Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor de coletor no classe AB


Bills

Posts recomendados

Olá pessoal!Eu estava estudando o classe AB e resolvi fazer algumas simulações de amplificadores que via na internet e fazendo cálculos pra ver se o que eu tinha estudado "batia" com o que estava sendo simulado. Todavia, quando o resistor de coletor do transistor driver é colocado em série com o alto-falante (como mostrado no print da simulação que postei abaixo) o ganho sai completamente fora do esperado. Quando este resistor vai direto ao vcc, então o ganho desse transistor é aproximadamente gm*Rc mas quando ele é ligado em série com a carga o ganho (me parece..) aumenta até 5 vezes mais. Como podem ver no print, a Vpp entre coletor-emissor é de 330mVpp com um sinal na base de apenas 1mVpp, ganho de mais de 300 quando gm*Rc dá em torno de 62...

,Alguém poderia explicar porque isso acontece?

Desde já fico grato!!!

aaaaaaaaaaa.thumb.JPG.a705259d733c94ea62d86f76546c7cc6.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Bills disse:

Olá pessoal!Eu estava estudando o classe AB e resolvi fazer algumas simulações de amplificadores que via na internet e fazendo cálculos pra ver se o que eu tinha estudado "batia" com o que estava sendo simulado. Todavia, quando o resistor de coletor do transistor driver é colocado em série com o alto-falante (como mostrado no print da simulação que postei abaixo) o ganho sai completamente fora do esperado.

Na realidade o resistor de coletor não está integralmente em série com o alto-falante (AF). Há uma divisão da corrente que passa pelo AF. Passa também no capacitor C1. Mas considerando isso...

Quando este resistor vai direto ao vcc, então o ganho desse transistor (você está se referindo a Q3) é aproximadamente gm*Rc mas quando ele é ligado em série com a carga o ganho (me parece..) aumenta até 5 vezes mais. Como podem ver no print, a Vpp entre coletor-emissor é de 330mVpp com um sinal na base de apenas 1mVpp, ganho de mais de 300 quando gm*Rc dá em torno de 62...

,Alguém poderia explicar porque isso acontece?

Desde já fico grato!!!

OK!

 

 

Primeiramente o ganho desse circuito é dado ,APROXIMADAMENTE, pela relação R4/ Ri, onde Ri é a resistência interna do gerador V2. Como não há esta resistência, o ganho muda e vai levar em conta a impedância de entrada de Q3. Como pode ver, costuma-se fazer com que a impedância de entrada seja alta para que isso não tenha influência no ganho. É o caso dos amplificadores operacionais ou a inclusão de resistor de emissor em Q3 (mas isso também reduz o ganho).

Agora vamos analisar a sua dúvida.

Com o resistor "em série com o AF" é acrescentado aí uma realimentação POSITIVA, PORÉM COM GANHO MENOR QUE A UNIDADE. Isso faz com que o ganho aumente. Seria equivalente a se aumentar o valor de R3 e com isso gmRc ou hfeR3 aumenta.

Pesquise por "eletrônica bootstrap", que é como é conhecido em eletrônica. Mas tem que procurar com atenção, pois tem muitas outros assuntos na mesma pesquisa.

 

"Traduzido do inglês-No campo da eletrônica, um circuito de bootstrap é aquele em que parte da saída de um estágio de amplificador é aplicada à entrada, de modo a alterar a impedância de entrada do amplificador. Quando aplicado deliberadamente, a intenção é geralmente aumentar em vez de diminuir a impedância.Wikipedia (inglês)"

Bons estudos

MOR_AL

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR Muito obrigado! Ontem eu fiquei várias horas tentando entender e procurando literatura sobre isso na internet mas, como não sabia o termo correto, minhas pesquisas não deram em nada. Entretanto hoje, graças a você, pesquisando os termos corretos, já li bastante a respeito e pude inclusive calcular o efeito dessa realimentação positiva.

Novamente obrigado!!! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!