, não exigem uma fonte tão parruda quanto os da Intel. Dá para levar seu sistema tranquilamente com uma CX450 porém sugiro ir de CX550 caso no futuro precise de 2 conectores de energia pci-e. 

 

Sugiro olhar se os programas que você usa podem "receber ajuda" da GPU e dependendo do caso seria melhor pegar alguma especifica da Nvidia ou AMD. Sei que muita coisa da Adobe consegue utilizar os CUDA cores da Nvidia mas também suportam OpenCL do lado da AMD, teria que ver aí.

Obrigado pela sugestão de gabinete e fonte, vou dar uma olhada neles.
Eu não pretendo fazer OC no momento, mas como quero ter o PC por um bom tempo sem trocar, queria ter a opção de OC no futuro.
Nas leituras que fiz, fica melhor pra mim trabalhar com processador da AMD, por conta do valor, o desempenho não fica tão atrás dos processadores da Intel. Na parte de GPU já vi que escolhi mal, teria alguma sugestão?

 

1 hora atrás, Andros Santos disse:

Com R$ 8.400,00 Eu pegaria 

PC Ryzen 7 2700X / RTX 2060 6GB / ddr4 16GB / HD 1TB - R$ 5.180,85

PC Ryzen 7 2700X / RTX 2070 8GB / ddr4 16GB / HD 1TB - R$ 5.700,24

Na opção abaixo da pára fazer modificações da MoBo, Hd, Ram, GPU e Fonte 

 

Obrigado pelas sugestões, vou verificar
 

16 minutos atrás, Thiago Carlini disse:

Cara, você não acha um preço exagerado demais para uma placa-mãe? Quase 2k!

Gigabyte X470 Aorus Ultra Gaming - 999,90

Asrock X470 Gaming K4 - 1.099

Asus Rog Strix X470-F - 1.349,90 - Essa é a mais cara e a mais bonita na minha opinião!

Você tem muitas opções no mercado, só optar por uma placa-mãe de qualidade!

E  se vai pegar uma R7 3700, já pode pensar em uma RTX 20xx Super ou RX 5700/5700XT (Lembrando que as RX 5700 são apropriadas para rodar jogos em QuadHD-1440p e alguns jogos em 4K-2160p)

Eu acho que tá muito caro sim, mas sou bem leigo com esses assuntos, tô aprendendo agora enquanto pesquiso pra montar esse PC. Eu tenho o interesse de não precisar trocar de PC por uns 5 anos e não me sentir extremamente defasado, por isso gostaria de desembolsar mais grana onde futuramente eu evitasse dor de cabeça, acredito que a placa-mãe seja um desses pontos, mas posso estar errado.
Todas essas 3 que você citou requerem boa ventilação por conta do VRM (estou usando por base o tópico sobre AMD do Vulture de outro site) e moro em uma cidade que quando faz calor, faz muito calor e já tive muito estresse com thermal e desgaste de componentes por conta de temperatura no passado. As placas-mães no mesmo desempenho dessa taichi são uma gigabyte (mesmo preço), uma asus (muito mais cara) e uma biostar (https://www.tomshardware.com/reviews/biostar-racing-x470gt8-amd-ryzen-am4-atx-motherboard,5819.html que sai a R$ 979,00). A Biostar era a que eu mais gostaria de pegar pra ser honesto, mas não vejo comentários com fundamentação sobre a Biostar, ou são pessoas falando que é ruim por ser ruim sem nenhum argumento para basear a ideia ou situações de "a minha não deu problema até hoje", o que ajuda e não ajuda a tirar minha dúvida.
Com relação a GPU percebi que escolhi bem mal, mas 4K e 1440p não são essenciais pra mim, o FullHD já atende a tudo o que preciso pra um futuro próximo. Vou olhar essas que você sugeriu.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Refols Entendi perfeitamente. Gastar com placa-mãe pensando no futuro é válido, porém, é preciso pensar que mesmo sendo uma top de linha, tem outras no mesmo patamar de chipset e mais baratas podem te dar uma longevidade na vida útil.

 

Se quer partir pra topo de linha é melhor pegar uma X570 pensando já no futuro, pois as B350/450 e X470 devem ter suporte a processadores Ryzen somente até o ano que vem. 

 

No caso das Biostar, vejo muitos falando bem e vejo uma galera que não recomenda. Eu sou adepto do seguinte: Gigabyte sempre minha primeira escolha, MSI como segunda, ASRock como Terceira e Asus como quarta e última decisão (tive várias problemas com asus desde o soquete 775).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O monitor que você escolheu é um ótimo "monitor gamer" com painel TN e 144Hz (ótimo para jogos de FPS) e no seu caso, com objetivo principal trabalhar, eu indico um monitor "menos gamer" de 60Hz mesmo mas com painel IPS com uma fidelidade maior nas cores.

Achei um "meio termo", painel IPS e 75Hz e num bom preço.

Monitor Gamer 23'' 1 ms 75Hz Ultra Fino SA0 Series SA230 - Acer - R$ 694,99

 

Processador AMD Ryzen 7 3700X - r$ 1.799,00

cooler box - r$ 0,00

placa-mãe asus tuf x470-plus gaming - r$ 799,90

memória ddr4 crucial ballistix sport tuf edition 16gb (2x8gb) 3000mhz - r$ 618,00

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 2070 - r$ 2.339,90

SSD ADATA SU630 480GB - r$ 299,01

HD Seagate BarraCuda, 2TB - r$ 349,90

fonte corsair 650w 80 plus bronze cx650 - r$ 349,90

gabinete a gosto com espaço para a fonte embaixo - ~r$ 250,00

TOTAL R$ 7.500,60 + fretes

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo e seguindo grande parte do que foi dito aqui, decidindo R$ 8.000,00 (parcelado) como o teto do meu orçamento e pesquisando algumas outras opções, decidi mudar para o seguinte:

MB: Asus TUF X470-Plus Gaming - R$ 1.137,00
CPU: Ryzen 7 3700X - R$ 1.999,00
GPU: Galax Geforce RTX 2060 OC Dual, 6GB GDDR6, 192Bit - R$2.068,00
RAM: DDR4 Crucial Ballistix Sport TUF Edition 16gb (2x8gb) 3000mhz - R$ 618,00
HD: Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 64MB - R$ 399,00
SSD: Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs - R$ 199,00
PSU: Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo - R$ 355,00
Gabinete: Aerocool Aero 500, Mid Tower - R$ 228,74
Total Aproximado: R$ 7.000,00 + frete (todos os preços citados acima são para parcelar em 12x na Terabyte)

 

10 horas atrás, thneo disse:

Monitor Gamer 23'' 1 ms 75Hz Ultra Fino SA0 Series SA230 - Acer - R$ 694,99

Optei pelo monitor sugerido e é a única coisa que pretendo comprar separada, por não achar uma opção com custo/benefício próximo no Terabyte.

Vocês acham que fica uma configuração mais interessante? Teriam alguma outra recomendação ou sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

17 horas atrás, Refols disse:

A montagem que fiz foi a seguinte: (o preço ao lado é o mais barato que achei)
- MB ASROCK X470 Taichi (Ultimate) - Pichau: R$ 1.873,80
- CPU AMD Ryzen 7 3700X - Pichau: R$ 2.044,32
- GPU XFX Radeon RX 580 OC+ GTS XXX Edition - Terabyte: R$ 1.148,28
- RAM G.SKill Trident Z, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - Terabyte: R$ 799,00
- HD Toshiba 1TB P300 7200RPM 64MB SATA III - Pichau: 247,60
- SSD Kingston 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs - Pichau: R$ 193,07
- Fonte Corsair VS500 80 Plus White PFC Ativo 500W - Pichau: R$ 295,40
Total Aproximado: R$ 6.700,00

- Monitor ASUS 24 Pol. LED 3D Full HD 1080p 144Hz 1ms, VG248QE - Pichau: R$ 1.703,45

Total Aproximado: R$ 8.400,00

 

Infelizmente o que vejo aqui é um PC mal montado. placa-mãe, processador, e memórias estão em uma perfeita harmonia! Top de linha!

Já a GPU, SSD e a fonte, não chego a dizer que são ruins mas, para o patamar do Ryzen 7 3700X e uma Taichi, mereciam mais atenção.

 

Citação

1 - Vale a pena comprar em lojas separadas por conta do preço das peças ou é melhor comprar tudo numa só? E vale a pena comprar na Pichau? Li muitas reclamações sobre a parte de entregas deles.

 

Sim, claro que vale! Mesmo que o frete saia mais caro se comprar em lojas separadas os valores individuais de cada peça acabam ajudando a deixar, no final, tudo mais barato.

 

Citação

2 - Moro em Campo Grande - MS, e aqui tem época que faz muito calor, minha maior reclamação com meu note é ele dar thermal toda vez que a carga de trabalho é um pouco pesada. Eu não escolhi gabinete justamente pois queria opiniões de gabinetes bem ventilados e que não iriam desgastar o computador deixando ele mais "quente".

 

Já descarte as opções da marca NZXT se não quiser um water cooler pois a maioria dos gabinetes da marca tem um grande empecilho: não possuem entrada de ar na parte frontal!

 

Citação

3 - Se possível gostaria de baixar o preço dessa montagem, então, com ressalvas em relação a MOBO e a CPU (que foi onde mais passei tempo lendo pra escolher, então vai ser um pouco difícil eu mudar de ideia sobre), aceito sugestões de mudanças para peças mais em conta e com a mesma qualidade.

 

De todo o projeto, dizer que essa CPU está hiperdimensionada, é um fato!

 

A MOBO fica pau a pau mas, na minha opinião, não tem sentido pegar uma X470 Taichi com um Ryzen 3000 já que, no chipset X470, não é possível utilizar o PCIe 4.0, uma das grandes vantagens da nova geração dos Ryzen. EU trocaria essa X470 por uma B450 ou esperaria um pouco e compraria uma X570 (que atualmente está com o preço nas alturas).

 

A GPU escolhida vai conseguir gerar 144 FPS carregando os 144Hz mas, na maioria dos jogos, ela será o fator limitante da configuração. Processador sobrando e GPU faltando! Recomendo, no minimo uma RTX 2070 pra esse processador trabalhar de igual pra igual.

 

A fonte, por experiência própria, vai detonar seu projeto pois é modular (não remove os cabos), vai atrapalhar no arrefecimento e cable management. Fora que ela tem um certificado 80 Plus bem fraco e, em um futuro overclock com seu Ryzen 7, pode acabar levando o projeto pro ralo. Deixei no final do post minha recomendação.

 

Já que esta montando uma máquina com suporte a M.2, porque não pagar R$150 a mais e importar um SAMSUNG 970 EVO PLUS de 250GB? Você vai ganhar muito mais velocidade de leitura e gravação de arquivos.

 

Citação

4 - Não tenho certeza quanto ao dimensionamento da fonte, mas gostaria de opiniões também quanto a isso.

 

Mesmo não sendo uma full modular, a CX650 será bem mais confiável que a VS500 para alimentar o seu sistema mas acredito que a fonte ideal para seu sistema (se contarmos que irá adicionar uma placa de video melhor) seria uma Corsair H750i

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 10/07/2019 às 22:39, Refols disse:

Lendo e seguindo grande parte do que foi dito aqui, decidindo R$ 8.000,00 (parcelado) como o teto do meu orçamento e pesquisando algumas outras opções, decidi mudar para o seguinte:

MB: Asus TUF X470-Plus Gaming - R$ 1.137,00
CPU: Ryzen 7 3700X - R$ 1.999,00
GPU: Galax Geforce RTX 2060 OC Dual, 6GB GDDR6, 192Bit - R$2.068,00
RAM: DDR4 Crucial Ballistix Sport TUF Edition 16gb (2x8gb) 3000mhz - R$ 618,00
HD: Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 64MB - R$ 399,00
SSD: Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs - R$ 199,00
PSU: Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo - R$ 355,00
Gabinete: Aerocool Aero 500, Mid Tower - R$ 228,74
Total Aproximado: R$ 7.000,00 + frete (todos os preços citados acima são para parcelar em 12x na Terabyte)

 

Optei pelo monitor sugerido e é a única coisa que pretendo comprar separada, por não achar uma opção com custo/benefício próximo no Terabyte.

Vocês acham que fica uma configuração mais interessante? Teriam alguma outra recomendação ou sugestão?

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?
 

Se já comprou fica a dica de no futuro comprar monitor G-sync caso tenha GPU NVIDIA, ou monitor FreeSync caso tenha GPU AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!