Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou novo aqui no site, e realmente preciso de ajuda.

Não sou muito bom com tópicos, e releve se eu estiver ecrevendo errado em alguma coisa mas enfim, eu ando com problemas no novo computador que montei com meu primo, e eu não consigo jogar,  na maioria dos jogos recentes fica dando gargalo.

Pc specs:

Processador > Ryzen 5 1600 3.2 GHz (3.6 GHz Max Turbo) 
Placa-Mãe > Gigabyte B450 Aorus Pro, AMD AM4, ATX, DDR4
Placa de vídeo > AMD Powercolor Radeon Rx 580 8GB Red Dragon 
Memória > Memória Crucial Ballistix Sport LT, 4X4GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Vermelho (Dual Channel)
Cooler > Wraith Spire AMD
Fonte > Corsair CX430 80 PLUS Bronze

HD > SATA 500GB 

Em quase todos os jogos eu enfrento esse gargalozinho chato, toda vez que eu troco de cenário, ou as vezes andando normal mesmo pelo mapa. 

Já testei uma porrada de opções no painel da AMD, já formatei o pc, tirei e instalei drivers, temperaturas estão normais no Afterburner, nada chega a 100% de uso, a única coisa que me faz acreditar que esteja causando isso seria o HD de 500gb que é de 2014, ele faz um ruido alto, toda vez que ínicio o pc. 

Tirando isso, estou a semanas tentando resolver, se alguém puder me ajudar, ficarei grato, fiquei super empolgado quando montei, e agora esses problemas.

Postado
29 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

Talvez você esteja estimando demais o computador que tem, quais são suas configs nos games? 

Eu sempre jogo com as configurações no máximo, ou no high, mas até mesmo em jogos antigos, ou diminuindo as configurações acontece a mesma coisa sempre.

Postado
1 hora atrás, Angern disse:

@Lipezerah pode ser problema do hd mesmo em, tem um programa que esqueci o nome q verifica a saude do hd, jogue na net q você vai achar ele coloca pra executar

Eu estou fazendo alguns testes no programa "hdtune" que o phoenyx citou, na aba health tem duas coisas em amarelo, "spin retry count" e uma ele não reconheceu, (unkown attribute) e todos os números na aba "current" marcando números de 100 e 80, menos a temperatura que ficou em 30.

Postado
7 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Lipezerah qual a resolução e quais são os jogos antigos? Crysis ?

Testei em 3 jogos, mortal kombat 9, salt and sanctuary (2D) e bloodstained, que é recente, porém em 2D, A resolução é em 1920x1080 60hz (jogo na tv) 

Postado
2 horas atrás, Phoenyx disse:

Manda screenshot e faça o teste de error scan completo tmb, este vai demorar um pouco e deixar o computador mais lento.

Sim, demorou bastante mas aqui estão os prints. 

1 ( Health) > http://prntscr.com/ofzo15

2 (Health) > http://prntscr.com/ofzotj

3 (Benchmark) > http://prntscr.com/ofzp1f

4 (Error Scan) > http://prntscr.com/ofzx73 (Atualizado.)

• Membro VIP
  • Solução
Postado

O error scan não tá aparecendo.

No benckmark seu HD conseguiu a proeza de bater 6MB/s em transferência, o que é menos que um pendrive do camelô.

As abas em amarelo estão apenas em alerta, não são críticos. Mas só por esta taxa de transferência mínima aí tô achando que seu HD tá batendo as botas.

• Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Phoenyx disse:

No benckmark seu HD conseguiu a proeza de bater 6MB/s em transferência

@Phoenyx Transferência mínima, como você disse. Essa taxa de transferência mínima é totalmente normal se tratando de um HD, média foi de 90mbs. 

@Lipezerah Você pode realizar a desfragmentação do HD só pra optimizá-lo, porém não existe tanta leitura assim durante os jogos, já que é tudo armazenado na ram. Eu acredito que você só esteja estimando demais o desempenho do seu computador, você tem um Ryzen 5 1600 e uma RX 580 e está tentando jogar tudo no talo em full hd, vai ter queda de qualquer jeito. Em jogos antigos não existe aproveitamento dos vários cores da sua CPU, e AMD não é conhecida por ter um single core com desempenho bom. 

Postado
9 minutos atrás, Phoenyx disse:

No benckmark seu HD conseguiu a proeza de bater 6MB/s em transferência, o que é menos que um pendrive do camelô.

As abas em amarelo estão apenas em alerta, não são críticos. Mas só por esta taxa de transferência mínima aí tô achando que seu HD tá batendo as botas.

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

Caramba, então tá precário mesmo, muito obrigado pela ajuda, me ajudou muito de coração, sou bastante leigo em hardware, e essa foi minha ultima saída. 

Atualizei o link, veja se você consegue ver agora. 

http://prntscr.com/ofzx73

O jeito vai ser comprar um SSD, sabe de algum bom? estou dando uma pesquisada, pra ver se já compro e acabo com esse problema. 

• Membro VIP
Postado

@Marcio.Filho Não é normal não.

Imaginando que o HD dele é SATA2 por ter 500GB, era pra bater uns 30MB/s no mínimo. 6MB/s é inferior a um pendrive USB 2.0 de camelô!

Nestas oscilações aí deve estar pra ocorrer setores defeituosos (badblocks).

Postado
1 minuto atrás, Lipezerah disse:

Atualizei o link, veja se você consegue ver agora. 

http://prntscr.com/ofzx73

Seu hd tá perfeito. 

adicionado 4 minutos depois

@Lipezerah Você estava usando o seu computador de algum jeito durante o benchmark ?

adicionado 6 minutos depois

@Phoenyx Consegui reproduzir o mesmo resultado do benchmark do nosso amigo realizando um simples movimento de arquivo durante o benchmark. 

adicionado 7 minutos depois

HD está no HD Dock. 

hd.png

Postado
26 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Phoenyx Transferência mínima, como você disse. Essa taxa de transferência mínima é totalmente normal se tratando de um HD, média foi de 90mbs. 

@Lipezerah Você pode realizar a desfragmentação do HD só pra optimizá-lo, porém não existe tanta leitura assim durante os jogos, já que é tudo armazenado na ram. Eu acredito que você só esteja estimando demais o desempenho do seu computador, você tem um Ryzen 5 1600 e uma RX 580 e está tentando jogar tudo no talo em full hd, vai ter queda de qualquer jeito. Em jogos antigos não existe aproveitamento dos vários cores da sua CPU, e AMD não é conhecida por ter um single core com desempenho bom. 

Se tivesse queda de frame até entenderia, mas pra mim não é normal dar stuttering se não utiliza 100% de nenhum componente, não existe nenhum jogo que eu testei que consumisse mais do que 6GB de VRAM, e já testei com preset baixo, médio e alto em jogos otimizados, e o problema persiste, pra mim não acho que seja o processador e a placa não, e tem vários testes no Youtube que rodam super bem diversos jogos recentes, como Assassin's Creed Odyssey, The Witcher 3, e por aí vai. 

E aliás, meu primo possuí o mesmo processador, só que usa a gtx 1660, que quase tem o mesmo desempenho se você olhar em testes no youtube, e com ele não ocorre 1 stuttering na maioria dos jogos, se for por causa da placa de vídeo eu troco, mas não acredito que esse seja o problema, é estranho pra caramba. 

Ps: eu sempre deixo o Vsync ligado enquanto jogo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Marcio.Filho

19 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

HD está no HD Dock. 

hd.png

Se tá pela USB você percebe que não faz muito sentido o seu teste né? Mas sim, se ele ficou fuçando no PC enquanto o teste rolava pode ter influenciado na taxa mínima.

Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Se tá pela USB você percebe que não faz muito sentido o seu teste né? Mas sim, se ele ficou fuçando no PC enquanto o teste rolava pode ter influenciado na taxa mínima.

@Phoenyx Você acha que isso interfere na velocidade de transferência mínima? Imaginei que só seria na máxima. 

Postado
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Marcio.Filho

Eu nem encostei no pc enquanto o teste rolava. 

• Membro VIP
Postado

@Marcio.Filho Interfere inclusive no uso do processador, confere lá.

Enfim, alhos com bugalhos, o correto seria ele fazer este teste sem utilizar o PC, estamos em acordo? rs...

adicionado 1 minuto depois

@Lipezerah Então já miou. Na dúvida testa de novo, desliga torrent, video, qualquer coisa que faça acender a luz do HD e roda o teste again. Deixa o PC lá parado, vai jantar depois tu volta.

Postado
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Marcio.Filho Interfere inclusive no uso do processador, confere lá.

Enfim, alhos com bugalhos, o correto seria ele fazer este teste sem utilizar o PC, estamos em acordo? rs...

adicionado 1 minuto depois

@Lipezerah Então já miou. Na dúvida testa de novo, desliga torrent, video, qualquer coisa que faça acender a luz do HD e roda o teste again. Deixa o PC lá parado, vai jantar depois tu volta.

Eu estava sem internet na hora que eu fiz o teste, não tinha nada aberto, se eu não me engano, fiquei mexendo no celular enquanto fazia, mas por via das dúvidas, eu vou refazer, no caso o benchmark, certo? se eu tiver que fazer o error scan de novo, aí eu choro kkk. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!